TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Referencial teórico

Por:   •  31/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 5

2.7 Finanças

2.7.1 Introdução

O segmento alimentício é gigantesco e democrático em todo território nacional e no mundo inteiro, e vem se deparando com significativas transformações no mundo dos negócios, afirma Diógenes Luiz (2004). Segundo o autor, as empresas vêm atuando em mercados cada vez mais globalizados e competitivos, com preços de insumos cotados em moeda internacional e, a partir da segunda metade da década de 90, quando de fato se consolidou a estabilidade econômica com o Plano Real, estão sendo levadas a buscar informações sobre métodos de custeio adequados ao contexto da realidade que se apresenta, em razão da inversão da representatividade dos recursos que são consumidos dentro da sua estrutura de custos.

2.7.1.2 Gasto, Custo e Despesa

Luiz (2004) definiu conceitos básicos que estão fortemente ligados à apuração de custos e a metodologia para sua implantação que são eles: gasto, custo e despesa que tornam-se oportunas em razão de que as definições não são homogêneas na literatura técnica.

Gasto¹ – “É o valor dos insumos adquiridos pela empresa, independentemente de terem sido utilizados ou não. Não é sinônimo de desembolso, que é o ato do pagamento e que pode ocorrer em momento diferente do gasto”. (Bornia, 2002, p.39)

Custo – “É o gasto relativo à bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços”. (Martins, 2001, p.25)

¹ Aqui, o conceito dado por MARTINS (2001) à palavra gasto deve ser entendido como o conjunto de recursos efetivamente aplicados na obtenção de produtos ou serviços destinados à venda. Também é importante salientar que a interpretação desse conceito não deve desconsiderar a quantificação de custos econômicos incorridos, tal como depreciação e custos de oportunidade (receita alternativa desprezada) etc.

Despesas – “É o valor dos insumos com o funcionamento da empresa e não identificados com a fabricação”. (Bornia, 2002, p.40)

Luiz (2004) complementa ainda que as despesas, por estarem relacionadas a administração, se diferenciam no que diz respeito ao custo total final. Para ele, considerar custo e despesa – como definições diferentes – aplica somente para contabilidade financeira, pois os custos são incorporados aos produtos, e as despesas são lançadas em contas de resultado do exercício.

Com relação ao volume de atividade em uma unidade de tempo, os custos são classificados em fixos e variáveis. Para Hansen e Mowen (2001, p.87), se um custo não mudar na execução da atividade, esse custo é fixo. Logo, se o custo variar de acordo com o aumento da atividade, este será variável. Hansen e Mowen (2001), dizem ainda que "a definição de um custo em fixo e variável é subjacente ao relacionamento desse custo com uma medida de produção ou um direcionador". Ou seja, a definição de custo fixo ou variável não é clara, pois são semelhantes.

Dessa forma, Luiz (2004) nos afirma que para entender a variabilidade de um custo é necessário identificar as atividades a esse custo e os direcionadores associados que propiciam as condições de medição da capacidade de execução de uma atividade.

Hansen e Mowen (2001) ressaltam que os direcionadores relacionados com a complexidade têm estado em evidência, pois quanto mais complexa for uma atividade, ou um serviço agregado a um produto, ou cliente, mais recursos serão demandados em sua execução.

Segundo Luiz (2004), foi encontrado os seguintes tipos de custos na contabilidade financeira da empresa:

Custo das mercadorias vendidas: engloba o custo da matéria-prima e o custo com embalagens.

Despesas administrativas: Esta classificação engloba como principais itens as despesas com aluguel, água, telefone, combustíveis, despesas com instalações, assistência médica, alimentação a funcionários, despesas com segurança, honorários, material de expediente, manutenção de sistemas, prêmios de seguros, ordenados, encargos sociais e serviços terceirizados.

Despesas industriais: Englobam ordenados, encargos sociais, fretes, mão-de-obra terceirizada, combustíveis e lubrificantes, despesas de conservação, despesas com manutenção de máquinas, energia elétrica, despesas com confecção de clichês e transporte de funcionários.

Despesas Tributárias: Englobam contribuições feitas a sindicatos e associações de classe, imposto sobre veículo e imposto sobre o meio ambiente.

Despesas com vendas: Esta classificação absorve as despesas com comissões pagas sobre vendas e despesas com propaganda e publicidade.

Despesas financeiras: Engloba despesas de juros e contribuições pagas a instituições financeiras.

Depreciações: Depreciações sobre o uso do ativo imobilizado.

Outras despesas operacionais:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (76.6 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com