TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perfil do auditor

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 2

Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis

Ciências Contábeis - 7ª Fase P/R

Acadêmico: Matheus Luiz Rodrigues

Disciplina: Auditoria

PERFIL DO AUDITOR

O que irá discernir uma trajetória bem-sucedida de um caminho ao fracasso, em relação às organizações empresariais, é a capacidade de adequação destas às exigências regulatórias, cada vez mais complexas e amplas. Uma auditoria forte e independente ajuda a atender a essas demandas, proporcionando um desafio oportuno e construtivo para a administração, uma perspectiva firme e clara aos comitês de auditoria e informações importantes aos possíveis investidores.

Com isto, o auditor precisa, primordialmente, de independência em relação ao objeto auditado, a fim de coletar dados consistentes e produzir análises imparciais para a consecução de pareceres objetivos e confiáveis. Para que tal propósito seja alcançado, o auditor necessita desenvolver alguns atributos pessoais, como: Bom senso, que está ligado intimamente à capacidade do auditor em distinguir o que é significativo do que é secundário em relação ao objetivo que se deseja alcançar, ou seja, deverá traçar prioridades a serem auditadas. Pressupõe discernimento e ponderação, para que sejam evitadas conclusões apressadas e carentes de respaldo em fatos concretos. Outro detalhe importante a ser observado é em relação ao tato, pois se trata da capacidade de evitar situações embaraçosas e de manter um clima de mútuo respeito e simpatia para com aqueles que estão sendo auditados. Sendo assim, o auditor deve formular perguntas e realizar pesquisar de forma educada e sem exigências descabidas, procurando manter sempre o foco. A capacidade técnica também é fundamental, pelo fato de que este deverá conhecer em profundidade as normas e procedimentos atinentes ao setor auditado. Tal necessidade implica na especialização do auditor e em contínuos estudos e treinamentos, a fim de reciclar e manter atualizados seus conhecimentos. A discrição é outra característica tratada como diferencial, o auditor dever restringir comentários e observações sobre dados coletados e avaliações formuladas àqueles que, por força de cargo ou funções exercidas, têm a necessidade de conhecer resultados ou acompanhar os trabalhos de auditoria em curso. Os papéis de trabalho, bem como os relatórios de auditoria, devem ser tratados como documentos confidenciais. E para um relacionamento extremamente profissional com os clientes faz-se necessária a boa expressão escrita e verbal, é de suma importância que o auditor saiba se comunicar de forma clara, concisa e correta. Uma apresentação mal feita, seja verbal ou escrita, pode deixar escapar um excelente trabalho de auditoria.

É fácil perceber o grau de dificuldade de se encontrar auditores que possuam, em grau desejável e em conjunto, todos estes atributos. Por isso a valorização e o enorme campo de atuação para quem deseja seguir esta carreira, que tende a ser promissora para aqueles que a exerçam com ética e dedicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (71.3 Kb)   docx (746.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com