TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pronunciamento Contábil Conceitual – CPC 00 e da demonstração da escrituração contábil atrelados aos fatos contábeis de uma empresa tributada pelo regime do lucro real

Por:   •  6/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  21.072 Palavras (85 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 85

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

Dedico o presente trabalho aos meus pais, aos meus professores e tutores, e a todos que contribuíram direta ou indiretamente para a minha formação, pois, talvez não existam palavras suficientes que permitam agradecer a vocês por estarem na minha vida e pela grande ajuda motivação, apoio e principalmente pela paciência, pois com o objetivo de trazer o melhor para vocês esse sonho não seria possível.

Agradecimentos[pic 15]

Agradeço primeiramente a Deus por me proporcionar tamanhas conquistas em minha vida e dar forças nos momentos de dificuldade. A minha família e amigos que me ajudaram durante todo esse processo de lutas e conquistas, aos tutores que nos acompanharam nessa grande caminhada nos motivando sempre torcendo por todos nós. A UNOPAR pela grande oportunidade de concluir o tão sonhado ensino superior.


RESUMO[pic 16]

O presente trabalho possui por escopo propagar o aprendizado das disciplinas ministradas no decorrer do curso de Ciências Contábeis, alinhada com a teoria por meio do estudo estrutural das demonstrações contábeis formalizada pelo Pronunciamento Contábil Conceitual – CPC 00 e da demonstração da escrituração contábil atrelados aos fatos contábeis de uma empresa tributada pelo regime do lucro real. Para tal, optou-se pelo empreendimento do setor do comércio que atuará no mercado varejista de artigos de vestuário. A metodologia empregada no presente processo foi à pesquisa bibliográfica com a objetividade de alcançar maiores informações e dar apoio ao tema em estudo e o emprego de um sistema informatizado. E como resultado principal do estudo, observa-se a tamanha importância de se empregar as ferramentas da contabilidade e fazer uso de suas práticas que muito auxiliam a conhecer a situação financeira e econômica do empreendimento e proporciona a sua vitalidade e crescimento.

Palavras-chave: Contabilidade. Livro Diário. CPC 00. Ciências. Contábeis.


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        6

2. METODOLOGIA        7

3. desenvolvimento        8

3.1 relatório de estagio        8

3.2 pronunciamento contábil conceitual – cpc 00        9

3.2.1 Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro.        9

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS.        15

REFERÊNCIAS        16

APENDICES        17

APENDICE a – CONTRATO SOCIAL        17

APENDICE b – LIVRO DIÁRIO        19

apendice c – MEMÓRIA DE CÁLCULO para apuração DO IMPOSTO DE RENDA E CONTRIBUIÇÃO SOCIAL        57

apendice d – DIVERSOS        59


1. INTRODUÇÃO

 A ciência contábil tem como objetivo o fornecimento de informações acerca do patrimônio das entidades, possui técnicas e ferramentas capazes de manter uma gestão de qualidade proporcionando saúde e maximização dos recursos do empreendimento, a contabilidade vem a ser uma das ciências mais aplicadas ao mundo dos negócios, haja vista que a mesma fornece informações tempestivas e devido a sua grande importância está presente em todos os processos deliberativos da organização. Trabalhando com dados objetivos e exatos a contabilidade registra-os e transforma em informações, que embasam os processos deliberativos da gestão.

Aliando os presentes conceitos, e métodos, chegamos ao desempenho do profissional contábil que cabe ao mesmo obedecer às regras e princípios da ciência contábil, devendo este seguir as diretrizes emanadas pela legislação tributária para a coesa e coerente apuração, registro e arrecadação tributária aos cofres públicos que incidem sobre as atividades de diversas naturezas e ainda utilizar as tecnologias ofertadas pela contabilidade, uma vez que diante em face de um mercado altamente competitivo, a contabilidade propicia ao gestor ter uma verdadeira radiografia da situação financeira da empresa, auxiliando o mesmo a organizar estratégias melhores para o alcance de metas, dando luz a informações importantes para as deliberações. Porém, ocorre uma considerável dificuldade de assimilação entre teoria e prática contábil na contabilidade, nas instituições de ensino superior, pois é relevante a situação onde os diferentes cenários dinâmicos não conseguem levar os estudantes a conhecerem as reais situações do dia-a-dia, impossibilitando os mesmos de colocar em prática aquilo que foi assimilado.

Logo, o presente trabalho vem a tratar das técnicas presentes no dia a dia aliadas a parte teórica, facilitando um estudo das estruturas das demonstrações contábeis instituídas pelo Pronunciamento Contábil Conceitual – CPC 00 e da demonstração da escrituração contábil de todos os fatos contábeis de uma empresa.

O trabalho divide-se em cinco seções, de inicio tem-se a parte introdutória, passando a metodologia utilizada no estudo, na terceira seção encontram-se os o relatório de campo e o estudo do Pronunciamento Contábil Conceitual – CPC visando embasar os procedimentos contábeis da empresa, na quarta ocorreram as considerações finais sendo finalizado com os apêndices de toda escrituração contábil elaborada em sistema informatizado.


2. METODOLOGIA

Buscando atingir as metas propostas para o desenvolvimento desse estudo, na concretização do presente trabalho, fez-se a utilização de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa. Como o próprio nome diz a pesquisa exploratória constitui-se em um estudo relacionado a um determinado tema que tem por escopo a busca e alinhamento de dados, propiciando uma maior familiarização com determinada questão ou mesmo problemática, tornando-o mais explanado possível. Já a parte que tange a abordagem qualitativa é alinhada e mostrada pela análise dos conceitos das teorias e também das linhas de pensamento relacionadas a pensadores acerca do assunto, otimizando e fazendo uso na organização destes conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (201 Kb)   docx (614.2 Kb)  
Continuar por mais 84 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com