TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do cap 5 do Livro Teoria do Orgasmo

Por:   •  4/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de teoria da personalidade

3 período

Isabelle Gois Avansi

Ra: 1091910046

Professor: Dori Luiz Tibre Santos

 

Fichamento do capítulo 05 do livro A função do Orgasmo, Wilhelm Reich

“O desenvolvimento da Técnica de Análise do Caráter”

 No Cap. 5 de seu livro o autor relata sua experiencia com as técnicas psicanalíticas de associação livre, o próprio quando era presidente do seminário técnico de Viena apontou alguns pontos que pensava terem que ser alterados para uma melhoria para os demais analistas, com isso acabou nomeio de conflitos com os demais psicanalistas, por não concordarem com aa sua opinião.

Com  sua vasta experiencia em observações clinicas, começou a elaborar ideias a respeito de sua teoria na terapia da neurose, pois notou que quando a satisfação gentil era presente, as neuroses se curavam rapidamente,  esse processo foi um dos pontos iniciais para eu Reich começasse a desenvolver a técnica de análise do caráter, assunto central deste capitulo. Devido a isso, ele tinha como ênfase em sua teoria todo seu estudo nas fixações pre-genitais, dos desvios da satisfação sexual e das dificuldades sociais que impedem uma vida sexual satisfatória, visto que tinha fundamento dentro da teoria psicanalítica.

Ele queria apresentar da maneira mais clara possível o modo como a teoria dos orgasmos na teoria da neurose se tornou, lentamente cada vez mais estreitamente ligada ao desenvolvimento da técnica de análise do caráter.

Com isso assumiu uma posição crítica a respeito dos sinais de desintegração dentro do movimento psicanalítico, (ele cita como exemplo a teoria do instinto de morte) equipou as bases da minha irrupção bem sucedida do domínio da vida vegetativa. Já na teoria psicanalítica da neurose confirma que as neuroses eram causadas pelo medo a punição da atividade sexual e não pelo desejo de ser punido por causa dela, e também podendo afirmar que os instintos sexuais individuais não funcionam independentemente uns dos outros, mas sim constituem uma unidade.

Ele acreditava que a repressão sexual era causada pela angústia, para entender como se dava essa conversão de excitação sexual em angústia, para então conseguir reverter a angústia em excitação sexual, com isso ele reformulou a fórmula freudiana afirmando que “não há conversão de uma excitação sexual. A mesma excitação que aparece nos genitais como sensação de prazer e percebida como angústia quando se apodera do sistema cárdico e e percebida como o oposto exato prazer”, porem algumas duvidas vieram a tona para o autor “ o que e que impede a excitação biológica de se manifestar como uma angustia cardíaca logo que a excitação genital e bloqueada? Por que não aparece a angústia estásica em todos os casos de psiconeurose?”

Após compreender a função terapêutica da genialidade, Reich avançou para a couraça do caráter, onde era visto por ele como uma resistência do mesmo, onde para que pudesse desenvolver a estrutura do caráter do homem moderno, viu se necessário ter uma “ resistência interior” dentro do individuo entre o impulso biológico e a sua realização, por conta da reação estar intimamente voltando contra si. Através disso o autor percebeu que sua função era de proteger o indivíduo das experiencias desagradáveis, porem se viu ele ainda precisava compreender o porquê dessas experiencias trazerem o conteúdo latente da couraça, dentro do próprio caráter.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com