TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper Impacto de Custos

Por:   •  14/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.002 Palavras (9 Páginas)  •  1.429 Visualizações

Página 1 de 9

EFEITOS DA GESTÃO TRIBUTÁRIA E DE CUSTOS NA CONTINUIDADE DAS EMPRESAS

Vinicius Silva Antonello

Professor-Jaqueline Cunda de Freitas

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Ciências Contábeis (CTB0610) – Pratica Modulo V

RESUMO

Os impostos e taxas existem desde os tempos antigos que desde então foram se aperfeiçoando a medida do tempo. O propósito deste trabalho será apresentar que uma boa Gestão Tributária e de Custos ressalta que é necessário para um bom desempenho das empresas no mercado econômico. A gestão comprova  que num ambiente de negócios competitivo saber os  deveres e  direitos facilita  a  administração  e  usar estes “beneficios”   que o fisco considera   lícito é  sempre o melhor  caminho   para   manter a saúde financeira   da   empresa. Através de pesquisas,, vídeos   e   em   leituras   de   artigos e livros, vimos  que  diversos escritores  comprovam  a  eficácia de  uma boa  gestão  tributária  e de custos. Considere-se que  a   melhor  forma   desde o começo, é  que  todas   as  empresas  devem buscar entender e por em prática a administração de   seus   recursos,   para   poderem   ter   seus objetivos alcançados.

Palavras-chave: Gestão. Impostos. Custos.

  1. INTRODUÇÃO

Em nosso país existem muitos impostos,   taxas  e   contribuições   que   as   empresas   pagam   ao governo, sejam eles federais, estaduais ou municipais. Os   administradores precisam   focar   para   manter   a   longetividade   econômica   e   financeira   da   empresa,   pois  isso afeta diretamente no preço final de seus produtos e/ou serviços. No   mercado   econômico   as   empresas   tem   que   ter   uma boa  gestão   de   custos   e   tributária ativa   e  atualizada para obter  uma segurança no correto pagamento de impostos.   No   que   diz   respeito   aos   inúmeros  tributos,   existem   algumas  formas  legais perante a Lei para as empresas diminuírem ou até mesmo excluírem esses pagamentos.

Diante   do   quadro   atual   brasileiro   diversas   empresas   encontram-se   em   dificuldades, beirando   a   falência, e   infelizmente   muitos   empresários   e   principalmente   os   micros-empreendedores   não   fazem   uso   de   uma   boa gestão   tributária   e   de   custos, simplesmente porque desconhecem. Baseado   nesta   situação, vamos demonstrar   neste   trabalho a importância   de   como   uma   boa   gestão   tributária   e   de  custos   pode   manter   a   continuidade das empresas em pleno nível de estabilidade.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Atualmente no Brasil temos um uma carga elevada de tributos e taxas para nossas empresas. Segundo Mendes (2008, p. 4) “A carga tributária brasileira só poderá cair de forma mais significativa se houver um processo de desmonte dos fatores que levam ao acelerado crescimento da despesa pública.” Acrescenta o autor que:

Depois do uso excessivo de contribuições sociais de efeito cumulativo, o principal problema do sistema tributário brasileiro está no ICMS. Concebido originalmente como um imposto do tipo IVA, o ICMS apresenta, hoje, diversas distorções: guerra fiscal, cumulatividade parcial (inclusive sobre exportações), alta complexidade legal, não aproveitamento de créditos e sobrecarga de setores onde é mais fácil a arrecadação. Cita (MENDES, 2008, p.4)

Na concepção de Crepaldi (2012, p. 60), A carga tributária para um agente econômico é, antes de mais nada um fenômeno nitidamente econômico, uma questão de custos. O custo tributário é um ônus empresarial como qualquer outro, que deve ser reduzido em prol da maior lucratividade do empreendimento.

Num cenário empresarial, uma boa gestão tributária e de custos é uma questão de sobrevivência em nosso pais, que vai além da adequação a burocracia.

A conceituação de gestão tributária engloba a formulação, o planejamento, a coordenação, a orientação, a supervisão, o acompanhamento, a implementação, o controle e a avaliação da execução da política tributária municipal, aí incluídas as competências de lançar, fiscalizar e cobrar tributos. (HOMSY, pag. 100)

Conforme o Artigo 96 do Código Tributário Nacional, estabelecido na Lei 5.172 de 25 de Outubro de 1966, proclama que: “A expressão legislação tributária compreende as leis, os tratados e convenções internacionais, os decretos e as normas complementares que versem, no todo ou em parte, sobre tributos e relações jurídicas a eles pertinentes” (BRASIL, 1966).

A Contabilidade tem o objetivo de observar, registrar e informar os fatos econômico-financeiros acontecidos dentro de um patrimônio de uma empresa, por meio da aplicação do seu  conjunto  de  princípios,  normas,  técnicas  e  métodos  próprios.  Assim,  pode-se  definir  a Contabilidade  como  um  sistema  de  informação  e  avaliação  designada  a  atender  usuários mediante demonstrações e análises contribuindo para a  área econômica, financeira, física e, além  disso,  para  a  produtividade.  (FABRETTI,  2003;  SOUZA,  2008;  SÁ,  2012; VICECONTE; NEVES, 2010).

Os administradores e empresários bem sabem a importância do enxugamento da estrutura organizacional, da contenção de despesas e da adoção de boas técnicas administrativas, especialmente em tempos de crise, para poder dar continuidade às atividades e ainda visualizar a possibilidade de crescimento (FAVERI, on-line). 

                               

                                [pic 1]

                            Fonte: https://images.app.goo.gl/RHDj4KjQJeHkSKTP6

 A base dos gastos das empresas são constituídos pelos custos e o estudo deles permite análise do cenário realista, sendo assimé uma ferramenta que mostra onde está funcionando melhor e onde deve aprimorar para continuar aumentando o lucro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (172 Kb)   docx (78.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com