TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS PSICODRAMÁTICOS NO SETOR DE TELEVENDAS- UMA INTERVENÇÃO REALIZADA EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO ALIMENTÍCIO

Casos: CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS PSICODRAMÁTICOS NO SETOR DE TELEVENDAS- UMA INTERVENÇÃO REALIZADA EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO ALIMENTÍCIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2014  •  7.146 Palavras (29 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 29

CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS PSICODRAMÁTICOS NO SETOR DE TELEVENDAS- UMA INTERVENÇÃO REALIZADA EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO ALIMENTÍCIO

Rubécia da Silva Soares*

RESUMO: O artigo apresenta uma visão de utilização dos Jogos Cooperativos e Psicodramáticos em uma empresa no Departamento de Televendas no segmento alimentício, por meio de uma Pesquisa de Intervenção depois de realizado um acompanhamento com o grupo no período de uma semana, para demonstrar-se como forma de cooperação. Este estudo tem o objetivo de perceber e vivenciar o poder de realização coletiva por intermédio dos Jogos quando saímos do paradigma do individualismo para a consciência da cooperação, apresentando-se como ferramenta facilitadora. As técnicas cooperativas e psicodramáticas proporcionam aos colaboradores uma vivência compartilhada por meio da ação, capaz de modificar o comportamento dessas pessoas fazendo com que elas envolvam-se com situações de possíveis soluções de conflitos em seu dia -a- dia. As práticas cooperativas e psicodramáticas mobilizam os grupos para o reconhecimento das diferenças e conflitos vivenciando situações que refletem o ambiente empresarial, facilitando uma melhor percepção do que é expressamente apresentado, não ficando apenas no que é ouvir.

Palavras-chaves: Jogos Cooperativos e Psicodramáticos. Pesquisa de Intervenção. Consciência da Cooperação.

Abstract: The article presents an overview of the use of Cooperative Games and Psychodramatic in a company in Telesales Department in the food segment, through a Research Intervention after undertaking a follow-up with the group in the period of a week to be demonstrated in order cooperation. This study aims to understand and experience the power of collective achievement through the Games when we left the paradigm of individualism to cooperation consciousness, presenting as a facilitating tool. Cooperatives and psychodrama techniques provide employees with a shared experience through action, able to modify the behavior of these people making them become involved with situations of possible conflict solutions in their day -to-day. Cooperative practices and psychodrama groups mobilize for recognition of differences and conflicts experiencing situations that reflect the business environment , facilitating a better understanding of what is explicitly made , not only on what is being heard .

Keywords: Cooperative Games and Psychodramatic. Search for Intervention. Awareness Cooperation.

INTRODUÇÃO

Este trabalho nos direciona a olharmos os Jogos como forma de contribuição no ambiente empresarial, como criador da Socionomia, Moreno propôs uma relação entre concepção de ser humano em redes de relações e normas sociais, definindo assim o Homem como agente espontâneo:

Na visão moreniana, os recursos inatos do homem são a espontaneidade, a criatividade e a sensibilidade. Desde o início, ele trás consigo fatores favoráveis a seu desenvolvimento, que não vêm acompanhados por tendências destrutivas. Entretanto, essas condições que favorecem a vida e a criação, podem ser perturbadas por ambientes ou sistemas sociais constrangedores. Neste caso, resta a possibilidade de recuperação dos fatores vitais, através da renovação das relações afetivas e da ação transformadora sobre o meio. (MORENO, 1988, apud GONÇALVES. et. al, 1988, p.45).

________________________________________________________________________________

*Aluna do Curso de Pós Graduação MBA em Jogos Cooperativos e Psicodramáticos na Gestão de Pessoas. Artigo Científico, orientado pela Prof.ª: Maria de Lourdes Sgorbissa, da Faculdade Flamingo, 2013.

O trabalho com grupos tem demonstrado ser um grande aliado no desenvolvimento social. A vivência compartilhada permite a sensação de transparência em grupo, favorecendo-o, assumindo responsabilidades e colocando-se como protagonista em diversas situações.

O psicodrama tem sido utilizado como coadjuvante em processos de seleção, por meio de técnicas como o role-playing (jogo de papéis). Tem se destacado também quando o objetivo é melhorar a relação de equipes, proporcionando melhorias no ambiente de trabalho, fazendo emergir situações conflitantes e de possíveis soluções.

Pensando nessa abordagem e em relacionar nossas experiências vividas durante o curso de pós-graduação em Jogos Psicodramáticos na Gestão de Pessoas, a teoria desenvolvida pelo Médico e Psiquiatra Jacob Levy Moreno, suas técnicas utilizadas na psicoterapia e dinâmicas de grupo têm revelado resultados impressionantes e aprimorado o desenvolvimento dos grupos, como também suas aplicabilidades são desenvolvidas em consultórios médicos-psicológicos, hospitais, escolas e instituições comunitárias.

O curso também foi acrescido dos Jogos Cooperativos, que consiste no conjunto de técnicas utilizadas para aprimorar o trabalho em equipe/grupo, podendo ser definido como método de aprendizagem por meio da realização coletiva. Tem por finalidade despertar e promover efetivamente a cooperação, considerando o outro como parceiro e não como adversário, colocando-se no lugar do outro e não priorizando apenas o seu lado, abordaremos essas duas definições para melhor compreensão e contribuição com foco voltado para observação de alternativas e resultados.

Surge então, para este estudo, a oportunidade de acompanhar de perto a forma de relacionamento grupal de uma equipe de vendas na empresa Y, no período de uma semana e trazer à nossa realidade que a nossa sociedade ainda permanece moldada por insights que julgamos estarem implícitos.

Exploraremos aqui o encontro ocorrido numa manhã de segunda feira às 08h00, no departamento de vendas.

Um bom dia dirigido ao controlador de acesso e em seguida à espera dos colaboradores de vendas. Logo foi iniciada a apresentação para cada integrante que pouco se comunicam entre si, cada um focado em sua tarefa, a gestora desta equipe mantém um relacionamento superficial com seu grupo, porém, sempre prestativa no que diz respeito às atividades do cargo.

No decorrer dos dias houve uma inquietação por nossa parte, pois havia ali uma relação de inimizade entre gestores (Supervisora e Gerente são intrigadas), ficou claro que a comunicação se dava por intermédio das vendedoras, somente o necessário sobre a função designada. Outra observação notória, na realidade quase todos são individualistas, convivem pelo que é evidente, a necessidade financeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.3 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com