TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características Geológicas da Formação Serra Geral na área drenada pelo rio Marrecas

Por:   •  4/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.651 Palavras (7 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 TEXTO RESENHADO 3

REFERÊNCIAS...........................................................................................................7

1 TEXTO RESENHADO

Tendo como autores: PAISANI, Julio Cesar; PONTELLI, Marga Eliz; ANDRES, Juliano; PASA, Vaniza e MARINHO, Fabíola Rakel. Características geológicas da Formação da Serra Geral na área drenada pelo rio Marrecas (Sw Paraná): Londrina. Fundamentos para análise Geomorfológica. Disponível em: htpp://www.uel.br/revistas/UEL/índex.php/geografia/article/view/2353/2039>.

O artigo apresenta as características geológicas da Formação Serra Geral na área drenada pelo rio Marrecas, sua espessura, como foi determinada, sua sequência de derrames que foi individualizada e apresentando suas características em relação à estrutura, textura, tipo de afloramento e orientação das diáclases em 57 afloramentos. E também como se deu a distribuição espacial de derrames, técnicas utilizadas, contendo estudos em campo, sendo realizadas medição e orientação das diáclases da zona central dos derrames. Chegando a conclusão da espessura com afloramento e seus derrames na área dissecada pela drenagem do rio.

Onde o respectivo artigo é apresentado dividido em dois tópicos: primeiramente as características gerais da área de estudo, em seguida os resultados dos estudos e suas subdivisões: (espessura da formação da Serra geral, individualização da sequência de derrames, classificação química das rochas dos derrames, distribuição espacial dos derrames, a orientação de lineamentos e em seguida com a conclusão).

Sendo que os autores tem o intuito de trazer informações sobre as características geológicas da formação da serra geral na área drenada pelo rio Marrecas, verificando em estudos que o rio Marrecas possui uma bacia hidrográfica assimétrica, com possíveis influências tectônicas de acordo com análise topológicas, mas sendo escassos esses resultados.

Considerando que a Formação da Serra geral, apresenta um grande acontecimento vulcânico em eras passadas, não é possível afirmar com certeza, se as superfícies atuais ocorridas pelos derrames estão em sua máxima exposição ou são resultados de antigas superfícies de erosão. Outros dados surgem, com o estudo através das sondagens de prospecção de água subterrânea, (Poço termas Anila), apresentando 1358 metros de espessura, mais 836 de altitude onde o poço foi colocado, levando em consideração estudos anteriores sobre outras regiões da Bacia do Paraná.

Com os exemplares obtidos do poço termas Anila, por estarem triturados dificulta obter a sequência de derrames, assim foi feito a descrição de afloramentos para individualizá-los. Observou-se estrutura, textura, cor, tipo de afloramentos e suas localizações, observando que os derrames foram marcados por três zonas estruturais distintas. Tendo 12 derrames individualizados e com espessuras variáveis.

Sendo a classificação das rochas e acidez dos derrames, feita tendo por base a espessura dos derrames devido a restrições financeiras.

Através de técnicas de geoprocessamento, foi feita a distribuição espacial dos derrames na área drenada pelo rio Marrecas. Um afluente do rio Marrecas, o rio quatorze percebe-se que a orientação predominante das fraturas dos derrames vulcânicos foi responsável por lineamentos e a organização da rede hidrográfica. Mas não sendo claro se as fraturas provem de esforços tectônicos ou diáclases geradas durante o resfriamento dos derrames, sendo observada a presença de lineamentos na área drenada pelo rio Marrecas, por meios de fotografias aéreas e de cartas topográficas.

Sabemos através do artigo que, até 2001 não existia muito interesse em pesquisas sobre o meio físico da região sudoeste paranaense, e devido a isso consequentemente estudos e pesquisas sobre a região são poucos. Mas após a instalação da UNIOESTE (universidade publica e gratuita, Campus Francisco Beltrão), iniciou – se pesquisas básicas com o objetivo de caracterizar e conhecer os elementos físicos que compõe a região. E podemos observar isso no decorrer em que analisamos o artigo, por faltar fundamentos para completar alguns estudos. Os autores tem a intenção de observar as características geológicas da formação da Serra Geral na área drenada pelo rio Marrecas, tendo assim alguns fundamentos para análise geomorfológica, apresentando a espessura dessa formação, sua individualização e distribuição espacial de derrames e orientação de lineamentos, para uma melhor compreensão do esboço geológico da região sudoeste do Paraná e para análise geomorfológica. Sendo que a indícios de influência tectônica na bacia hidrográfica, mas os próprios autores expõem que não há dados suficientes para ter certeza, tendo carência de informações como já vimos anteriormente, que pesquisas sobre o meio físico da região são poucos. Mas como nos foi apresentado em tele aulas da disciplina de Fundamentos da Geologia curso de Geografia, é possível essa afirmação, pois verificamos que o Brasil está localizado praticamente no meio da Placa Tectônica Sul Americana, estando longe das bordas das placas, mas não significando que está livre das consequências dos encontros das placas. Onde talvez fosse interessante um possível estudo sobre essa possibilidade de influência tectônica antes de mencionar no artigo, mesmo porque o s indícios de um evento vulcânico no passado é evidente, devido a resultados encontrados como a denudação de rochas vulcânicas básicas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com