TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTIONÁRIO GERAL – ATUARIAL – SEGUNDO BIMESTRE

Por:   •  11/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.348 Palavras (10 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 10

        QUESTIONÁRIO GERAL – ATUARIAL – SEGUNDO BIMESTRE

  1. Considerando que o CPC 25  traz como definição de Provisão como sendo um Passivo de prazo ou de valor incerto, que deve ser  reconhecida quando   houver uma Obrigação presente resultante de evento passado; Que ela seja uma Provável  necessidade de saída de recursos; e ainda que Tenha uma estimativa confiável do valor da obrigação, analise as proposições e marque a alternativa correta para as Provisões Técnicas – englobam o risco tipo 1.
  1. São riscos prováveis em função da atividade de “seguros”;
  2. Precisam ser mensuradas e reconhecidas nas demonstrações contábeis.
  3. Em média, 70 a 80% do passivo de entidades seguradoras é composto por Provisões Técnicas
  1. Estão Corretas as proposições I e II;
  2. Estão Corretas as proposições II e III;
  3. Estão Corretas as proposições I e III;
  4. Estão Corretas as proposições I,  II e III.

  1. Sendo que Provisão de Prêmios Não Ganhos – PPNG é considerada um Risco de não recebimento de Prêmios ao longo da vigência do Contrato; Que ela contempla todas as possíveis reduções no Prêmio (Sinistros, despesas extraordinárias, operações de Cosseguros entre outros, analise as proposições e em seguida marque a alternativa correta.
  • I - É Estabelecida conforme o cenário do mercado versus estimativas atuariais;
  • II - Não obstante, no seu cálculo regularmente utilizado leva em consideração os Prêmios Emitidos Líquidos versus Período de Cobertura do Risco;
  • III- O Resultado pode ser descontado do Prêmio de Resseguro Cedido versus Período de risco a decorrer.
  1. Estão Corretas as proposições I e II;
  2. Estão Corretas as proposições II e III;
  3. Estão Corretas as proposições I e III;
  4. Estão Corretas as proposições I,  II e III.

3) Partindo do disposto que os Registros (atos e fatos) das operações em contabilidade atuarial devem seguir as Características da Informação  Contábil, que os Atos e fatos devem ser registrados pelo princípio de competência, é correto afirmar o que se apresenta nas proposições a seguir. Assim, analise as afirmativas e marque a alternativa correta.

  • I- Para as Receitas de Prêmios o Registro diferido será realizado  pelo valor total quando da emissão da apólice e Apropriadas quinzenalmente aos resultado, proporcionalmente ao transcorrer do tempo e vigência do risco.
  • II – As Despesas de Comercialização serão Diferidas no momento da emissão e Reconhecidas no resultado na proporção do reconhecimento do prêmio.
  • III- O Sinistro será registrado contabilmente, quando avisado, e Reconhecido no resultado na proporção do reconhecimento do prêmio.
  1. Estão Corretas as proposições I e II;
  2. Estão Corretas as proposições II e III;
  3. Estão Corretas as proposições I e III;
  4. Estão Corretas as proposições I,  II e III.

  • 4) Ponderando que se entende por Cosseguro como sendo um  Seguro realizado por dois ou mais seguradores, e que o Resseguro ocorre quando um Segurador Transfere para outrem parcialmente do risco, mediante uma Comissão de Resseguro analise as proposições a seguir e marque a alternativa correta.
  • I- Com relação ao Prêmio do Cossegurador se a Cosseguradora receber diretamente sua parcela do segurado, não precisa ser registrado.
  • II- Se a seguradora recebe integralmente o prêmio, depois repassa para a Cosseguradora, registra-se O recebível (Prêmio) a débito (Cossegurador) e o repasse ao Cossegurador na conta Caixa.
  • III- No Cosseguro o Registro do sinistro deverá ser realizado a Débito – Ativo-Cosseguros-Recuperação a Receber e a Crédito – Resultado-Despesa com Sinistros.
  1. Estão Corretas as proposições I e II;
  2. Estão Corretas as proposições II e III;
  3. Estão Corretas as proposições I e III;
  4. Estão Corretas as proposições I,  II e III.
  • 5) Considerando que em Resseguro o Registro Inicial: Contabilização da Comissão de Resseguro a receber e que pode-se, se interessante, indicar as operações em notas explicativas, analise as proposições a seguir e em seguida marque a alternativa correta.
  • I – Na contabilização do Resseguro os Prêmios de Resseguro deverão ser registrados a Débito - Ativo – Prêmios de Resseguros Diferidos e a Crédito – Passivo – Resseguradoras.
  • II- Na contabilização do Resseguro as Comissão de Resseguros serão registradas a Débito – Comissão Resseguro a Receber e a Crédito – Prêmios de Resseguradores.
  • III- A contabilização do Sinistro será feita a Débito – Ativo – Recuperação de . Resseguros e a Crédito – Receita – Despesa com Sinistros.
  1. Estão Corretas as proposições I e II;
  2. Estão Corretas as proposições II e III;
  3. Estão Corretas as proposições I e III;
  4. Estão Corretas as proposições I,  II e III.

6)  A Previdência Social é um seguro, que garante a renda do contribuinte e de sua família, em casos de doença, acidente, gravidez, prisão, morte e velhice, e tem por Função Garantir tranquilidade presente, quanto a um futuro rendimento necessário. Assim analise as proposições a seguir e marque a correta.

  • I – A Previdência Social no Brasil tem  três regimes distintos e independentes entre si, sendo Regime Geral – Benefícios da Previdência Social (art. 201, CF/88), o Regime Próprio – Servidores Públicos (art. 40, CF/88) e o Regime Complementar – Previdência Complementar (art. 202, CF/88).
  • II- O Regime Geral tem Caráter contributivo, a Filiação é Obrigatória, e os Contribuintes são os Empregadores, empregados assalariados, domésticos, autônomos, contribuintes individuais e trabalhadores rurais.
  • III- Os Benefícios no Regime Geral são as Aposentadorias (Idade, invalidez, tempo de contribuição, especial), os Auxílios (doença, acidente, reclusão), a Pensão (morte, especial), o Salário-maternidade/família e a Assistência Social (BPC/LOAS).
  1. Estão Corretas as proposições I e II;
  2. Estão Corretas as proposições II e III;
  3. Estão Corretas as proposições I e III;
  4. Estão Corretas as proposições I,  II e III.
  • 7) Com relação ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), considerado Compulsório para o servidor público do respectivo ente federativo, e a emenda Constitucional 41/2003 define  o teto e subteto deste sistema, analise as proposições a seguir e em seguida marque a alternativa correta.
  • A) No Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) estão os Contribuintes: Servidores públicos, exceto Empregados em empresas públicas e  os Servidores temporários apenas.
  • B) No Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) estão os Contribuintes: Servidores públicos, Empregados em empresas públicas, Agentes políticos, Servidores temporários e Detentores de cargos de confiança.
  • C) No Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) estão os Contribuintes: Servidores públicos, exceto apenas os Empregados em empresas públicas.
  • D) No Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) estão os Contribuintes: Servidores públicos, exceto Empregados em empresas públicas, Agentes políticos, Servidores temporários e Detentores de cargos de confiança.
  • 8) Considerando que no Regime Complementar as Políticas são elaboradas pelo Ministério da Previdência Social (MPS) e a Execução é feita pelas,  Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) e Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Analise as alternativas e marque a correta.
  1. É Organizado em apenas um  segmento e Operado pelas Entidades Abertas de Previdência Complementar (EAPC) e Fiscalizado pela SUSEP.
  2.  O Regime complementar não tem caráter previdenciário.
  3. O Regime complementar não pode ser considerado  como Fundo de Pensão.
  4.  O Regime Complementar é um Regime facultativo, Desvinculado da Previdência Pública e tem Regras específicas nas Lei Complementar 108 e 109/2001.

9) Com relação ao Regime complementar é correto afirmar que a Administração e operação são de  plano de benefícios previdenciários criados por empresas a seus empregados, Ou por pessoas jurídicas profissional, classista ou setorial para seus associados. Neste sentido analise as proposições e marque a alternativa correta.

  • I- É uma  Instituição sem fins lucrativos, Regida por um estatuto e Composta minimamente por: Conselho Deliberativo; Conselho Fiscal e Diretoria Executiva.
  • II – Os Planos de benefícios são  previstos em lei, a Contribuição Definitiva tem  Valores do benefício com base no saldo acumulado do participante.
  • III- O Benefício Definido tem por  Fórmula de cálculo, tanto da contribuição quanto do benefício, estabelecido em regulamento e atuarialmente.
  • IV- A Contribuição Variável é  Individual na fase de atividade; fase de inatividade rendas vitalícias.
  1. Estão Corretas as proposições I ,  II e III;
  2. Estão Corretas as proposições II,  III e IV;
  3. Estão Corretas as proposições I e IV;
  4. Estão Corretas as proposições I,  II ,  III e IV.
  • 10) Considerando o disposto no Manual de Práticas e Procedimentos Contábeis do Mercado Segurador (2019) as demonstrações contábeis podem ser classificadas em individuais (entidade individualizada) ou consolidadas (grupo econômico1). Além disso, podem ser anuais (abrangem os fatos contábeis de todo o ano) ou intermediárias (período base de levantamento é menor do que um ano). E que as demonstrações individuais consideram a companhia de forma individualizada, específica, apresentando os ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas, despesas e fluxos de caixa dessa companhia. Leis as afirmativas e marque a resposta correta.
  • I - Os investimentos em controladas, coligadas, associadas ou joint ventures são apresentados no subgrupo de investimentos por meio do método da equivalência patrimonial (MEP).
  • II - As demonstrações consolidadas apresentam a situação econômico-financeira de um grupo econômico em que os ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas, despesas e fluxos de caixa da controladora e de suas controladas são apresentados como se fosse uma única entidade econômica, uma só companhia.
  • III- A entidade que deve apresentar as demonstrações consolidadas é a que controla uma ou mais controladas (a controladora).
  1. Estão Corretas as proposições I e II;
  2. Estão Corretas as proposições II e III;
  3. Estão Corretas as proposições I e III;
  4. Estão Corretas as proposições I,  II e III.
  • 11) De acordo com a Circular Susep n. 517/15, é obrigação das supervisionadas a elaborar demonstrações contábeis individuais, seja anual ou intermediária, e consolidadas. Para tal as demonstrações são compostas de:
  • I - Relatório da administração;  balanço patrimonial e  demonstração do resultado do período; demonstração de resultado abrangente,  demonstração das mutações do patrimônio líquido; demonstração dos fluxos de caixa;  notas explicativas; e  relatório do auditor independente sobre as demonstrações contábeis, apenas.
  • II - Balanço patrimonial e  demonstração do resultado do período; demonstração de resultado abrangente,  demonstração das mutações do patrimônio líquido; demonstração dos fluxos de caixa;  notas explicativas; e  relatório do auditor independente sobre as demonstrações contábeis, apenas.
  • I - Balanço patrimonial e  demonstração do resultado do período; demonstração de resultado abrangente,  demonstração dos fluxos de caixa;  notas explicativas; apenas.
  1. Esta Correta apenas a  proposição III;
  2. Esta Correta apenas a proposição II;
  3. Esta Correta apenas a proposição I;
  4. Estão Corretas as proposições I,  II e III.
  • 12) Com relação as demonstrações contábeis de acordo com o Manual de Práticas e Procedimentos Contábeis do Mercado Segurador (2019) é  correto afirmar o que se apresenta nas proposições a seguir. Assim, analise as conceituações e marque a alternativa correta.
  • I- O Balanço Patrimonial (BP) é a Demonstração contábil destinada a evidenciar qualitativa e quantitativamente a posição patrimonial e financeira da entidade em uma data determinada. Apresenta as contas
  • classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa.
  • II- A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é a Forma estruturada de se evidenciar as receitas auferidas e as despesas incorridas dentro de um período (exercício social), de modo a explicar como o resultado líquido foi gerado. Este resultado pode ser positivo (lucro) ou negativo (prejuízo) e considera os itens normais da operação e os tributos sobre o lucro e as participações no lucro concedidas a não acionistas.
  • III- A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) Evidencia itens de receita e despesa (incluindo ajustes de reclassificação) que não são reconhecidos na DRE por exigência ou permissão de pronunciamentos contábeis específicos.
  1. Estão Corretas as proposições I,  II e III.
  2. Estão Corretas as proposições II e III;
  3. Estão Corretas as proposições I e III;
  4. Estão Corretas as proposições I e II;
  • 13) Com relação as demonstrações contábeis de acordo com o Manual de Práticas e Procedimentos Contábeis do Mercado Segurador (2019) é  correto afirmar o que se apresenta nas proposições a seguir. Assim, analise as conceituações e marque a alternativa correta.
  • I – O Relatório de Administração deve evidenciar os negócios sociais e os principais fatos administrativos ocorridos no período considerado, os investimentos em outras empresas, a política de distribuição de dividendos e de reinvestimentos de lucros, entre outros assuntos.
  • II- A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL)tem como objetivo informar a movimentação ocorrida durante o exercício nas diversas contas que compõem o Patrimônio Líquido (PL), permite a visualização do fluxo de uma conta para outra e indica a origem e o valor de cada acréscimo ou diminuição no PL durante o exercício.
  • III- As Notas explicativas (NE) Possuem como objetivo principal fornecer as informações adicionais necessárias ao entendimento da situação patrimonial e do desempenho obtido pela companhia que divulga as demonstrações contábeis, mas, não faz  menção de fatos que podem alterar futuramente essa situação patrimonial.
  1. Estão Corretas as proposições I,  II e III.
  2. Estão Corretas as proposições II e III;
  3. Estão Corretas as proposições I e III;
  4. Estão Corretas as proposições I e II;
  • 14) Considerando as normas aplicadas a Contabilidade de Seguros vigentes a técnica contábil da escrituração das operações de seguro deve atender aos seguintes aspectos formais estabelecidos pela Circular Susep n. 517/15. Neste sentido analise as proposições e marque a alternativa correta.
  • I - A escrituração deve ser completa, mantendo-se em registros permanentes todos os atos e fatos administrativos que modifiquem ou venham a modificar, imediatamente ou não, sua composição patrimonial;
  • II- O simples registro contábil não constitui elemento suficientemente comprobatório, de modo que a escrituração deve ser fundamentada em documentos hábeis para a perfeita validade dos atos e fatos administrativos;
  • III- A contabilização será centralizada na sede da seguradora, utilizando-se registros auxiliares de contabilidade, com observância das disposições previstas em leis, regulamentos, resoluções do CNSP e circulares da Susep;

IV) As conciliações das rubricas contábeis com os respectivos controles analíticos deverão ser realizadas mensalmente e mantidas atualizadas.

  1. Estão Corretas as proposições I ,  II e III;
  2. Estão Corretas as proposições II,  III e IV;
  3. Estão Corretas as proposições I e IV;
  4. Estão Corretas as proposições I,  II ,  III e IV.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (94.2 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com