TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório contabilidade passo 2

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.823 Palavras (8 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 8

Definição de critérios de avaliação de Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.

A contabilidade é um desencadear de fatos lógicos.

A conceituação de Ativo tem sido definida de várias maneiras, pois se trata da essência contábil, e dessa forma o mais tradicional é: "ativo é o conjunto de bens e direitos à disposição da administração... ou, variantes como ativos são os meios conferidos à administração para gerir a entidade e similares". Também podemos definir com mais clareza que o ativo é um termo básicos utilizado para expressar o conjunto de bens, valores, créditos, direitos e assemelhados que forma o patrimônio de uma pessoa, singular ou coletiva, num determinado momento, avaliado pelos respectivos custos, onde podemos se atentar para a natureza do que está sendo definido e para a sua mensuração. Não se pode confundir a conceituação com o problema de mensuração, pois a conceituação é necessariamente rigorosa e pura, e a mensuração às vezes deve-se ater às limitações de quem avalia a mensura (o contador) e de quem tem acesso a informação (o usuário).

Uma pessoa física, por exemplo, que tem suas obrigações a pagar e por diferença encontra-se em estado de riqueza líquida, o mesmo pode adquirir ou fabricar um ativo (jóias, obras de artes, casas...) para que fique á sua disposição, tendo que se existir uma necessidade futura os seus bens adquiridos pode-se transformar em dinheiro, como por exemplo, o imóvel pode ser alugado para ajudar na rentabilidade da sua família ajudando no fluxo positivo de caixa aumentando o potencial de benefícios, pois em todas as aplicações existe o objetivo e a esperança imediata ou mediata de garantir um fluxo de caixa de serviços, mas esse fluxo, isolada ou conjuntamente com outros, serve em última análise, para gerar fluxos de caixa, assim, o valor econômico do ativo é fundamental.

Os ativos são normalmente avaliados por algum tipo de valor de custo como custo histórico (original) que é um valor original de transação, onde custou à empresa adquirir um determinado ativo ou quanto custaram os insumos contidos no ativo, pois são itens monetários (uma mercadoria ou até veiculo adquirido pela empresa). Custo histórico corrigido é aquele em que todas as propriedades do custo histórico são periodicamente corrigidas pela variação do poder aquisitivo médio geral da moeda. Custo de reposição pode ter várias conceituações, dependendo da data na qual fazemos a reposição do ativo por outro em estado de novo, dento desse conceito temos o custo corrente que seria a rigor do valor corrente dos insumos contidos nem carro de características iguais, em estado novo ou usado e custo original corrigido no estado em que se encontra seria o valor residual do veículo (valor histórico menos depreciação acumulada, corrigido pela inflação), custo de reposição em estado de novo, é o preço de mercado de um modelo de carro podendo conter características técnicas bastante diferenciadas, embora prestando serviços equivalentes e o custo de reposição no estado em que se encontra que é quando se teria que pagar em um modelo de segunda mão o valor em que se encontra o veículo, analisando sempre os valores que estão disponíveis no mercado.

O Ativo Tangível pela nova lei das sociedades anônimas, o Intangível passa a fazer parte do ativo permanente no Balanço Patrimonial, nesse ativo constitui-se bens físicos, materiais, em que se pode tocar aquilo com os olhos enxergam: estoques, veículos, terrenos, prédios, máquinas, móveis de escritórios entre outros, e o Ativo Intangível são bens que não se pode tocar, pegar, que passaram a ter grande relevância a partir das ondas de fusões e incorporações na Europa e Estados Unidos.

O Fundo de Comércio constitui-se de bens corpóreos e incorpóreos em um negócio. Os bens têm um valor individual, mas juntos compõem um novo bem, o estabelecimento comercial.

Ativo Circulante tem relação de contas do Ativo que relata todos os bens e direitos da empresa, que podem estar a sua disponibilidade financeira no momento do balanço, ou em curto prazo, a partir do levantamento de sua existência (até o encerramento do exercício seguinte) que serão ou poderão ser movimentados em até 360 dias. Ativo Não Circulante demonstra todos os bens e direitos, que serão ou poderão ser movimentados pós 360 dias.

Passivo é uma característica essencial de uma exigibilidade em que a empresa tem uma obrigação no momento da avaliação, uma obrigação é o dever ou a responsabilidade de agir e cumprir algo de certa forma. De forma mais clara o passivo corresponde ao saldo de obrigações que deve ser cumpridas como, por exemplo, contas a pagar. O pagamento das obrigações pode ser realizado de diversas formas como: pagamento em dinheiro, transferências de outro ativo, execução de serviços, substituição daquela exigibilidade por outra e conversão da exigibilidade em capital ou outro item do Patrimônio Líquido. As provisões são algumas exigibilidades que somente podem ser mensuradas se utilizar um grau substancial de estimativa.

O Passivo monetário representa bens numerários que ainda vão ser repassados aos seus verdadeiros proprietários num momento futuro, e que está na entidade apoiando ou ajudando a gerar novos recursos financeiros para o devedor. O passivo não-monetário representa obrigações de lançamentos futuros no resultado do período daqueles ganhos já efetivados, porém não pertencentes ao atual exercício.

Para fins de análise contábil, as contas que compõe o passivo exigível curto e longo prazo (direito privado), podem ser inicialmente serem agregadas em obrigações em moeda nacional, e obrigações em moeda estrangeira. A partir desse início, pode se proceder às subdivisões, a serem compostas das principais obrigações. Como exemplo: salários, remunerações e encargos a pagar, empréstimos e financiamentos a pagar, fornecedores e prestadores de serviços a pagar, tributos a pagar e a recolher, adiantamentos a clientes, provisões etc.

Outras classificações do passivo são os Exigíveis Fixos que são aqueles que não variam com o volume de vendas da empresa como aluguéis, imposto de renda e outros e as Exigíveis Variáveis são aquelas que guardam certa relação com o volume de vendas como o ICMS e IPI a recolher, fornecedores, salários e etc.

No passivo circulante compreende que as obrigações exigíveis deverão ser liquidadas em nos próximos 365 dias, ou seja, em curto prazo após o levantamento do balanço patrimonial e no passivo não circulante as obrigações exigíveis poderão ser liquidadas ao longo prazo, após os 365 dias. O valor presente no passivo são as obrigações, encargos, riscos classificados no passivo não circulante que serão ajustador ao seu valor presente, sendo os demais passivos ajustados quando houver efeito relevante no seu balanço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (113 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com