TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perícia Contábil

Por:   •  9/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

Leia o Estudo de Caso a seguir e responda de acordo com a resolução NBC PG 100 e NBC PG 300.

Você é auditor interno, contratado pela empresa há 8 anos. Ao conferir o setor de estoques da empresa e os lançamentos das notas fiscais de entrada você observou distorções nos estoques mínimos e máximos. Esta distorção ocasiona compras desnecessárias.

A diretoria desconhece esses fatos. O responsável pelo setor tem 20 anos de trabalho na empresa e era um excelente profissional até cinco meses atrás, quando foi acometido por grave doença, precisou continuar trabalhando, já que a empresa não tinha convênio médico e a diretoria não aprovou qualquer colaboração financeira para o tratamento médico.

O funcionário lhe oferece um presente e pede ajuda para solucionar o problema.

Você, como auditor interno, com vínculo empregatício, vínculo de amizade pelo tempo de trabalho juntos, deve levar os problemas ocorridos no setor de estoque ao conhecimento da diretoria, mesmo sabendo que funcionário poderá ser demitido? Ou você ajudaria o funcionário a solucionar o problema antes da diretoria tomar ciência?

Fundamente sua resposta levando em consideração:

a) Princípios éticos;

b) Integridade;

c) Objetividade;

d) Competência e zelo profissional;

e) Comportamento profissional.

f) Conflitos de interesse;

g) Elaboração e comunicação de informações;

h) Induzimentos.

A) De acordo com a NBC PG100 Seção 100 durante o processo o profissional deve identificar ameaças ao cumprimento dos princípios éticos e avaliar ameaças que venha identificar, desse modo devo comunicar distorções nos estoques da empresa e o fato desse funcionário cogitar a hipótese do auditor não comunicar a diretoria sobre esse fato.

B) De acordo com a NBC PG100 Seção 110 o auditor nesse caso deve informar a diretoria sobre os fatos ocorridos no estoque, sob pena de ferir o princípio da integridade , sendo honesto e não usar de informações falsas.

C) De acordo com a NBC PG100 Seção 120 O auditor não pode aceitar nenhum tipo de presente a afim de não deixar influenciar o seu julgamento profissional, por estar ferindo o princípio da objetividade, assim deve negar o presente que o funcionário lhe ofereceu.

D) De acordo com a NBC PG 100 Seção 130 O profissional é necessário ter conhecimento e habilidades adequadas para que a empresa receba serviços competentes, caso contrário ele estará ferindo o princípio da competência e zelo profissional, sendo assim devo manter a mesma competência com a devida supervisão e treinamento do funcionário.

E) De acordo com a NBC PG100 Seção 150 o auditor não pode omitir falhas no estoque, nem aceitar presentes para beneficiar funcionário , deixando de cumprir as leis e regulamento, esse comportamento fere o princípio do comportamento profissional.

F) De acordo com a NEC PG300 Seção 310 o fato do auditor ter um vínculo d3 amizade com o funcionário acaba criando uma ameaça a objetividade e ameaça outros princípios como o conflito de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com