TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de abertura de uma Cooperativa de Recicladores de Co-Produtos.

Por:   •  7/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.525 Palavras (7 Páginas)  •  912 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Carine Moura RA: 2811837527

Cristiane Renata Rother RA: 1977122993

Daiane de Freitas RA: 1970199746

Franciele Krogel RA: 2859123533

Tutor presencial: Názila Bortolini

Tutor à distância: Osvaldo Coutinho Filho

Projeto de abertura de uma Cooperativa de Recicladores de co-produtos.

Projeto Interdisciplinar Aplicado

Curso Superior de

Tecnologia Gestão Financeira EAD – 3ª fase

(PROINTER III)

JARAGUÁ DO SUL, 2016


[pic 2]

Carine Moura RA: 2811837527

Cristiane Renata Rother RA: 1977122993

Daiane de Freitas RA: 1970199746

Franciele Krogel RA: 2859123533

Projeto de abertura de uma Cooperativa de Recicladores de co-produtos.

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao curso superior de Tecnologia em Gestão Financeira, turma do 3º semestre, sob orientação dos professores: Professor EAD Osvaldo Coutinho Filho –Professor Presencial – Názila Bortolini.

JARAGUÁ DO SUL, 2016.

Relatório Parcial PROINTER III

Reciclar significa transformar objetos e materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos a partir do momento em que verificou-se os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.

Em meados dos anos de 1980, a produção de produtos descartáveis aumentou consideravelmente, assim, como consequência, a produção de lixo, principalmente nos países mais desenvolvidos.

O processo de reciclagem, além de preservar o meio ambiente, também gera lucro. Outro benefício é a quantidade de empregos que ela tem gerado em grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando oportunidade neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.


  1.  Reciclagem de Co-produtos:

A reciclagem é o processo de reaproveitamento de plásticos, vidros, papéis ou quaisquer outros materiais, orgânicos ou inorgânicos para a recuperação ou transformação a fim do reaproveitamento ou novo uso.

A conscientização sobre as questões do meio ambiente tem aumentado consideravelmente e, em conseqüência, a importância de novas e inovadoras tecnologias para o tratamento de resíduos ou co-produtos. Pesquisar, desenvolver e implementar novas tecnologias tem sido o foco das instituições. O desenvolvimento do processo e a forma de tratamento dos materiais são fatores decisivos que contribuem para a uma vida mais sustentável.

Com a reciclagem pode-se prolongar a vida de um determinado material dando-lhe um novo uso, por exemplo, ao transformar artesanalmente produtos considerados como lixo em artigos de adorno ou de uso cotidiano.

  1. Lista de materiais recicláveis:
  • Papel e papelão;
  • Água proveniente de processos industriais;
  • Garrafas PET;
  • Latas de alumínio;
  • Vários tipos de metais: cobre, aço, chumbo, latão, zinco, entre outros;
  • Plástico;
  • Pneus;
  • Tinta;
  • Restos da construção civil;
  • Restos de alimentos e partes dos mesmos que não foram aproveitados;
  • Óleo;
  • Galhadas;
  • Garrafas de vidro (cervejas, refrigerantes, etc.).
  1. Inserção econômico-social das pessoas desempregadas e sem qualificação profissional:

A geração de renda para os catadores de recicláveis e de emprego nas indústrias de reciclagem, irá combater com dignidade a miséria de parte significativa da população mais necessitadas das áreas urbanas. Este grupo tem sua atividade profissional reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, cuja implementação formalizada da coleta seletiva pode incrementar a renda de uma grande quantidade desses profissionais.

  1. Modelos de Cooperativas existentes no país:

No Brasil, é impensável falar de reciclagem sem citar os catadores de materiais e as cooperativas de recicláveis. Não existem números fechados, mas calcula-se que existam em média de 300 mil a 1 milhão de catadores em atividade no país.

A profissão, no entanto, não é tão glamourosa e reconhecida quanto o papel social e ambiental que os catadores exercem. Pelo contrário, sua grande maioria percorre em média de 30 quilômetros por dia, debaixo de chuva e sol, em busca de materiais que, muitas vezes, só são encontrados dentro de sacos de lixo e puxando em média cerca de 400 quilos de recicláveis.

A empresa Ambiental Limpesa Urbana e Saneamento, de Jaraguá do Sul, faz a coleta seletiva de lixo reciclável na cidade. A organização oferece emprego com carteira assinada para desempregados analfabetos oferecendo assim, um trabalho com salário digno ás pessoas com mais dificuldade de inclusão no mercado de trabalho. Támbém, disponibiliza aos interessados alfabetização da 1ª (primeira) à 8ª (oitava) série do ensino fundamental.

Assim como diz a Equipe Progeto Repanflor (2001, pag. 4);

“Qualificar ou requalificar trabalhadores e trabalhadoras, desenvolvendo habilidades básicas, específicas e de gestão, que propiciem sua inserção ou reincerção no mercado de trabalho, melhoria da qualidade e da produtividade de bens e servisos, elevação da renda pessoal e familiar e melhoria geral da qualidade de vida das comunidades a que pertençam.”

É um dever social das empresas e/ou coopertivas inserir e qualificar cidadãos que queiram ingressar no mercado de trabalho de forma digna e correta.

  1. Sociedade Civil Organizada:

Sociedade civil são ações coletivas voluntárias em torno de interesses, propósitos e valores. Suas formas institucionais são distintas daquelas do estadofamília e mercado, embora, sociedade civil, família e mercado sejam freqüentemente complexos, indistintos e negociados.

Uma sociedade civil organizada é uma estrutura organizativa cujos membros servem o interesse geral através de um processo democrático, ou seja, reunião de um grupo social ou de vários grupos sociais organizados que atuam como intermediários entre os poderes públicos e os cidadãos que se unem e se organizam em prol da conquista de algum objetivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (182.8 Kb)   docx (48.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com