TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Cap. I Tiburcio e Katsumi – Teoria da Contabilidade

Por:   •  2/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 3

Questionário Cap. I Tiburcio e Katsumi – Teoria da Contabilidade

Parte 1 – Como os investidores influenciam a contabilidade

1 - Explique a relação entre o custo de captação de recursos e o nível de transparência da informação contábil.

R- O nível de detalhamento não é o suficiente para o financiador, ele irá caracterizar este investimento como de maior risco e irá exigir uma maior contrapartida financeira. Quanto mais escondidas as informações contábeis, mais difícil a capacitação de recursos.

2 - O mercado acionário reage a divulgação das demonstrações contábeis? Sim ou não, de que forma se dá essa reação?

R – Quando há mudanças nas politicas contábeis o mercado pode agir de formas diversas. Algumas empresas fazem as escolhas contábeis pensando no atual mercado. As empresas de caráter duvidoso tendem a ter uma baixa de mercado, todavia, algumas empresas decidiram melhorar a qualidade da informação contábil.

3 - As despesas administrativas se tornam mais elevadas na medida da necessidade de melhorar a qualidade da informação contábil. Como isso acontece?

R – Sim, como encontrado na página 07, as despesas da produção de informação são pagas em ultimo caso, pelos investidores.

4 - Nos últimos anos está havendo uma profissionalização no mercado e seus agentes, representando um aumento na pressão por melhor qualidade das informações. Falso ou verdadeiro? Por quê?

R – Os acionistas tendem a pressionar a empresa, a pressionar o mercado. As informações a cada dia são exigidas de forma mais detalhada.

5 - A falência da Enron levantou uma série de desconfiança sobre a qualidade da informação relatada pelas empresas em seus DC. Explique por que essa desconfiança aumentou e qual a saída para diminuí-la?

R – A desconfiança é voltada em relação a qualidade e veracidade das informações que ao público são divulgadas. Deve-se melhorar as informações contábeis com a finalidade de evitar a queda nos preços.

6 - Você concorda com a posição da Estrutura Conceitual que prioriza o investidor em ações de uma entidade? Por quê?

R – Sem dúvidas, este é o principal interessado na saúde da empresa. Quando houver transparência, haverá confiabilidade e um alto preço das ações.

PARTE 2 – COMO OS AUDITORES INFLUENCIAM A CONTABILIDADE

7 - A contabilidade é preparada sob a influência do acionista controlador. E o acionista controlador é que contrata a empresa de Auditoria. Como ter certeza de que não haverá um acordo entre o auditor e o controlador?

R – O auditor busca integridade e respeito ao seu nome, de tal forma que não colocará a saúde da empresa ou a sua reputação no lixo. Optar por uma escolha ilegal pode trazer perda de reputação no mercado e ameaçar a própria sobrevivência da empresa de auditoria

8 - Explique em que consiste o custo de agência? ou conflito de agência?

R – É o custo que é gerando quando há conflito entre o acionista e o controlador e ou outros investidores.

9 - Explique o que é assimetria informacional? 

R – A informação assimétrica ocorre quando uma das partes envolvidas em um evento econômico possuí informação divergente de outro.  O conhecimento que uma parte detém pode ser utilizado em seu benefício e em prejuízo da outra parte.

10 - Qual o papel da auditoria com o conflito de agência?

R  - Proteger o investidor, dar credibilidade à informação contábil, a auditoria tem o papel de reduzir o custo da agência existente na relação investidor e controlador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (79.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com