TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré Projeto Auditoria

Por:   •  28/6/2016  •  Artigo  •  1.309 Palavras (6 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

A elaboração do pré-projeto visa à aplicação do conhecimento teórico a prática, cedendo ao discente a oportunidade de aperfeiçoamento dos seus conhecimentos adquiridos durante o semestre na disciplina de Metodologia Cientifica.

O presente trabalho tem por objetivo orientar, aperfeiçoar e preparar o acadêmico para a elaboração do projeto de TCC e monografia, que é apresentado ao final do curso. Portanto o acadêmico que se prestar a estudar e aprender os métodos da referida componente, não terá grandes dificuldades na hora da elaboração do projeto final do curso, evitando assim possíveis erros, constrangimentos e até mesmo reprovação do projeto.

2. JUSTIFICATIVA

Não basta ser um bom auditor de empresas privadas para poder exercer com a mesma eficiência auditorias no setor público. Existem diferenças a serem observadas, e o principio da exclusão é um dos elementos esclarecedor, das diferentes concepções, o acesso a bens e serviços é estabelecido por quem às possuem.

O presente trabalho tem o objetivo de tentar esclarecer essa diferença entre as ações nos dois setores, saber se esse princípio pode ser respeitado pelos citados setores, de fins lucrativos, e para tal processo de diferenciação é necessário o conhecimento sobre seus aspectos.

        

3. PROBLEMÁTICA

A Auditoria do setor público e privado tem os mesmos princípios? Um auditor de empresas privadas pode também pode prestar serviços de auditoria para órgãos públicos usando dos mesmos princípios?

A necessidade dos setores estatais são paralelos aos mercantis?

4. OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL

  • Enfatizar as diferenças de atuação da pericia contábil nos setores público e privado.

4.2 OBEJTIVOS ESPECÍFICOS

  • Analisar se os mesmos princípios podem ser usados com a mesma eficiência pelos dois setores.
  • Apontar características do setor público que, tem suas características semelhantes ao sistema usado no mercado privado.
  • Esclarecer os pontos onde essas características se diferem, se visam o bem estar de ambas as partes.

5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Ao tratarmos sobre os ensinamentos e formação na área contábil logo fazemos uma ligação direto com a economia financeira, ou seja, empresas privadas que visam apenas o lucro financeiro, muitas vezes deixando de esclarecer que essas auditorias também são usadas no setor governamental. O principio da exclusão é um dos elementos que diferenciam as concepções de cada setor, se um consumidor necessita de uma mercadoria ou serviço, ele deve pagar por ele, e se sujeitar as condições que seus donos oferecem, esse é um fator limitador, se o consumidor puder pagar ele poderá usufruir e se não, e é chamado de sistema de mercado.

O principio da exclusão (mercado) é inadequado ao setor estatal, pois é para ser usado como um todo, e não isoladamente ou particular, visando o bem de todos, ou mesmo de uma determinada região. Nem todas as necessidades são individuais e muitas têm urgência no seu processo, um exemplo é a necessidade social, usando como exemplo a educação pública, que deve atender a necessidade de toda uma nação. Já nas necessidades meritórias, há uma forma singular entre o setor mercantil e estatal, ela atende tanto aos interesses da cidadania como a do grupo econômico.

O problema dessa tentativa de imitação de mercado acaba por prejudicar as formas com que as formas estatais agem, pois na maioria dos casos o cidadão se ver na situação de ter que escolher o que é prioridade, ou seja, tem sempre que abrir mão de algo.

Vela Bargues (1992) aponta três características do setor publico que contrastam com a forma estatal de gerenciamento, que são a heterogeneidade; a fragmentação do poder e a responsabilidade.

A heterogeneidade é caracterizada, pela grande variedade de serviços prestados pelo setor público e o grande numero de entidades de complexidade diferenciada, os objetivos socioeconômicos e as vinculações politicas e legais e a adoção de diferentes práticas contábeis  e estrutura das organizações são outros componentes desta característica.

A fragmentação do poder é para Vela Bargues (1992) uma consequência da própria heterogeneidade. Para a American Accounting Association , essa divisão do poder é característica do sistema democrático em que as decisões são tomadas diante de um volume complexo de temas, pressões, eixos e politicas.

Ao comentar a terceira característica, Vela Bargues (1992) lembra-nos que a responsabilidade do gestor público deriva do parlamento e é diante dele que os resultados devem ser avaliados. Por outro lado, aponta que essa responsabilidade adquire conotações especiais e muito particulares devido à fragmentação de poder e principalmente em função do grande número de repartições. Para ele, a maximização do bem-estar dos políticos eleitos e dos seus eleitores pode diferir em várias ocasiões.

A auditoria, seja publica ou privada tem seu fundamento e apoio no sistema de informações contábeis, por esse motivo faz-se necessário saber diferenciar entre um sistema público e privado.

As normas de auditoria são firmadas pelos órgãos reguladores da profissão contábil, em todo o planeta, com o objetivo de disciplinar o exercício da profissão, recomenda-se a obediência a legislação própria de cada uma.

Para um melhor entendimento dessas diferenças, será demostrado no quadro as características de cada uma.

Quadro 4.1 comparativo da composição dos usuários da informação contábil.

Setor público

Setor privado

Terceiro setor

Diretores

Associações de servidores

Credores

Investidores

Publico em geral

Instituições financeiras

Contribuintes

Analistas de resultados

Gerentes

Sindicatos de empregados

Fornecedores

Acionistas

Terceiros e interessados

Bancos e comerciais

Clientes

Analista do lucro e perdas

Dirigentes

Associados e colaboradores

Fornecedores

Instituidores e afiliados

Terceiros e interessados

Bancos comerciais

Parceiros e financiadores

Analistas de desempenho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (141.2 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com