TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O IMPACTO DOS CUSTOS NA FORMAÇÃO DE PREÇO E NO ORÇAMENTO

Por:   •  17/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.205 Palavras (13 Páginas)  •  6.977 Visualizações

Página 1 de 13

O IMPACTO DOS CUSTOS NA FORMAÇÃO DE PREÇO E NO ORÇAMENTO

Aluno: Adenilson

Tutor Externo: João Zeferino Junior

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Bacharel em Ciências Contábeis (CTB0316) – Seminário Interdisciplinar IV

05/10/16

RESUMO

A pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar a gestão de custos e o processo de formação de preços de uma indústria de tubos de PVC. Apresentando uma abordagem sobre as classificações dos custos, os métodos de custeio, a ferramenta Mark-up e conceitos sobre custos e despesas. Foi desenvolvido um comparativo entre os métodos de custeio por absorção e método de custeio variável, sempre muito utilizados nas organizações atuais, fazendo uma análise sobre as vantagens e desvantagens da sua utilização, a importância e o resultado de cada um na formação do preço da produção e venda dos produtos. Ambos possuem suas vantagens e desvantagens, ficando a cargo do contador ou do administrador fazer uma análise e apresentar a informação adequada para cada tipo de decisão a ser tomada. Dessa forma o trabalho mostra as considerações sobre esses dois principais sistemas de custeio e descreve sobre os principais conceitos fazendo uma revisão sobre custos em geral e sobre estes métodos.


 Palavras-Chave: Custos. Formação de preço. Métodos de custeio. Orçamento.

1 INTRODUÇÃO

As empresas de uma forma geral necessitam estar em constante aperfeiçoamento, seja na sua estrutura organizacional, no atendimento ao cliente e também com relação ao preço de seus produtos no mercado. Dessa forma empresas que desejam continuar forte no mercado devem ser capazes de promover constantes mudanças nos seus processos visando reduzir os custos de produção em todos os níveis da organização. Para isso é necessário que tenham à disposição informações confiáveis e detalhadas sobre todos os custos que envolvem os mais diversos setores do desenvolvimento e transformação dos produtos, sendo assim o objetivo deste projeto foi identificar os custos de produção dos produtos acabados e aplicar os principais métodos de custeio, por absorção e custeio variável, juntamente com a ferramenta Markup para descobrir formas de reduzir e otimizar os custos presentes no produto final e assim poder trabalhar com melhores margens de lucro e sempre estar com preços competitivos no mercado.

2 CUSTOS E DESPESAS

2.1 CUSTOS

De uma maneira global, custo é a somatória de todos os gastos econômicos referentes a aquisição, conversão e transformação de insumos de diversas formas em produtos acabados ou procedimentos necessários para a prestação de um serviço. O conceito de custo é muitas vezes confundido com os conceitos de preço, despesa ou de desembolso financeiro, por se tratar de uma forma usual como a maioria das pessoas costuma chamar estes outros.

O custo de um produto é composto por todo e qualquer gasto relativo a aquisição ou produção de mercadorias, como por exemplo, o gasto com matéria-prima, o gasto com mão-de-obra direta usada na sua produção, gasto com mão-de-obra indireta usada para o funcionamento da empresa e gastos gerais de fabricação como depreciação de máquinas e equipamentos, água, telefone e energia elétrica, manutenção, materiais de conservação e limpeza para fábrica e o custo de amortização dos edifícios, todos do setor fabril. Ao estabelecer o custo de produção, é possível determinar o preço de venda ao público do bem em questão que é a soma do custo mais o lucro.

2.2 DESPESAS

As despesas por sua vez, são os gastos não ligados à produção e tem por objetivo contribuir direta ou indiretamente para a obtenção de uma receita através do processo de venda e comercialização do produto ou serviço. Como exemplo de despesas podemos citar os aluguéis dos prédios e veículos administrativos, depreciações de móveis, utensílios, veículos, edificações e demais instalações e equipamentos usados exclusivamente nos setores administrativo e comercial da empresa, além dos salários e encargos do pessoal da administração geral da empresa, das comissões dos vendedores, gastos com propaganda e publicidade, etc. Entende-se portanto como despesa todo e qualquer gasto que não tem qualquer ligação com as atividades industriais mas que a  empresa precisa ter para manter a estrutura funcionando, porém não contribuem diretamente para geração de novos itens que serão comercializados.

2.3 CUSTOS DIRETOS

São determinados tipos de custos que podem ser diretamente apropriados aos produtos no momento da sua ocorrência, correspondendo diretamente a cada tipo de bem ou serviço produzido. Para que sejam identificados como diretos deve haver uma medida exata em valores do consumo ocorrido no momento da elaboração do produto como por exemplo, quilos de material consumido para fabricar o produto, insumos e embalagens com padrões definidos a serem utilizadas no acondicionamento desse produto e as horas de mão de obra que foram necessárias para fabricar o produto.

A matéria-prima é o elemento que sofrerá transformação ou agregação, para o surgimento de outro bem diferente e possuidor de maior valor. Pode ser adquirida de outras empresas ou desenvolvida em fases anteriores de produção, ou ainda pode ser um bem natural extraído na natureza.

A mão de obra direta é o custo que representa todo o trabalho humano seja ele físico ou intelectual que diretamente tem participação no processo produtivo, na transformação da matéria prima e contribui na fabricação de uma mercadoria ou disponibilização de um serviço.

Quando se conhece o valor da mão de obra aplicada no produto por medição, ela é direta, se existir rateio ou estimativa configura-se para efeito contábil Indireta. Também deve ser observado que a mão de obra direta é o tempo utilizado no processo de produção, e de forma direta, se haver ociosidade por qualquer motivo, o tempo que deixou de atribuir a determinado produto será considerado mão de obra indireta.

2.4 CUSTOS INDIRETOS

São gastos que a empresa tem para exercer atividades no geral, mas que mesmo ligados aos produtos não podem ser apropriados diretamente ao produto ou serviço produzido já que esses tipos de custos não oferecem elementos de medida objetiva que possam servir de base para apropriação ao custo de um determinado produto, necessitando da adoção de algum critério de rateio para sua atribuição a cada unidade ou lote produzido, pois relacionam-se com vários produtos ao mesmo tempo. São um pouco mais difíceis de serem identificados por não serem incorporados ao produto final, no geral costuma-se classificar no item de custos indiretos os diversos materiais indiretos usados no setor produtivo, como tintas, óleos, grampos, cordas, etiquetas, além de despesas de manutenção, aluguel da fábrica, depreciação de equipamentos, gastos com controle de qualidade da produção, custos com a emissão e o controle dos pedidos de compra de matérias-primas, custos com armazenagem de materiais e mão de obra de funcionários de outros centros de custos, mas que prestam serviço referente a fábrica como manutenção, almoxarifado, ferramentaria, gerência e planejamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (186.3 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com