TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa de auditoria na conta Сaixa

Pesquisas Acadêmicas: Programa de auditoria na conta Сaixa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.582 Palavras (7 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 7

PROGRAMA DE AUDITORIA NA CONTA CAIXA

Introdução

O programa de verificação das disponibilidades (Caixa) assume importância extraordinária, dado que o caixa é um ativo que envolve grande risco e relativamente difícil de ser controlado, assim os procedimentos relativos a auditoria tendem a ser mais extensos e mais detalhados do que outras áreas, pois os desfalques e desvios estão diretamente relacionados com o dinheiro disponível, devendo ser bem planejado, tendo em vista as inúmeras possibilidades de desvios e manipulações que existem. Levando em conta que as verificações se baseiam em testes e amostragens, a execução do programa deve ser rigorosa, aplicando o auditor toda a sua experiência para identificar ou descobrir as possíveis falhas. O dinheiro está diretamente envolvido em tamanho número de operações, que quase todo o trabalho de auditoria tem relação estreita com a verificação das disponibilidades.

O programa de auditoria é um plano de trabalho a ser executado em campo e de acordo com as características da empresa auditada, definir o objetivo do exame na área específica, a extensão e profundidade do exame, os pontos do controle internos a serem revisados, os procedimentos a serem adotadas, as estimativas de gastos e também o tamanho da equipe de trabalho e outros.

Plano de auditoria ou planejamento de Auditoria, o programa de auditoria significa uma etapa do trabalho no qual o auditor estabelece a estratégia geral dos trabalhos e executar na organização a ser auditada, elaborando-o a partir da contratação dos serviços, a fim de que se cumpram integralmente as suas finalidades dentro das normas cientifica da contabilidade e da técnica da auditoria.

OBJETIVOS

Compreende o exame dos registros e documentos e na coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de uma unidade, entidade ou projeto. Objetivam obter elementos comprobatórios suficientes que permitam opinar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e se as demonstrações deles originárias refletem, adequadamente, em seus aspectos mais relevantes, a situação econômico-financeira do patrimônio, os resultados do período administrativo examinado e as demais situações nelas demonstradas.

Em resumo o objetivo central da auditoria da conta caixa é determinar se os saldos são reais, disponíveis e razoáveis em função das operações da empresa e não é só o de apurar se realmente existem todas as disponibilidades mencionadas no Balanço, mas também, assegurar-se que existem todas as que deveriam existir. O auditor deve ter em mente que é grande a probabilidade de que, através de lançamentos indevidos de transferência, a escrituração possa acusar saldo inferior ao real.

Seguem alguns objetivos a serem atingidos pelo programa de auditoria:

* Determinar se foram utilizados os princípios fundamentais de contabilidade, em bases uniformes;

* Determinar se está corretamente classificado nas demonstrações contábeis;

* Determinar a existência dos ativos;

* Apurar se os valores apresentados são efetivamente realizáveis;

ASPECTOS CONTÁBEIS

Conforme Almeida(2003), as disponibilidades das organizações possuem aspectos específicos, que são os aspectos contábeis, os de administração financeira e os de auditoria. A conta caixa está classificada na primeira linha do lado do ativo no balanço patrimonial, ou seja, é um dos ativos de maior liquidez. Desta forma, as disponibilidades de uma organização, por serem ativos de pronta liquidez, é o subgrupo de contas mais sujeito a uma utilização indevida. Nessa área, mesmo que haja bom sistema de controle interno, é onde o auditor faz maior volume de testes do que o normal, já que o risco de erro e fraudes é maior. Essa necessidade de um maior número de testes é o que caracteriza os aspectos de auditoria.

São registrados no caixa, os recursos disponíveis para aplicação nas transações da empresa, como:

- dinheiro em caixa;

- recebimentos não depositados.

A seguir seguem aspectos peculiares que devem ser evidenciados:

CONTROLE INTERNO

Os controles internos são os instrumentos da organização destinados à vigilância, fiscalização e verificação administrativa, que permitem prever, observar, dirigir ou governar os acontecimentos que se verificam dentro da empresa e que produzam reflexos em seu patrimônio. O principal meio de controle de que dispõe uma administração é a contabilidade, que através da escrituração, registra os fatos após sua ocorrência, enquanto outros meios de controle são utilizados para constatar a ocorrência no momento em que elas se verificam.

Desta forma, as disponibilidades de uma organização, por serem ativos de pronta liquidez, é o subgrupo de contas mais sujeito a uma utilização indevida. Nessa área, mesmo que haja bom sistema de controle interno, é onde o auditor faz maior volume de testes do que o normal

REVISÃO DO CONTROLE INTERNO

Em primeiro lugar fazer a revisão do controle, para determinar qual a confiabilidade depositada no controle interno, para que possam se definir quais e quando os procedimentos de auditoria serão utilizados e em qual extensão. Também verificar se o controle interno nesta área está realmente de acordo com o que foi descrito no questionário do controle interno, através de perguntas a pessoa chave e observação das rotinas.

Verificada a qualidade dos controles internos o auditor pode programar suas verificações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com