TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quão importante é a informação para as empresas em seus respectivos segmentos em relação à vantagem competitiva e à continuidade do negócio?

Tese: Quão importante é a informação para as empresas em seus respectivos segmentos em relação à vantagem competitiva e à continuidade do negócio?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Tese  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  931 Visualizações

Página 1 de 2

1- Qual a importância da informação para as empresas, em seus respectivos segmentos, no que se refere à vantagem competitiva e perenidade nos negócios?

A importância da informação para as empresas se dá por meio da facilidade dos processos internos e externos da empresa, suporte para a qualidade e produtividade, modelos de informação e geração das mesmas, valorização do produto, etc.

2- Diferencie com suas palavras os termos “dados”, “informação” e “conhecimento”.

Dados são observações simples que podem ser usadas no processo da informação;

Informação é um conjunto de dados organizado com importância e finalidade;

Conhecimento é o conjunto de informações baseadas em dados extraídos da ponderação, resumo, argumento, etc.

3- A empresa pode ser vista como um sistema e suas respectivas funções empresariais como subsistemas. Descreva como ocorre a interação entre as funções empresariais ou departamentos de uma empresa a sua escolha, ou seja, como ocorre a integração sistêmica entre as informações geradas nos departamentos da empresa (EXEMPLO NA AULA 03).

É feita uma relação entre as dependências de informação e as informações dos sistemas, ou seja, assim que os dados são informados e processados estas informações são visualizadas e finalizadas nos subsistemas. Um exemplo é a emissão de uma nota de serviço em que esta nota para ser processada precisa de dados do serviço, prestador e tomador. Com estes dados o sistema já tem informações iniciais, para os processos seguintes, em que outros subsistemas irão contabilizar esta nota, registrar o pagamento o serviço, recolher impostos, gerar relatórios, etc.

4- Qual o objetivo do sistema de informação nas empresas? Qual o foco desse sistema de informação?

O principal e maior objetivo é auxiliar os processos de tomadas de decisão, assim se os sistemas de informação não se propuserem a atender esse objetivo, sua existência não será significativa para a empresa. O foco dos sistemas de informação está direcionado para o principal negócio empresarial, ou seja, se for serviços, por exemplo, todos os sistemas devem estar em constante atualização para o fornecimento e gestão deste negócio.

5- Como os sistemas de informação poderão proporcionar ao meio empresarial um diferencial de negócio e assim obter vantagem competitiva.

Através de opções de lucratividade e respostas proveitosas para a empresa, seja, consolidando ações, realizando os atuais negócios ou ainda, criando novas chances de negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com