TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais características e órgão de administração das ciências atuariais

Pesquisas Acadêmicas: Principais características e órgão de administração das ciências atuariais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.852 Palavras (8 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 8

02

1.0 Introdução.

O presente trabalho elucida de forma sucinta e detalhada as duvidas do Sr Jose Carlos sobre os diversos temas.

Discorremos sobre o objetivo, principais características e o órgão regulamentador das ciências atuariais, que hoje é uma das ciências mais complexas e atuais, na qual se prever riscos nas empresas de seguros, planos previdenciários e fundos de pensão.

Veremos a importância e função da controladoria e dos controles internos dentro das organizações e empresas, e a relevância da auditoria interna e externa para o crescimento e desenvolvimento na gestão empresarial.

Teremos uma explanação da elisão fiscal que é uma conduta licita e da evasão fiscal que é a utilização de meios ilícitos para evitar pagamentos de taxas impostos e tributos.

Sendo assim, faremos uma breve explanação dos conteúdos citados acima, com o objetivo de contribuir e colaborar para uma compreensão e aprendizado do caro Sr José Carlos.

03

2.0 O Objetivo de estudo do das Ciências Atuarias.

Seu objetivo central é detectar a probabilidade de ocorrência de danos e perdas nas empresas seguradoras e previdenciárias. Esse profissional também define o nível de reservas que cada empresas deve ter como garantia para o pagamento dos seguros contratados pelos clientes.

Por meio da matemática estatística e financeira, ele estuda o nível de incidência de doenças, falecimentos, acidentes de trabalho, acidentes de trânsito e perdas decorrentes por fenômenos naturais. As Ciências Atuariais está envolvida com o controle e planejamento de riscos financeiros de curto, médio e longo prazo.

Análise de riscos em administração de seguros, planos de previdência e fundos de pensão é a principal função das Ciências Atuariais, que utiliza conhecimentos nas áreas da matemática estatística e financeira. O profissional de ciências atuariais trabalha para analisar e quantificar esses riscos, também analisando as áreas de previdência complementar, planos de saúde e capitalização.

2.1 As Principais Características do Profissional Atuário.

Para ser um atuário é necessário que o profissional se identifique com matérias exatas e domine muitos conceitos de matemática e economia. Outras características interessantes são: responsabilidade; capacidade de observação; visão de projeto; capacidade de concentração; capacidade de distinção de prioridades; interesse pelo mercado financeiro e pelo mundo dos negócios facilidade de aprendizado; capacidade de gerenciamento; metodologia.

2.2 A Importância e a Função da Controladoria dentro da Empresa.

Com o grande aumento das sociedades, as empresas aumentaram juntamente com as informações, sendo que a responsabilidade da contabilidade aumentou. Os negócios se expandiram e a elevada diversificação das atividades empresariais tem mudado radicalmente a visão de controle empresarial. Com isso as multinacionais do Brasil trouxeram a Controladoria para dentro das empresas que é um departamento criado no exterior.

04

A tendência de gestores e dos grupos empresariais é aumentar a visão de seus negócios para obterem um entendimento que satisfaça o gerenciamento próprio e o entendimento do complexo mundo empresarial em que está ligada. A Controladoria possui uma importante função, pois ela ajuda na sobrevivência, no crescimento e na consolidação, e atua na reestruturação de empresas em crise financeira. Possui um planejamento estratégico, ou seja, a elaboração de um processo para futuras tomadas de decisões o qual requer todas as formalidades possíveis.

Tanto a Contabilidade como a controladoria abre uma nova porta em seus estudos, pois necessita de profissionais altamente qualificados, e preocupando-se com os fatos que provocam influências no patrimônio, especialmente no que tange aos mundos sociais e ecológicos, caracterizados pelo planejamento, execução e controle.

Essas funções são observadas em todos os seus aspectos, devem estar na rotina das ações da controladoria para levar a empresa à eficácia. Com isso, fica evidente que qualquer empresa ou organização necessita de soluções, para pensar estrategicamente, introduzir modificações, atuar tanto gerando ou transmitindo conhecimentos e informações, ou tendo uma visão ampla de toda a cadeia de produção. Sendo assim esse controle se tornou uma forte ferramenta de estratégia nesse novo mercado cada vez mais exigente, competitivo e de grandes tecnologias.

2.3 Órgãos Regulamentador para o trabalho atuário.

O instituto brasileiro de atuaria –IBA – é o órgão regulamentador para o trabalho do atuário. É uma sociedade sem fins lucrativos cujo objetivo é incentivar e proporcionar a pesquisa, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da ciência e da tecnologia dos fatos aleatórios de natureza econômica e financeira, em todos os seus aspectos e aplicações.

O IBA conta com varias comissões de trabalho que se reúnem periodicamente em sua sede para discutir questões técnicas e auxiliar nas tomadas de decisões.

05

2.5 Regime Cumulativo e não Cumulativo do PIS e COFINS

O regime de incidência cumulativa é aplicado às empresas de direito privado e àquelas equiparadas pela legislação do imposto de renda, com apuração do IRPJ baseada no lucro presumido ou arbitrado. A base de cálculo é o total das receitas do contribuinte, sem que haja deduções em relação a custos, despesas e encargos. Por outro lado, estão sujeitas ao regime de incidência não-cumulativa as pessoas jurídicas de direito privado e as equiparadas pela legislação do Imposto de Renda, que apuram o IRPJ com base no lucro real. Porém, existem algumas exceções, como, por exemplo, instituições financeiras, cooperativa de credito e empresas particulares que exploram serviço de vigilância e de transporte de valores.

2.6 Elisão Fiscal e Evasão Fiscal.

Elisão e evasão fiscal são duas formas de evitar o pagamento de tributos. Trata-se de maneiras como o contribuinte age em função das obrigações tributarias.

A evasão fiscal é o uso de meios ilícitos para evitar o pagamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com