TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MAPA CONCEITUAL DO VALOR DO DINHEIRO NO TEMPO - COMPRA DO EQUIPAMENTO - EMPRESA J.J. PRINTING

Por:   •  9/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  2.229 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade Individual

MATRIZ DE MAPA CONCEITUAL

Disciplina: Administração Financeira- Decisões de Financiamento e Investimento

Módulo: 4 - Atividade Individual

Aluno: THIAGO ANDRADE DE ARAÚJO

Turma:

MAPA CONCEITUAL DO VALOR DO DINHEIRO NO TEMPO - COMPRA DO EQUIPAMENTO - EMPRESA J.J. PRINTING

[pic 2]

BREVE CONSIDERAÇÕES A CERCA DOS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS.

O cálculo do Valor Presente Líquido – VPL, leva em conta o valor do dinheiro no tempo. Portanto, todas as entradas e saídas de caixa são tratadas no tempo presente. O VPL de um investimento é igual ao valor presente do fluxo de caixa líquido do projeto em análise, descontado pelo custo médio ponderado de capital.

Payback é o período de tempo necessário para que as entradas de caixa do projeto se igualem ao valor a ser investido, ou seja, o tempo de recuperação do investimento realizado.

Payback Descontado é o período de tempo necessário para recuperar o investimento, avaliando-se os fluxos de caixa descontados, ou seja, considerando-se o valor do dinheiro no tempo.

Taxa Interna de Retorno – TIR é a taxa “i” que se iguala as entradas de caixa ao valor a ser investido em um projeto. Em outras palavras, é a taxa que iguala o VPL de um projeto a zero.

O índice de lucratividade é um método que considera a razão entre o valor atual líquido do investimento e o Valor Inicial do Investimento (I[pic 3]), para uma dada taxa de desconto.

AVALIAÇÃO DA AQUISIÇÃO DO EQUIPAMENTO PARA A J.J. PRINTING.

[pic 4]

De acordo com a metodologia e as premissas apresentadas anteriormente os resultados encontrados para a Avaliação Econômico-Financeira estão apresentados a seguir:

[pic 5]

DECISÃO SOBRE A AQUISIÇÃO DO EQUIPAMENTO E JUSTIFICATIVA (CRIAÇÃO DE VALOR)

A análise econômico-financeira e a decisão sobre a viabilidade de um projeto de investimento exige o emprego de métodos, critérios e regras que devem ser obedecidas. Apesar de não existir um critério único, unanimemente aceito pelos empresários, acionistas, órgãos e instituições de financiamento, abordamos um resumo dos 4 indicadores mais utilizados na análise e seleção de projetos de investimentos, bem como as respectivas considerações sobre de cada um.

Passamos a análise do presente caso onde à empresa J.J. Printing pretende fazer aquisição de um equipamento, tal aquisição consiste na importação de uma impressora de ponta para implementação de um processo de modernização de sua atividade empresarial.

 I - Análise de Valor presente Líquido - VPL.

No presente caso o VPL calculado foi de R$ 344.406,38.

O valor do VPL é positivo, logo a soma na data 0 de todos os capitais do fluxo de caixa será maior que o valor investido. Como se trabalha com estimativas futuras de um projeto de investimento, pode-se dizer que o capital investido será recuperado, que será remunerado à taxa de juros que mede o custo de oportunidade do capital (12% a.a.) e que o projeto irá gerar um lucro extra, na data 0, igual ao VPL. Segundo este indicador o projeto deve ser aceito.

II - Análise do Payback - PPS e PPD.

No presente caso o Payback - PPS calculado foi de 3 anos e 3 meses.

No presente caso o Payback - PPD calculado foi de 4 anos e 4 meses.

Para a presente análise consideramos a taxa de desconto igual a 12% a.a. e consideramos o método mais utilizado é o Payback - PPD que recorre à atualização. De acordo com este critério, aceitam-se os projetos que possuam um payback inferior ao período de recuperação do capital investido pretendido pelo promotor do projeto, no entanto, quando não é fixado este período, aceitam-se os projetos cujo payback seja inferior ao período de vida do projeto. Portanto, sob análise deste indicador o projeto seria viável.

III - Análise da Taxa Interna de Retorno - TIR.

No presente caso a TIR calculada foi de 17,89% a.a..

Para a presente análise consideramos a TMA igual a 12% a.a.. Assim, o projeto de investimento é considerado viável, segundo este critério, pois sua TIR é maior que o custo de oportunidade dos recursos para sua implantação. Quanto maior a TIR, maior a atratividade do projeto.

TIR > TMA o projeto deve ser aceito

[pic 6]

IV - Análise do Índice de Lucratividade - IL.

No presente caso o IL calculado foi de 1,16a.a..

Para a presente análise consideramos a taxa de desconto igual a 12% a.a.. Assim, o projeto de investimento é considerado viável, segundo este critério, pois seu IL é maior que 1. Quanto maior o IL, maior a atratividade do projeto.

Conclusão

Em decorrência de todo o exposto nas análises individuais dos índices financeiros expostos anteriormente conclui-se que o projeto de modernização da atividade empresarial da J.J. Printing através da aquisição por meio de importação de um equipamento de impressão de ponta é viável do ponto de vista econômico-financeiro.

Bibliografia:

WILKER, B. Objetivos da administração financeira. Administradores, 2013. Disponível em: . Acesso em: maio 2016.

CHIAVENATTO, A. Gestão Financeira: uma abordagem introdutória. 3 ed. São Paulo: Manole, 2014. Disponível em: < http://fgvrj.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788520439104/pages/-12>. Acesso em: maio 2016.

LUZ, A. E. Introdução à administração financeira e orçamentária. Curitiba: Intersaberes, 2015. Disponível em: < http://fgvrj.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788544301814/pages/-2>. Acesso em: maio 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (287.2 Kb)   docx (159 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com