TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a importância da escrituração contábil dentro do processo de gestão das empresas?

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 4

TEMA: Escrituração Contábil

PROBLEMATIZAÇÃO

Qual a importância da escrituração contábil dentro do processo de gestão das empresas?

HIPÓTESE

- A escrituração contábil é uma técnica de fundamental importância através dela é verificado o registro de todos os acontecimentos patrimoniais em livros próprios e são obtidas as informações das transações, que auxiliam no controle financeiro para a tomada de decisões. 

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL:
Este pré - projeto tem como objetivo geral verificar a importância da escrituração contábil dentro do processo de gestão das empresas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Identificar em que empresas é obrigatório o uso da escrituração contábil;
- Compreender as diferenças de atos e fatos administrativos;
- Verificar quais são os métodos de escrituração mais utilizados.

JUSTIFICATIVA

A escrituração contábil é de fundamentalimportância para o administrador, pois o controle das ações patrimoniais permite ao bom empreendedor a garantia de estabilidade financeira e êxito profissional.
A escrituração contábil é portanto, dentro de inúmeras técnicas, uma das mais importantes. No curso de contabilidade, o estudo dessa técnica é essencial para o acadêmico ter uma visão mais ampla da importância do registro para a tomada de decisões dentro das empresas, ter noções básicas da escrituração ao longo de sua formação é muito importante para sua capacitação profissional.
As informações patrimoniais atualmente são indispensáveis dentro do processo de gestão das empresas, pois o uso das informações contábeis auxiliam no andamento financeiro, operacional e gerencial.

REFERENCIAL TEÓRICO

A escrituração contábil é dispensada apenas para o empresário rural e o pequeno empresário, conforme o Código Civil. Nas demais empresas é obrigatória a utilização da escrituração, pois é através dela que são obtidas as informações financeiras que ocorrem na empresa e que podem causar ou não alterações no patrimônio.

De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade,

[...] qualquer tipo de empresa, independente do porte ou da tipicidade jurídica, necessita de escrituração contábil, ainda que de forma simplificada, para controlar o seu patrimônio e gerenciar adequadamente os negócios, sob pena de naufrágio a qualquermomento e lugar; sua ausência indica a falta de vetores e de coordenação instrutiva. (2008, p.14)


A escrituração contábil ou escrituração mercantil é de forma simplificada, o registro das transações de uma empresa que auxiliam no processo de análise de como anda a situação financeira da empresa, se está tendo lucros ou prejuízos. “A escrituração é uma técnica contábil que consiste em registrar nos livros próprios (Diário, Razão, Caixa, etc.) todos os acontecimentos que ocorrem na empresa e que modifiquem ou possam vir a modificar a situação patrimonial.” (RIBEIRO, 2009, p.50) 
O controle das contas da empresa começa com a escrituração dos atos e fatos administrativos no livro Diário e depois completam-se nos demais livros. 

O LIVRO DIÁRIO

O livro Diário antes de ser usado deverá ser registrado na Junta Comercial e possuir a assinatura do contador ou técnico de contabilidade, com registro no CRC. tanto no termo de abertura como no termo de encerramento. Este livro é considerado livro oficial. “O livro Diário é um livro obrigatório (exigido por lei) em todas as empresas, registra os fatos contábeis em partidas dobradas na ordem cronológica do dia, mês e ano.” (MARION, 2003, p.7) 

O LIVRO RAZÃO

O Razão é considerado como o livro extra-oficial, ele não possui autenticação e é um sistema onde é feito o controle da movimentação ocorrida em cada conta de formaindividualizada, é um registro complementar das transações. “O Razão representa um sistema pelo qual se controla a movimentação ocorrida individualmente.” (GOUVEIA, 2001, p.35).

ATOS E FATOS ADMINISTRATIVOS

Segundo Ferrari (2003, p.214) através da escrituração é realizado o registro dos fatos contábeis e alguns atos administrativos. Os atos administrativos são acontecimentos que não alteram o patrimônio numa empresa e fatos administrativos são ocorrências que provocam alterações qualitativas e quantitativas no patrimônio da empresa. 

MÉTODOS DE ESCRITURAÇÃO

Os métodos de escrituração são as formas de registrar os fatos contábeis, existem várias, mas todas são provenientes de duas: o método das partidas simples e o método das partidas dobradas.
Método das partidas simples é o método em que são feitos registros de operações realizadas com pessoas, é um método incompleto e não é muito usado atualmente. O método das partidas dobradas é de uso universal, onde para cada débito existe um crédito, de maneira que o valor total do débito seja igual ao valor do crédito.

METODOLOGIA

Esse projeto de pesquisa será realizado com pesquisa bibliográfica e trabalho de campo. A pesquisa de campo será realizada em junho de 2011, na empresa x, e a coleta de dados será feita através de entrevista com o contador e com o administrador da empresa.


CRONOGRAMA


Atividades2010/02
2011/01
2011/02
2012/01
2012/02
2013/01
2013/02
2014/01
Pré- Projeto
x







Pesquisa de campo

x






Coleta de dados


x





Análise de dados



x




Início da monografia




x



Revisão da monografia






x

Defesa e entrega da monografia







x



















REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Conselho Federal de Contabilidade, Escrituração contábil simplificada para micro e pequena empresa Disponível em: http://www.cfc.org.br/uparq/Livro_Escrituracao_contabil.pdf. acesso em: 2 nov. 2010.


FERRARI, Ed Luiz. Contabilidade Geral. 4.ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2003.

FRANCO, Hilário. Contabilidade Geral. 23.ed. São Paulo: Atlas, 1996.

GOUVEIA, Nelson. Contabilidade Básica. 2.ed. São Paulo: Harbra, 2001.

Impaccto consultoria empresarial, A importância da escrituração contábil. 2009. Disponível em: http://www.impaccto.com.br/modules/mastop_publish/?tac=A_import%E2ncia_da_Escritura%E7%E3o_Cont%E1bil. acesso em: 1. nov. 2010.

IUDICIBUS, Sérgio de. Contabilidade Gerencial. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1995.

MARION, José Carlos. Contabilidade Básica. 6.ed. São Paulo: Atlas, 1998.

RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade Geral Fácil. 5.ed. São Paulo: Saraiva, 2009


.
















































...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com