TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de contas na contabilidade

Por:   •  29/2/2016  •  Projeto de pesquisa  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  731 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 1

PASSO 2

Modelo de plano de contas:

[pic 1]

PASSO 3

Montamos um modelo de plano de contas simplificado, com desdobramento possibilitando melhor análise de cada conta. Primeiro grau toda conta de ativo circulante ou não circulante e segundo grau toda conta de passivo circulante ou não circulante.

Conceito

Plano de contas contábeis Analíticas e Sintéticas


 Planos de Contas

 Plano de contas é uma estrutura básica para organização das informações para tomada de decisões numa organização.

É o conjunto de contas criadas para atender as necessidades de registros dos fatos administrativos, de forma a possibilitar a elaboração das demonstrações contábeis e dos principais relatórios para atender a todos os usuários da informação contábil. Por isso, é necessário planejar a sua estrutura, de maneira que possibilite o melhor dos resultados no trato das informações contábeis.

Seu principal objetivo é estabelecer normas de condutas para registro das operações, levando em conta a necessidade de informação dos gestores da empresa.

Ele possibilita o controle do patrimônio da empresa contabilizada com o registro de todos os fatos administrativos, de maneira que se tenha, de forma rápida e precisa, o valor e a descrição dos elementos patrimoniais e dos resultados em condições de classificação e acumulação de dados.

Podemos citar dois tipos de plano de contas: sintéticas e analíticas.

As contas analíticas são aquelas que representam os elementos patrimoniais em seu maior grau de detalhamento. Seu saldo é conseguido através de lançamentos, ou seja, dos registros de cada fato administrativo.

As contas sintéticas são contas cujo saldo é conseguido através da somatória do saldo de duas ou mais contas analíticas, ou de duas ou mais contas sintéticas. As contas sintéticas não recebem lançamentos e são os de menor grau.

Bibliografias:

www.estudoreal.com.br

www.sevilha.com.br

Contabilidade financeira / Alesandra Cristina Fahl, José Carlos Marion. 2. Ed – Valinhos: Anhanguera Publicações Ltda, 2013. PLT 707

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (230.5 Kb)   docx (64 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com