TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questoes sobre o CPC00

Por:   •  24/9/2015  •  Seminário  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  1.434 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTIONÁRIO

1)  A característica essência sobre a forma foi formalmente retirada da condição de componente separado da representação fidedigna, por ser considerado isso uma redundância. O que diz essencialmente a Norma nesta afirmação?

Resposta: A norma diz nesta afirmação que tanto a representação fidedigna quanto a essência sobre a forma representam a mesma característica.

2) O CPC 00 é o pronunciamento que trata da estrutura conceitual para elaboração e divulgação de relatório contábil-financeiro. Desta forma, qual é a posição deste pronunciamento quanto às exigências de informações específicas relativas a alguns interessados nas demonstrações contábeis como governo, órgãos reguladores, etc.?

Resposta: Os usuários podem solicitar informações de acordo com suas exigências desde que não afetem as demonstrações contábeis segundo a Estrutura Conceitual.

3 – Cite 3 utilidades das demonstrações contábeis que atendam as necessidades comuns da maioria de usuários, de acordo com o CPC 00.

Resposta:

  1. – Decidir quando comprar, manter ou vender instrumentos patrimoniais;

  1. – Avaliar a capacidade de a entidade pagar seus empregados e proporcionar-lhes outros benefícios;
  1. – Avaliar a segurança quanto à recuperação dos recursos financeiros emprestados à entidade.

4 –  Cite 5 finalidades específicas do CPC 00.

Resposta:

  1. Dar suporte aos órgãos reguladores nacionais;

  1. – Auxiliar os responsáveis pela elaboração das demonstrações contábeis na aplicação dos Pronunciamentos Técnicos, Interpretações e Orientações e no tratamento de assuntos que ainda não tenham sido objeto desses documentos;
  1. – Auxiliar os auditores independentes a formar sua opinião sobre a conformidade das demonstrações contábeis com os Pronunciamentos Técnicos, Interpretações e Orientações;
  1. – Auxiliar os usuários das demonstrações contábeis na interpretação de informações nelas contidas, elaboradas em conformidade com os Pronunciamentos Técnicos, Interpretações e Orientações;
  1. – Dar suporte ao desenvolvimento de novos Pronunciamentos Técnicos, Interpretações e Orientações e à revisão dos já existentes, quando necessário.

5 – De acordo com o CPC 00 como se dá o reconhecimento de um ativo?

Resposta: Um ativo deve ser reconhecido no balanço patrimonial quando for provável que benefícios econômicos futuros dele provenientes fluirão para a entidade e seu custo ou valor puder ser mensurado com confiabilidade.

6 – De acordo com o CPC 00 como se dá o reconhecimento de um passivo?

Resposta: Um passivo deve ser reconhecido no balanço patrimonial quando for provável que uma saída de recursos detentores de benefícios econômicos seja exigida em liquidação de obrigação presente e o valor pelo qual essa liquidação se dará puder ser mensurado com confiabilidade.

7 – De acordo com o CPC 00 como se dá o reconhecimento de receita?

Resposta: A receita deve ser reconhecida na demonstração do resultado quando resultar em aumentos benefícios econômicos futuros relacionado com o aumento de ativo ou diminuição do passivo e puder ser mensurado com confiabilidade.

8 – De acordo com o CPC 00 como se dá o reconhecimento de Despesa?

Resposta: A despesa deve ser reconhecida na demonstração do resultado quando representar decréscimos nos benefícios econômicos futuros, relacionando com o decréscimo de um ativo ou aumento de um passivo e puder ser mensurado com confiabilidade.

9 – Quais são as bases de mensuração dos elementos das demonstrações contábeis?

Resposta: As bases de mensuração são o Custo Histórico, Custo Corrente, Valor Realizável e Valor Presente. Eles são utilizados para determinar os montantes monetários pelos quais os elementos das demonstrações contábeis devem ser reconhecidos no balanço patrimonial e na demonstração do resultado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (77.7 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com