TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planilha

Por:   •  23/11/2015  •  Artigo  •  2.684 Palavras (11 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 11

A UTILIDADE DA AUDITORIA INTERNA OPERACIONAL PARA A CONTROLADORIA GERENCIAL[1]

THE UTILITY OF THE INTERNAL AUDIT FOR CONTROLLING OPERATIONS MANAGEMENT

   

Jaime Elias Vieira[2]

     

RESUMO:

A Auditoria Interna é uma pratica voltada para a avaliação de rotinas e processos operacionais de uma empresa. Já a Controladoria é a área responsável por garantir a continuidade da entidade através da gestão dos recursos operacionais e financeiros. O Objetivo Geral desta pesquisa é analisar a intervenção da Auditoria Interna nos resultados gerados pela Controladoria Gerencial, baseando-se no Método Indutivo e na Técnica de Pesquisa Bibliográfica, com o intuído de tentar descobrir se a Hipótese de Pesquisa pode se confirmada ao seu final, ou seja,  se a Auditoria Interna pode ser uma ferramenta útil para a Controladoria e consequentemente para a tomada de decisão.

Palavras-chave: Controladoria, Auditoria e Controle

ABSTRACT:

Internal auditing is a practice dedicated to the evaluation of operational routines and processes of a company. Already a controlling area is responsible for ensuring the continuity of business through management of operational and financial resources. The objective of this research is to analyze the involvement of internal audit in the results generated by the controller management, based on the inductive method and technique of literature, with the sensed trying to find out if the research hypothesis can be confirmed at their end, or is check whether the internal audit can be a useful tool for controlling and therefore for decision making.

Key-words: Controlling, Audit and Control

INTRODUÇÃO

As empresas, em busca de sua continuidade no mercado, estão cada vez mais a debitas a nova filosofia do mundo corporativo. Esta acirrada concorrência vem alterando o velho jeito de gerenciar os negócio e a base para a tomada de decisão.

A Auditoria Interna e Operacional é vista no meio corporativo como um fiscalizador que tem como objetivo encontrar erros operacionais. Já a Controladoria Gerencial, é vista como um aconselhador para a tomada de decisão.

O Objetivo Geral deste artigo é demonstrar que a utilidade da Auditoria Interna Operacional para a Controladoria Gerencial pode ser benéfica para a empresa. E os Objetivos Específicos, são os de apresentar as características isoladas da Auditoria Interna, de reconhecer se a Auditoria Interna serve de instrumento de auxilio para a Controladoria Gerencial e de Demostrar os impactos quando elas se relacionam entre si para a tomada de decisão

No primeiro momento serão destacados os assuntos ligados a Auditoria Interna e Operacional, onde serão abordados sua evolução, seus conceitos, suas características e os objetivos, fundamentados nos referenciais teóricos de alguns autores.

No segundo momento serão destacados os assuntos ligados a Controladoria Gerencial, onde serão abordados seus conceitos, suas características e os objetivos, fundamentados nos referenciais teóricos dos livros pesquisados.

Por fim, será realizada uma correlação entre os dois primeiros momentos com a finalidade de confirmar se a hipótese de pesquisa pode ser confirmada ou não, ou seja se Auditoria Interna, por intermédio de seus exames e na validação de processos e rotinas operacionais, afeta diretamente as informações geradas pela Controladoria Gerencial e consequentemente melhora os resultados que norteiam a tomada de decisão respondendo assim, a pergunta que envolve o problema de pesquisa “Se é possível que a Controladoria demonstre maiores resultados quando permeado pelas ações promovidas pela Auditoria Interna e Operacional”.

O critério metodológico utilizado para a investigação desse estudo e a base lógica do relato dos resultados apresentados reside no Método Indutivo[3], pois serão abordados isoladamente a Controladoria Gerencial e a Auditoria Interna e Operacional, para que ao final desta abordagem, possa se traçado um paralelo entre ambas e ser verificado se as hipóteses de pesquisa são verdadeiras.  

As técnicas utilizadas nesse estudo serão a Pesquisa Documental[4], a Pesquisa Bibliográfica[5], a Categoria[6] e o Conceito Operacional[7], quando necessário.

2 AUDITORIA.

2.1 A Evolução da Auditoria

Inicialmente, a Auditoria limitava-se em apenas verificar a exatidão dos registros contábeis. Porém, este modelo primário foi alterado na medida em ocorreram os confrontos da escrita com as provas do fato e as correspondentes relações com o Registro[8].

Os impactos desta ampliação trouxeram outra conotação para o conceito de Auditoria, expandindo a barreira da verificação, agregando outras importantes atribuições e abrangendo todo o organismo da empresa e da administração, ampliando assim, seu próprio campo de atuação.

2.2 Auditoria Interna

A Auditoria Interna é atividade realizada por um funcionário vinculado a empresa[9] com o objetivo geral de auxiliar a alta administração a desenvolver adequadamente suas atribuições, proporcionando-lhe recomendações e comentários objetivos acerca das atividades examinadas[10] 

Esta atividade dentro de uma empresa é complexa e abrangente, pois, esta atrelada na capacidade do profissional em revisar as operações, os controles internos e o aperfeiçoamento do trabalho que vem sendo executado, de forma imparcial, ou seja, sem qualquer influencia do meio em que ele está inserido.

Devido a sua característica de exame, conferencia e verificação, um dos pontos que devem ser avaliados pelas empresas e pelos Auditores Internos, e a questão da rejeição das áreas que serão auditadas, assim, para Attie[11] 

“[...] “é vital para o sucesso de um bom relacionamento entre auditor e auditado, de forma que permita que as portas desta área continuem abertas para os trabalhos futuros. È importante que os auditados sintam nos auditores disposição para auxiliá-los na solução de seus problemas e no encaminhamento junto aos demais segmentos da empresas.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (152.3 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com