TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio Unopar- Um Novo Rumo Para a PACTUAL

Por:   •  23/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.543 Palavras (7 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO                3

2 ANÁLISE DO VALOR FUTURO DOS EMPRESTIMOS        4

3 ANÁLISE DO BALANÇO PATRIMONIAL ATUALIZADO        6

4 VERIFICAÇÃO DAS ANÁLISES VERTICAL E ORIZONTAL        7

5 INDICADORES DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS        9

6 RELATÓRIO CONTÁBIL E FINANCEIRO        10

7 CONCLUSÃO                11

REFERÊNCIAS                12

  1. INTRODUÇÃO

O balanço patrimonial da empresa mostra a situação financeira e patrimonial em determinada data. É formado pelo ATIVO, que são os bens e direitos da organização, e o PASSIVO que é formado pelas dívidas de curto prazo aquelas que devem ser pagas em até 12 meses e de longo prazo que são aquelas que serão pagas por mais de 12 meses.

O balanço patrimonial é dividido em duas partes que, com base na equação a seguir, devem se igualar ou se equilibrar. A principal fórmula por trás de um balanço é: Ativo igual ao Passivo mais Patrimônio Líquido.

Desse modo, esse relatório tem por objetivo mostrar a situação patrimonial da empresa PACTUAL depois de fazer o empréstimo no Banco Bom Negócio para a instalação das quatro filiais na região Nordeste.

Isso será feito através do cálculo do valor futuro dos empréstimos, evidenciando a melhor alternativa, depois fazendo uma breve análise do capital próprio e de terceiros, usando também análises verticais e horizontais e indicadores de análise das demonstrações contáveis, a exemplo dos índices de liquidez Geral, Corrente e Seca.

Sendo, portanto, um relatório para auxiliar na tomada de decisão dos sócios, mostrando uma projeção de como a empresa ficará com o empréstimo e implantação das filiais supracitadas.


  1. ANÁLISE DO VALOR FUTURO DOS EMPRESTIMOS

Valor futuro é a capitalização de um valor atual aplicado a uma taxa de juros pré-definida. Ou seja, a taxa de juros deve compensar a desvalorização do valor de face da moeda.

Sendo assim, os juros recebidos devem manter o poder aquisitivo do investidor e compensá-lo pelo tempo de aplicação. O mesmo acontece com empresas, imóveis e outros investimentos. Tudo gira em torno das incertezas da economia, inflação e outras variáveis. Assim, o valor de hoje, acrescido do percentual percebido pela espera, deve ser maior que o valor atual.

As opções de empréstimos são:

VALOR FUTURO – PLANO 1

VALOR FUTURO – PLANO 2

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]

[pic 16]

[pic 17]

[pic 18]

[pic 19]

[pic 20]

[pic 21]

[pic 22]

[pic 23]

PASSOS NA HP12C

2.000.000 CHS PV

1,5 i

12 n

FV

2.000.000 CHS PV

2,0 i

10 n

FV

Tabela 1

Opção 1 – Banco Bom Negócio

 

Opção 2 – Banco CredFácil

  • Taxa de 1,5% ao ano.
  • 12 anos.
  • Sem entrada.

 

  • Taxa de 2,0% ao ano.
  • 10 anos.
  • Sem entrada.

Para se chegar ao valor futuro é preciso utilizar-se de uma formula específica:

VF = (12%/12;12*10;0; -3000;0)

Tabela 2

Após analisar cada uma das opções apresentadas levando em conta o valor futuro de cada empréstimo, conclui-se que a opção mais vantajosa é o empréstimo no Banco Bom Negócio, pois o valor futuro final do empréstimo é menor do que o do concorrente.


  1. ANÁLISE DO BALANÇO PATRIMONIAL ATUALIZADO

Tabela 3

[pic 24]

O novo balanço patrimonial atualizado mostra que a situação patrimonial da empresa é neutra, pois o passivo total é igual ao total do ativo.  A Situação Patrimonial Líquida também faz parte do PASSIVO, mas contém uma natureza especial, onde também fazem parte das obrigações os direitos dos acionistas, sócios ou titular da empresa individual em relação ao patrimônio da pessoa jurídica. Representa aquilo que, de fato, a pessoa tem. Isto é, sua riqueza efetiva, o que lhe sobra depois de pagar todas as suas dívidas.

Essa análise também mostra que valor total da origem de recursos denominada como capital próprio é de 1.639.479,00 e o valor total da origem de recursos denominada como capital de terceiros no final no final de janeiro de 2019 é de 2.629.137,33.


  1. VERIFICAÇÃO DAS ANÁLISES VERTICAL E ORIZONTAL

Balanço patrimonial da Pactual

Tabela 4

[pic 25]

Tabela 5

[pic 26]

A Análise Horizontal (AH) verifica a evolução dos elementos do Balanço Patrimonial, do Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) e do Demonstrativo de Fluxo de Caixa durante um período. Seu objetivo é analisar se os valores das Demonstrações Financeiras cresceram ou diminuíram em comparação com as informações de períodos anteriores. Ou seja, a Análise Horizontal permite verificar tanto a situação patrimonial da empresa (analisada pelo Balanço) quanto seu desempenho (analisado pelo DRE ou DFC). Sendo assim, a AH, ao apresentar a evolução de cada conta das demonstrações financeiras, permite que seja realizada uma comparação para tirar conclusões sobre a evolução da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (314 Kb)   docx (157.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com