TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pós-graduação Lato Sensu em Controladoria

Por:   •  25/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  29 Visualizações

Página 1 de 4

Turma: Pós-graduação Lato Sensu em Controladoria

Título da atividade: Estudo de Caso -

Aluno: Amanda de Oliveira

Disciplina: Controladoria

1 – Introdução (apresentação, situação problemática, problema da pesquisa, hipóteses, objetivos geral e específicos, justificativas)

 

O presente trabalho, aborda a análise da conduta do Controller, sobre o caso Banco Panamericano, conforme informe do Banco Central do Brasil e A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) multou a instituição, ex-administradores, e membros de comitês da instituição, foi apurado fraldes nas demonstrações contábeis e relatórios de provisão para devedores duvidosos além da conduta ética dos membros do comitê.

Objetivo desse estudo de caso, é examinar seguinte problemática: Como a Controladoria deveria ter evitado as fraldes alertando os ex-diretores e comissão do comitê em respeito a conduta antiética.

Para atingir os objetivos propostos neste trabalho, formulamos as seguintes hipóteses para pesquisas.

  • A controladoria é qualificada para impedir e identificar fraudes contábil;
  • A falta de ética e transparência levaram os acusados levaram os responsáveis a cometer o ato criminoso.

Quanto à justificativa, entende-se que a atuação do controlador visa evitar e direcionar às instituições na tomada de decisão, direciona através de procedimentos comunica possíveis fraudes contábeis, de fato o controller está ganhando visibilidade.

2 - Desenvolvimento

O grupo de administradores do banco Panamericano, realizava algumas não conformidades em sua gestão, onde foi comprovada uma fraude nos balanços patrimoniais, envolvendo a compra de ações, como forma de indicar lucro alto e grande volume de ativos.                 

Nessa tese os gestores, deixaram de seguir as normas tais quais.

Os envolvidos infringiram o código de Ética do Concelho Federal de Contabilidade –(CFC), através da NBC TI 01, que é responsável pela conduta do profissional tem objetivo fixar a forma que conduz o contabilista, quanto ao exercício profissional, os princípios que norteiam e são os pilares dentro das instituições, desta forma foi explicito a falta de ética entre os profissionais.

Conforme descrito por Venosa (2004)

A fraude é processo astucioso e ardiloso tendente a burlar a lei ou convenção preexistente ou futura(...). Aquele que frauda atém-se as disposições legais, frustrando o fim a que se destina a norma. (Venosa, 2004).

        

Tempestividade disponibiliza informações para os usuários antes que ela perca a sua capacidade de ser útil para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) e tomada de decisão, a imprudência dessa conduta, não só, as demonstrações contábeis, mas também as vida financeira, e comprometendo o desempenho da organização.

Evidentemente, aos envolvidos na fraudes, tenham conhecimento intelectual basto para real situação da instituição financeira, e buscaram burlar a situação, em de fato deveriam buscar soluções legalizadas para super o erro cometido e consequentemente a instituição iria transmitir transparência em transações a fim de beneficiar o todos usuários, aumentando a atratividade de mercado.

 

Com tudo, o conhecimento necessário para se desempenhar uma função de controller com agilidade e eficiência segundo o modelo tradicional da controladoria previsto por Heckert e Wilson (Apud, SANTOS, et al, 2005) estabelece que:

O controller é o chefe contábil que supervisiona e mantém os registros financeiros formais da empresa. Ele é visto como o executivo que se preocupa com a contabilidade geral, contabilidade de custo, auditoria, impostos e talvez com seguros e estatística (SANTOS, CALIJURI E SANTOS, 2005, p.4).

O profissional da controladoria tema a missão de coordenar os esforços para alcançar a sinergia, garantindo a missão e da continuidade da organização e alertando possíveis fraudes. É necessário compreender os processos e pessoas de uma maneira sutil, sem que isso tenha interferência negativa na organização, pois o controller exercer influência significa e estar ao lado diretores na tomada de decisões. No caso do Banco Panamericano, teriam sido diferentes, caso o controller tivesse cautela de seguir os procedimentos éticos, verificado os demonstrativo, analisados dos dados nos quais tinha informações relevantes de grandes impactos econômicos.

Análise da informação: o controller deve estar suficientemente confortável com a informação financeira para prontamente compreender o significado das variações dos índices e o que eles anunciam para a companhia.

Entretanto, conflito de interesse surgiu quando o banco Panamericano questionou a tratava da conclusão da fusão, que tinhas regras específicas, quotas definidas e prazo para encerrar. Porém quando existe segregação de pessoas, informações e banco de dados, não há conflito de interesse. Entrasses nas quais o banco Caixa estava avaliando.

Além de que, o controller juto a contabilidade não adotou procedimentos adequados e suficientes que lhe permitissem detectar graves irregularidades contábil praticando sistematicamente pela administração da instituição financeira;

3 - Conclusão

Observe-se que no estudo de caso, os métodos utilizados pela instituição financeira, a prática fraudulenta, ao posto de vista da controladoria, destaca-se diversos procedimentos que distorceram os ricos através dos documentos gerados. Conclui-se que as normas brasileiras atendem aos princípios e de fato foi enfático na sua penalidade.

Ressaltando, onde seu objetivo, tem-se sua finalidade o controle determinada as necessidades. Todo esse controle também passa por um sistema de avaliação, buscando verificar sua atuação e capacidade, devido a importância de seu planejamento para a organização. Esses fatores, fazem com que esse processo, solucione uma série de métodos, melhore outros, gere resultados e forneça mais informações a gestão.

Portanto, com a elaboração do presente trabalho, chegou-se aos objetivos estabelecidos inicialmente, além de responder o problema determinado para o estudo.    

Fazendo do material, um conteúdo recomendado aos acadêmicos das áreas relacionados a pós-graduação em controladoria.

4 - Referências bibliográficas

CVM multa Grupo Silvio Santos em R$ 38 milhões no caso Panamericano. Disponívelem<https://valor.globo.com/financas/noticia/2018/02/27/cm-multa-grupo-silvio-santos-em-r-38-milhoes-em-caso-panamericano.ghtml>. Acesso em: 10 out. 2023.

Fator administrava fundo do Banco Panamericano(nd). Extra On-line.https://extra.globo.com/economia-e-financas/fator-administrava-fundo-do-banco-panamericano-25746.html Recuperado em 12 out. 2023.

RODRIGUES, D. NBC TA – de Auditoria Independente de Informação Contábil Histórica. Disponível em: <https://cfc.org.br/tecnica/normas-brasileiras-de-contabilidade/nbc-ta-de-auditoria-independente/>. Acesso em: 10 out. 2023

.

RODRIGUES, D. Código de Ética Profissional do Contador é atualizado: saiba o que mudou. Disponível em: <https://cfc.org.br/noticias/codigo-de-etica-profissional-do-contador-e-atualizado-saiba-o-que-mudou/>. Acesso em: 11 out. 2023.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (102.5 Kb)   docx (194.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com