TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLETINDO SOBRE OS CPCs E SUA IMPORTÂNCIA PARA A APRENDIZAGEM DO PROFISSIONAL CONTÁBIL

Por:   •  10/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.475 Palavras (10 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 10

TRABALHO DE TEORIA DA CONTABILIDADE

REFLETINDO SOBRE OS CPCs E SUA IMPORTANCIA PARA A APRENDIZAGEM DO PROFISSIONAL CONTABIL

                                    Nome                                                                                            RA:

ANA FLÁVIA GONÇALVES DE SOUZA                                                       414205276

ADRIANA COUTINHO                                                                                            1714200809

PATRICIA PAULO MARIANO                                                                                1715201977

WAGNER DE OLIVEIRA LOPES                                                                             1513200031

SÃO PAULO

2016

Introdução:

Este trabalho tem o objetivo de relatar de forma clara e sucinta alguns tópicos importantes da teoria da contabilidade; impaerment test; provisões ; ativos e passivos contingentes e apresentação das demonstrações contábeis.

Escolhemos os  temas abaixo relacionados porque achamos de suma importância para nós , futuros contadores: 

Noções de teoria da contabilidade

Impairment test

Provisoes, ativos e passivos contingentes

Apresentação das demonstrações contábeis

 O primeiro item Noções de teoria, dá uma ideia geral de como o profissional de contabilidade deve tratar os números da empresa, e na sequencia algumas considerações especificas, mesmo depois de já aplicado o conceito geral, os itens de Impairment  e provisões fazem com que alguns itens sejam revistos e re-analisados, e por fim o fechamento das informações através das demonstrações contábeis.

Esses temas são muito importantes para o profissional de contabilidade  porque nos dá uma visão geral de como funciona a contabilidade em si e Os CPCs são de extrema importância, pois norteam como deve ser cumprida as regras da profissão

Aprendemos que na contabilidade tuto funciona em cadeia, quer dizer, um sistema depende do outro, um departamento depende do outro, estão todos interligados entre si. 

 

TEORIA DA CONTABILIDADE

A contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, representando-a de forma sistemática para servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os seus potenciais usuários.

Dentro deste contexto, estuda-se a teoria da contabilidade com a finalidade de se obter subsídios suficientes para a aplicação do conhecimento prático no processo contábil.

Sem o embasamento teórico, a contabilidade perderia seu foco, principalmente porque as demonstrações contábeis não atenderiam a padrões, tanto dos usuários quanto das normas contábeis.

No Brasil, a estrutura da teoria contábil é definida por órgãos regulamentadores, como o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) e o CPC - Comitê de Pronunciamentos Contábeis.

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) é o órgão responsável por buscar a convergência da contabilidade brasileira às normas internacionais. Foi criado pela Resolução CFC 1.055/05, sendo que fazem parte deste comitê várias entidades brasileiras como: Bovespa, Ibracon e Fipecafi, além do próprio Conselho Federal de Contabilidade.

As Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC´s) têm por objetivo estabelecer regras de conduta profissional e procedimentos técnicos, em consonância com os Princípios Fundamentais de Contabilidade.

Postulados, Princípios e Convenções Contábeis  

Postulados:

São comumente chamados de "Pilares da Contabilidade", por serem a base de toda a teoria contábil.

O Postulado da Entidade estabelece o Patrimônio como sendo o objeto da Contabilidade, e afirma a necessidade de diferenciação do patrimônio próprio com o patrimônio da entidade jurídica, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. É imprescindível distinguir corretamente a pessoa física da pessoa jurídica.

 

O Postulado da Continuidade prevê que o processo contábil deve ser desenvolvido supondo-se que a entidade nunca terá um fim ou seja sem prazo estimado de duração. A suspensão das suas atividades pode provocar efeitos na utilidade de determinados ativos, com a perda, até mesmo integral, de seu valor. A queda no nível de ocupação pode também provocar efeitos semelhantes.

Princípios:

São a padronização das técnicas contábeis adotadas pela maioria dos profissionais, com o intuito de normalizar os lançamentos e relatórios, para um melhor controle do patrimônio da entidade.

 - Oportunidade

 - Registro pelo valor original

 - Atualização monetária

 - Competência

 - Prudência

 

No Brasil, os princípios contábeis são os estabelecidos pela Resolução CFC 750/93. Tais princípios servem como padrões a serem seguindos na contabilização dos fatos contábeis.

Convenções

Conceitos para servirem como um guia para o profissional da área contábil, normatizando padrões de conduta na hora de escriturar os fatos contábeis, tais como:

 - Objetividade

 - Conservadorismo

 - Materialidade        

 - Evidenciação

Demonstrações Contábeis - Elaboração e apresentação de acordo com as normas contábeis

Ao fim de cada exercício social, as empresas deverão elaborar as demonstrações contábeis, com o objetivo de fornecer informações úteis para uma ampla variedade de usuários. Elas representam de forma estruturada a posição patrimonial e financeira, o resultado econômico, e o fluxo de caixa das empresas.

As demonstrações contábeis obrigatórias são: Balanço Patrimonial; Demonstração do Resultado do Exercício (DRE); Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA); Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL); Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC); Demonstração do Valor Adicionado (DVA); e, Demonstração do Resultado Abrangente (DRA). A legislação societária admite a inclusão da DLPA na DMPL. As empresas que elaborarem e publicarem DMPL estão dispensadas da apresentação em separado da DLPA, uma vez que esta, obrigatoriamente, estará incluída naquela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (209.4 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com