TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Referencial teórico

Por:   •  31/7/2016  •  Resenha  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 2

Referencial Teórico

Contabilidade Gerencial

Contabilidade/Gestão de custos.

Gestão de riscos

Para Masakazu (p.538) “ A gestão de riscos é um processo por meio do qual são tomadas decisões de aceitar um perigo em potencial conhecido ou de  minimiza-lo com a utilização de instrumentos apropriados.

Masakazu divide os riscos empresariais em operacional e financeiro, onde, o risco operacional são inerentes as atividades da empresa e os riscos financeiros impactam diretamente sobre o ativo e passivo das organizações.

É fundamental uma boa administração dos riscos financeiros da organização, pois de acordo com Masakazu [...] o aumentos dos custos de produção ou do custo financeiro é repassado aos preços e esse fator pode prejudicar as vendas.

Crédito

De acordo com Silva (p.22) “[...] crédito define um instrumento de política de financeira a ser utilizado por uma empresa comercial ou industrial na venda a prazo de seus produto[...]”.

Segundo Santos (p.12) a concessão de crédito tem o objetivo de financiar a prestação de serviços e aquisição de bens através da amortização de parcelas fixas, onde já estão incluídas as taxas e encargos deste serviço.

Para Santos o crédito engloba a confiança, pois existe um compromisso com o pagamento e o tempo que o prazo acordado para a liquidação do crédito concedido.

A concessão de crédito próprio oferece riscos e por este motivo é necessário que para concessão deste crédito seja feita uma análise, pois para Costa a análise de crédito diminui a possibilidade de insucesso.

Conforme Santos (p.197) “Os credores usam cada vez mais a análise de migração de riscos para medir a inadimplência histórica e os índices de perdas financeiras em carteiras de crédito.”

Uma técnica para a avaliação do risco na concessão crédito é a Moderna Teoria de Carteira onde o credor determina um valores e taxas de juros baseado em um referencial que ofereça maior retorno visando obter um menor risco para um certo nível de retorno.( Santos p.2004).

REFERÊNCIAS

Filho, F., Cordeiro, M., Filho, A., M., E. J. (04/2013). Planejamento da pesquisa científica. [VitalSource Bookshelf Online]. Retrieved from https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522476800/

FACHIN, Odília. (09/2002). Fundametos de metodologia, 5 ª edição. [VitalSource Bookshelf Online]. Retrieved from https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788502088351/

RAMOS, Albenides. (03/2009). Metodologia da pesquisa científica: como uma monografia pode abrir o horizonte do conhecimento. [VitalSource Bookshelf Online]. Retrieved from https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522465989/

 Silva, José Pereira da. Análise e decisão de crédito. São Paula. Atlas, 1993.

BERNI, Mauro Tadeu. Operação e concessão de crédito. São Paulo. Atlas. 1999.

COSTA, Reinaldo Costa. Análise Empresarial Avançada para crédito. Rio de Janeiro. Qualitymark Editora Ltda, 2004.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (68.8 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com