TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio analise de investimento

Por:   •  10/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

PATRICIA ALVES DA SILVA

RGM:1256989

POLO CONCEIÇÃO DO RIO VERDE

PORTFÓLIO ANÁLISE DE INVESTIMENTO

FRANCA

2015

Efeito Tesoura

        Com relação aos riscos de investimentos a grande maioria dos empresários são muito intuitivos, nas tomadas de decisões é sempre colocada em pauta os erros ou acertos no que diz respeito aos lucros obtidos em determinada ocasião, ou seja, o lucro esperado para financiar seus negócios.

        A razão entre lucro e investimento se dá na medida em que se assumem os riscos tanto de ganho quanto perda. E quando se perde em um investimento é porque antecipadamente os riscos já foram assumidos. Um exemplo prático de um risco assumido é a empresa não ter condições de pagar os custos operacionais que determinado investimento exige.

        O risco financeiro ocorre quando não há lucro esperado para cobrir os custos financeiros. A alavancagem financeira pode ser considerada como impacto total nos custos fixos, na estrutura operacional e financeira da empresa. Portanto toda empresa é alavancada de alguma forma e por conta disso de alguma forma dependem os níveis de risco e retorno para os proprietários .

        Existem administradores que são conservadores e preferem investir em estruturas organizacionais onde os custos fixos são elevados, a recorrer ao risco financeiro. Aos conservadores as reduções nas vendas são compensados principalmente com cortes de pessoal, chamados downsizing.

        A questão que vem sendo discutida é a aversão ao risco financeiro, isto é, o quanto o empresário está disposto pagar para que seu negócio obtenha fontes de financiamentos a curto e longo prazo a terceiros. Sem dúvida o risco finaceiro é o X da questão, uma vez que as taxas de juros estão elevadas, as adistorções do sistema financeiro existem, há uma exploração dos bancos entre outros.

        Agora falando sobre o efeito tesoura, que é uma das armadilhas mais questionadas, que teve seu conceito desenvolvido por Michel Fleuriet, onde uma adequada sistematização da alavancagem financeira de determinada empresa levando em conta os financiamentos a curto prazo. Fleuriet acrescentou o conceito de Capital de Giro Líquido (CGL), os conceitos de Necessidade de Capital de Giro (NCG) e saldo de Tesouraria (T) e classificou os grupos de contas do ativo (aplicações) e do passivo (fontes) conforme a realidade das empresas onde as contas ao mesmo tempo em que se relacionam está em permanente movimentação.

Existem contas que podem ser consideradas permanentes por não se movimentarem como um conjunto de outras contas que apresentam um movimento contínuo de acordo com o ciclo operacional da empresa. E existem também grupos de contas que são movimentadas de forma descontínua ou erráticas, que se podem dizer que em quase nada tem haver com ciclo operacional da empresa. Portanto o CGL é o mesmo que o ativo e o passivo e o NCG é o mesmo que ativo contínuo ou cíclico e passivo contínuo ou cíclico.

        Em grande maioria, as empresas dão saídas no caixa antes mesmo do dinheiro entrar em caixa, com essa situação existe a necessidade de aplicação permanente aos fundos causando uma diferença positiva entre o valor das contas cíclicas do ativo e passivo e essa diferença é chamada de NCG.

        Resaltando a importância do NCG, que depende da natureza ou do nível dos negócios da empresa, onde é frágil diante de modificações do ambiente econômico. A natureza  dos negócios da empresa determina o ciclo financeiro enquanto o nível de atividade é em função das vendas.

        Existem casos em que o NCG é negativo, isso ocorre quando as saídas de caixa somente são feitas após a entrada no caixa tornando, uma fonte de fundos para a empresa. Se o capital de giro for insuficiente para financiar o NCG  o saldo da Tesouraria será negativo, isso significa que a empresa está financiando parte do NCG  ou ativo permanente com fundos a curto prazo aumentando portanto, o risco de insolvência. E quando o NCG é positivo indica que a empresa dispõe de fundos a curto prazo que poderão ser aplicados em títulos de liquidez imediata. Ressaltando que o saldo positivo da Tesouraria não demonstra uma condição financeira desejável, tendo em vista que as empresas que ainda não possuem uma estratégia de investimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (100.5 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com