TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio individual semesntre

Por:   •  15/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.237 Palavras (5 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

3        O PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS ATUÁRIAIS        

3.1        PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO ATUÁRIO        

3.2        COMO A CIÊNCIA ATUARIAL PODE CONTRIBUIR PARA A GESTÃO AMBIENTAL        

3.3        ATUÁRIA ENTENDIDA COMO A PROFISSÃO DO FUTURO        

3.4        RELACÃO DA ATUÁRIA COM O RISCO NO CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES        

4        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

O referido trabalho destina-se, através de pesquisas bibliográficas mostrar a importância do profissional em Ciência Atuárial no mercado de trabalho financeiro. Além de mostrar também que atualmente essa profissão é considerada uma das mais requisitadas e bem remuneradas pelo mercado.

A principal função da Ciência Atuarial é estabelecer planos de custeio, limites de benefícios, mensurar reservas matemáticas, a fim de estabelecer o perfeito equilíbrio nos planos de seguros e previdência.

Para tanto, sendo uma profissão de destaque, o atuário dispõe de ferramentas e estratégias capazes de prever e solucionar os problemas financeiros das instituições.


  1. DESENVOLVIMENTO

Podendo ser considerada a profissão do futuro, o atuário é um profissional de nível superior especializado em cálculos, estatísticas e finanças. Esse profissional trabalha em projetos, pesquisas e planos de fundos de investimento, na política de gestão desses fundos, na medição e administração de riscos, no cálculo de probabilidades e na fiscalização da previdência pública, privada e de seguros. O atuário é responsável por desenvolver estratégias para o diagnóstico de problemas financeiros e para a construção de modelos de ações em qualquer âmbito do mercado de capitais.

Para se tornar um profissional em atuária primeiramente é necessário que o profissional possua aptidão em matérias exatas, dominando os conceitos de matemática e economia, além possuir graduação no curso superior em Ciências Atuarias que tem uma duração em torno de quatro anos.

Para exercer a profissão de atuário, o aluno deve ter registro no Ministério do Trabalho. É para isso é necessário fazer uma prova no IBA (Instituto Brasileiro de Atuária) logo após concluir o curso de graduação. Assim, só quem consegue aprovação no exame consegue êxito no pedido de registro encaminhado ao ministério.

Destacada por dispor de um vasto mercado de trabalho, vejamos então as áreas de atuação da então considerada profissão do futuro:

• Fundos de Pensões

• Instituições Financeiras

• Companhias de Seguros

• Empresas de Capitalização

• Órgãos Oficiais de Previdência ( Municipal, Estadual e Federal)

• Entidades de Previdência Aberta sem fins lucrativos

• Entidades de Previdência Aberta com fins lucrativos

• Empresas de Assessoria e Consultoria em Atuária

• Órgãos de Fiscalização

• Previdência Social

• Perícia Técnica-Atuarial, atuando em processos judiciais que envolvem o cálculo atuarial

• Auditoria Atuarial

• Operadoras de Saúde

• Universidades

• Gestão de Riscos

Tendo em vista que hoje a carreira de atuário é uma das melhores, mais renomadas e mais promissoras profissões do País, o estado de Pernambuco ainda continua sendo um dos estados que possui mais escassez de profissionais capacitados para exercer a unção. Uma vez que, uma vez mal executada as suas funções podem gerar graves problemas a pessoa ou órgão assessorado.


  1. O PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS ATUÁRIAIS
  1. PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO ATUÁRIO

O profissional atuário é responsável por colocar preço em valores de seguros, previdência, planos de saúde, títulos de capitalização entre outros produtos financeiros. É esse profissional que calcula o valor do seguro do carro das pessoas e quanto elas devem receber caso haja um sinistro. O atuário também é responsável por calcular o que as empresas arrecadam e quanto devem ter em caixa para arcar com suas obrigações com os clientes e garantir sua auto sustentabilidade.

  1. COMO A CIÊNCIA ATUARIAL PODE CONTRIBUIR PARA A GESTÃO AMBIENTAL

Os conhecimentos da Ciência Atual é extremamente importante para a gestão empresarial pelo simples fato de desenvolver ações estratégicas para o diagnostico de problemas e a construção de modelos matemáticos para a avaliação e mensuração de riscos enfrentados pela empresa ou instituição.

  1. ATUÁRIA ENTENDIDA COMO A PROFISSÃO DO FUTURO

A atuária é atualmente considerada como uma profissão mais promissora do mercado de trabalho brasileiro pelo simples fato da ser uma carreira continua em ascensão pelo amadurecimento do mercado e do setor de seguros. E vale ressaltar no mercado existe grande quantidade de vagas e pouca gente qualificada para exercer tal profissão que hoje é considerada por ter os salários cada vez mais altos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (140 Kb)   docx (760.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com