TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 36 (R3)

Por:   •  5/11/2018  •  Resenha  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  1.867 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 36 (R3)

Demonstrações Consolidadas

O objetivo deste Pronunciamento é estabelecer princípios para a apresentação e elaboração de demonstrações consolidadas quando a entidade controla uma ou mais entidades. De acordo com esse CPC,  “ um investidor controla a investida quando está exposto a, ou tem direitos sobre, retornos variáveis decorrentes de seu envolvimento com a investida e tem a capacidade de afetar esses retornos por meio de seu poder sobre a investida”.  Note que essa noção de controle está incorporada a definição legal de controladora, e a definição de controlada permite abranger todos os tipos de entidades.

Dessa forma, os aspectos relevantes para caracterizar o controle são:

Poder sobre a investida: Provem de direitos que conferem ao investidor a capacidade de dirigir as atividades relevantes da investida (aquelas que afetam significativamente seu desempenho).

Exposição (ou direitos) a retornos variáveis em razão de seu envolvimento com a investida: Ocorre na medida em que os retornos do investidor provenientes de seu envolvimento com a investida variam em relação ao desempenho da investida e da participação da investidora no capital da investida.

Capacidade de utilizar seu poder sobre a investida para afetar seus rendimentos sobre o investimento: Implica que o investidor tem poder sobre a investida e usa esse poder para influenciar o retorno sobre o investimento.

A controladora deve elaborar demonstrações consolidadas utilizando políticas contábeis uniformes para transações similares e outros eventos em circunstâncias similares.  A consolidação da investida se inicia a partir da data em que o investidor obtiver o controle da investida e cessa quando o investidor perder o controle da investida. Uma controladora deve apresentar as participações de não controladores no balanço patrimonial consolidado, dentro do patrimônio líquido, separadamente do patrimônio líquido dos proprietários da controladora.

O objetivo básico da consolidação é apresentar a posição financeira e os resultados das operações das diversas empresas do grupo econômico como se fosse uma única entidade. Assim, tendo em mãos as demonstrações contábeis das empresas que serão consolidadas, a técnica básica é somar os saldos das contas, porém ainda teremos que fazer a eliminação de saldos e transações intragrupo e de lucros não realizados, pois é como se fosse transferido dinheiro de um bolso para outro da mesma entidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com