TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste Paper Impacto nos Custos do Orçamento Financeiro

Por:   •  27/9/2023  •  Ensaio  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 4
  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

                 A controladoria financeira tem desempenho um papel de bastante decisão na gestão financeira de uma empresa, e os custos têm um impacto significativo no orçamento financeiro. Neste trabalho vamos explorar como os custos podem e afetam no orçamento financeiro e qual o papel da controladoria nesse processo, a seguir estaremos apresentando os passos que a empresa deve seguir para se obter uma tomada de descisão inteligente.

                 De acordo com Braga (1987), os estudos teóricos e as pesquisas acerca do processo decisório têm obtido cada vez mais atenção. Para a autora, isso ocorre “principalmente porque este parece ser um aspecto fundamental dos papéis de liderança e é, também, muito relevante para um efetivo desempenho administrativo e organizacional”.

                 Por isso o processo decisório de uma organigação é tomada pelo nível mais alto onde os teólogos Szilagyi e Wallace registram;

Nas organizações, as decisões podem ser tomadas individualmente, a partir dos objetivos de cada pessoa ou em grupos, através do consenso quanto às normas ou produções e em níveis mais altos em que os processos decisórios “estabelecem” as metas e as estratégias organizacionais a serem atingidas. (SZILAGYI E WALLACE, 1980 apud BRAGA, 1987, p. 36).

                Vimos que Braga (1987), para uma tomada de descisão é preciso realizar alguns processos para ter como base, segue algumas maneiras pelas quais os custos impactam o orçamento financeiro: Primeiro é necessário realizar um previsão de custos, depois é realizado um acompanhamento e controle onde podemos encontrar as variações e por fim a tomada de descisão.

   

              Na Previsão de Custos: A controladoria financeira começa por estimar os custos operacionais, como custos de produção, mão de obra, despesas administrativas e outras despesas operacionais. Essas estimativas são fundamentais para a elaboração do orçamento financeiro.
            A previsão de custos é um processo crítico na gestão financeira de uma organização. Como destacado por William Edwards Deming, um renomado estatístico e professor: "Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia." Portanto, a previsão de custos é essencial para definir, medir, entender e gerenciar os gastos futuros, proporcionando uma base sólida para o planejamento financeiro, a tomada de decisões e o controle de despesas. Ela permite que uma organização esteja preparada para enfrentar desafios financeiros, alocar recursos de maneira eficaz e buscar metas de lucro com confiança.

             Planejamento Orçamentário: Com as estimativas de custos em mãos, a controladoria trabalha em conjunto com as demais áreas da empresa para elaborar o orçamento financeiro. Isso envolve a alocação de recursos para diferentes áreas e projetos, levando em consideração os custos associados. Para Oliveira, Perez Jr. e Silva (2008) o planejamento orçamentário é um processo que possibilita acompanhar o desempenho de uma organização e alcançar os devidos planos para que sejam avaliados e controlados. Sendo assim, Padoveze (2010) observa que para esses planos serem avalaiados e controlados cita três seguimentos que influenciam:

  • O orçamento operacional;
  • O orçamento de investimentos e financiamentos;
  • A projeção dos demonstrativos contábeis (Conhecidos também como orçamento de caixa).

             Para Padoveze (2010, p. 127) “o orçamento é ferramenta de controle por excelência de todo o processo operacional da empresa, pois envolve todos os setores da companhia”.

  1. Acompanhamento e Controle: Uma vez que o orçamento financeiro é aprovado e implementado, a controladoria financeira desempenha um papel fundamental no acompanhamento e controle dos custos. Isso inclui a comparação regular entre os custos reais e os custos previstos no orçamento.
  2. Identificação de Variações: Se os custos reais diferirem dos custos previstos, a controladoria financeira identifica essas variações e investiga as razões por trás delas. Isso permite que a empresa tome medidas corretivas, se necessário, para evitar desvios significativos no orçamento.
  3. Tomada de Decisões: As informações sobre os custos, obtidas por meio do processo de controladoria, auxiliam a alta administração na tomada de decisões estratégicas. Por exemplo, se os custos de produção estão aumentando, a empresa pode considerar ajustes na estratégia de preços ou na gestão de fornecedores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (91.7 Kb)   docx (192.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com