TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESTAURANTE SMAK

Por:   •  3/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.761 Palavras (8 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO

Trata-se de um trabalho voltado para o sistema de SWOT, onde irei mostrar as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças que existem no mercado de Micros e Pequenas empresas no Brasil, esta ferramenta irá auxiliar no momento de planejar os passos do presente e do futuro. Para que uma empresa consiga estipular e atingir suas metas crescimento, visibilidade, produção e aumento de lucros, é necessário avaliar diversas variáveis que de modo direto e indireto estão ligados ao planejamento, podendo evoluir para o desempenho.

O SWOT é uma palavra em inglês onde são as siglas de força, fraqueza, oportunidade e ameaças, com a junção destas quatro palavras conseguimos analisar profundamente os problemas e tentar dar soluções para a empresa, pois estaremos avaliando o ambiente interno e externo do negócio. Servindo como auxílio para profissionais e empresários para ficarem atentos ao movimento do mercado.

SUMÁRIO

1. Introdução ................................................................................................... 03

2. Conceito ...................................................................................................... 03

3. Restaurante Smak ....................................................................................... 04

4. Análise SWOT no Restaurante Smak......................................................... 05

4.1. Forças e Fraquezas / Oportunidades e Ameaças ................................ 05

5. Nova proposta para o Restaurante Smak ................................................... 06

6. Considerações Finais ................................................................................. 07

7. Bibliografia ................................................................................................ 08

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho irei abordar os pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças que o Restaurante Smak vem enfrentando ao logo de sua constituição, pois se trata de uma empresa de pequeno porte, familiar.

O Restaurante fica localizado no município Vale da Felicidade, o estabelecimento é de propriedade da Sra Irena Pertala, viúva, sem filhos, vive na casa dos fundos do restaurante com seus pais muito idosos. Nos últimos anos tem enfrentado muitos problemas em seu negócio, isso veio acontecer devido ao crescimento da cidade e a instalação de novos restaurantes. A vida desta empresaria não tem sido nada fácil, mas mesmo diante das dificuldades deseja que seu Restaurante Smak seja reconhecido como o melhor da região.

Sendo assim através da ferramenta SWOT irei dar novos segmentos e oportunidades para a proprietária do Restaurante Smak, ajudando assim a ser reconhecida como um dos melhores restaurantes da região tanto para os turistas como para os habitantes do local. Os clientes hoje estão sempre em busca do novo, do bom e de preços competitivos. Esta análise tem a intenção de mostrar a grande importância de um planejamento estratégico de uma empresa, e também de como transformar uma ameaça em uma oportunidade.

2. CONCEITO

Este conceito não deve faltar as pessoas que queiram iniciar um novo negócio. Precisam saber os pontos fortes e fracos de seu negocio, ir pesquisar o mercado, pois lá irá encontrar estratégias boas que poderão auxiliar no decorrer dos anos. Pois como vimos nos primeiros 5 anos a nova empresa seja de comercio ou prestação de serviço, precisa de um capital de giro, mão de obra qualificada e feliz para o trabalho, precisa de um bom local para ser constituído e sempre aproveitar as oportunidades que irão surgir no decorrer dos anos. No ramo de restaurantes temos que ter originalidade, sempre oferecendo um produto a mais. Para os clientes temos que mostrar uma boa organização, baixos custos de produção, bom conhecimento de mercado, experiência na área, prestar bons serviços.

O dono do negócio ( restaurante ) tem que saber suas fraquezas e assim poder analisa-las e buscar as soluções.

3. RESTAURANTE SMAK

O município Vale da Felicidade é povoado por descendentes de poloneses que migraram em meados da década de 1950. A sua economia é basicamente da agricultura familiar e do turismo, que explora os passeios de final de semana da Maria Fumaça, mostrando a beleza do local, sua flora, fauna e pequenas cachoeiras.

Os passeios acontecem praticamente o dia todo, com pequenas paradas. O embarque dos passageiros ocorre na estação Felicidade, localizada próximo a uma antiga mina de carvão. Pontualmente as 11:30 os passageiros desembarcam no centro da cidade, para tirar fotos da arquitetura e almoçar num dos quatro restaurantes existentes do local. Um destes locais é o Restaurante da Sra Irena Pertala, viúva, sem filhos e que mora nos fundos do mesmo com seus pais.

Embora o restaurante tenha uma excelente localização, pois fica no centro da cidade e trazendo a tradição de comidas típicas polonesas, cuja seu prato principal é o PIEROGI, é o menos frequentado pelos turistas e habitantes do local. Pois os outros restaurantes da cidade servem comida a quilo, churrasco e lanches prontos. A fachada do restaurante tem o nome do restaurante SMAK entalhada em madeira , com arquitetura típica polonesa, as mesas são rústicas de cedro, o cardápio escrito a mão na língua polonesa e o interior decorado nas cores vermelho e branco.

Nos últimos anos a proprietária Irena não tem conseguido bons ganhos, isso se deve a modernização e novas oportunidades que vieram no decorrer dos anos ao município Vale da Felicidade. Com o falecimento de seu marido, que sempre assumiu a cozinha e a gestão do local, teve que contratar um cozinheiro e um garçom para auxiliar no atendimento aos clientes. O garçom, Sr Lorival, um antigo amigo da família desempregado e com problemas de saúde, mesmo sabendo das suas dificuldades acabou contratando-o. Contratou um cozinheiro chamado Ademir muito tímido, mas com grande experiência na cozinha, mas o mesmo enfrenta um problema, pois só pode fazer o que Irena determina no cardápio, já que faz questão de definir as refeições desde a morte de sue marido.

Durante os dias de semana ( segunda à sexta) o restaurante opera com um número reduzido de clientes, sendo assim a dona Irena aproveita para fazer as compras, cotações e pagamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com