TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos administrativos

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.069 Palavras (9 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 9

Etapa 01

Passo 1

Principais habilidades necessarias para um gestor de negocios.

Habilidades

Técnica- Conhecimentos essenciais para o pleno desenvolvimento das atribuições do cargo, obtidos através da escolaridade e treinamentos realizados e aplicados e aprimorados em experiência profissional.

Humana- Importante para uma administração eficiente e eficaz, pois consiste na capacidade e facilidade de trabalhar com pessoas e compreende várias outras habilidades como a de comunicação, compreender pessoas, motivação e liderança.

Conceitual- Lidar com conceitos, desenvolver filosofias faz referência à um conjunto de aptidões humanas no que tange a capacidade de formulação de ideias. Essa espécie de habilidade inclui o pensamento criativo, a formulação de abstrações, a análise de situações complexas e a resolução de problemas de diversas naturezas.

Conceito de empresa, gestor e empresário.

Empresas é um tipo de organização social com finalidade na lucratividade. Um órgão que se modifica com o tempo e pode sofrer influência externa e se classificam de acordo com a atividade econômica que exercem no mercado.

Gestor são os organizadores (administradores) de negócios, são pessoas impulsionadas por disciplina, estrutura e organização. São os responsáveis pelos objetivos, organização, planejamento, liderança. As funções do gestor são em princípio fixar as metas a alcançar através do planejamento, analisar e conhecer os problemas a enfrentar, solucionar os problemas, organizar recursos financeiros, tecnológicos, ser um comunicador, um líder, ao dirigir e motivar as pessoas, tomar decisões precisas e avaliar, controlar o conjunto todo.

Empresário é a pessoa física ou jurídica, que empreende, que dá assistência que toma iniciativa de organizar uma atividade econômica para a produção ou circulação de bens ou de serviços. O novo Código Civil no seu artigo 966 diz: “Art. 966. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção de bens e serviços.”

Por que as empresas são consideradas sistemas abertos?

Como uma empresa e constituída por um sistema esse sistema pode sofrer variações externas, como: variações sociais, ecológicas e tecnológicas. Os sistemas abertos são entradas e saídas em constante intercâmbio em relação ao meio ambiente, logo as empresas se enquadram neste conceito devido à mudança continua para acompanhar o ritmo das atualizações externas.

Missão, visão e valores organizacionais.

A missão de uma empresa é o motivo pelo qual ela existe; em síntese a missão define os produtos; serviços, os mercados e a tecnologia, refletindo os valores e as prioridades do negócio.

A visão é onde a empresa quer estar no futuro, ou seja, vislumbra o futuro que se deseja alcançar e significa a imagem que o empreendedor tem a respeito do futuro do seu negócio.

Valor organizacional é aquilo que a empresa preza “sua doutrina”, ou seja, são os ideais de atitude, comportamento e resultados que devem estar presentes nos funcionários e nas relações da empresa com clientes, fornecedores e parceiros.

Passo 2

Entendimento de cada integrante do grupo:

Ao nos depararmos com os questionamentos acima e conceitos acima, e após pesquisa fundamentada para respondê-los, identificamos como grupo que as habilidades destacadas (técnica, conceitual, humana) complementam os principais papéis de um gestor, que são: planejar, organizar, liderar e controlar, logo, com a junção destas características, é possível gerir com sucesso uma organização.

Atualmente a maioria das empresas possuem uma forma de gestão que nem sempre valorizam os gestores, atingindo diretamente de forma negativa os colaboradores, pois, se a administração da empresa não é sólida e livre para decisões e ações, os colaboradores começam a ter um feedback nada produtivo, com a falta de motivação ou até mesmo com a insatisfação salarial.

Consenso dos tópicos que foram adotados para fundamentação do trabalho.

A partir dos conceitos apresentados, concluímos que a personalidade de um gestor de sucesso deve conter todas as qualidades destacadas acima, acompanhadas da boa prática das mesmas, pois o saber deve andar ao lado do saber fazer, assim como a flexibilidade para as mudanças e a observância do ambiente externo.

Parecer do debate realizado.

Obtemos informações de várias bibliografias, o que nos gerou informações essenciais para o debate. A conversação foi produtiva, com todos expondo suas opiniões e nos concedeu saber sobre o assunto.

Planejamento Estratégico

Cafeteria Tortoni

A Cafeteria Tortoni é um negócio familiar fundada em 1980, que está enfrentado dificuldades devido à má administração, com problemas como queda nas vendas, caixa negativo, falta de capital de giro, insatisfação dos clientes quanto à qualidade dos produtos oferecidos e desmotivação de funcionários, que pediram a conta e só não saíram porque a empresa não tem como pagar a rescisão.

Por se tratar de uma tradição da família Tortoni passar a gestão aos próximos descendentes, não existe a opção de deixar o empreendimento, porém os gestores necessitam de inovação no negócio para melhoria e ascensão do ramo de atividades em que trabalham.

No intuito de iniciar as melhorias no negócio, nossa consultoria passou a seguinte missão para os gestores:

• Escutem os colaboradores. Recolher informações pertinentes ao dia-a-dia dos funcionários com o objetivo de adquirir conhecimento daquilo que é exercido funcionalmente na Cafeteria, assim como as informações que dizem respeito ao cliente, opiniões do que pode ser melhorado;

• Pesquisa de produtos. Realizar uma pesquisa entre os clientes atuais, com uma opção de produtos, onde eles escolham aqueles que gostam, triando assim os produtos que poderão ser inseridos e alterados no cardápio;

• Ambiente. Questionar ainda como forma de pesquisa, aos colaboradores e aos clientes o que pode ser mudado na Cafeteria para torna-la mais aconchegante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com