TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação de Tipo de Gerência e Resultado de vendas (TCC)

Por:   •  14/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.347 Palavras (14 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

Resumo, p. ?

1 Introdução e contextualização, p. ?

2 Situação-problema, p. ?

3 Objetivos geral e específicos, p. ?

4 Delimitação do estudo, p. ?

5 Relevância, p. ?

6 Referencial teórico, p. ?

6.1 ...

7 Metodologia de pesquisa, p. ?

7.1 Instrumento de coleta de dados, p. ?

8 Considerações preliminares, p. ?

Bibliografia, p. ?

Resumo

A gestão efetiva de uma equipe é a chave do sucesso de uma organização, principalmente tratando de uma empresa de serviços, no caso deste estudo, de roupas, que depende do resultado de uma equipe para alcançar suas metas, pois o comportamento humano interfere negativa ou positivamente sobre a realização dos fins organizacionais. Neste caso, os vendedores são o complemento do produto e influenciam diretamente a percepção dos clientes quanto à qualidade do produto. Para fazer fazer uma equipe produzir resultados, entre elas está o uso adequado de incentivos e saber conduzir pessoas, e isto é liderar pessoas. A liderança tem que estar em todos os niveis institucionais, principalmente na função de gerir pessoas e o lider deve ter a capacidade de influenciar, saber conduzir na direção dos objetivos. Desta forma, para saber qual caminho a seguir, a liderança do gestor será de suma importância para o direcionamento da equipe, pois os liderados podem influenciar na decisão do cliente na compra ou não do produto.

Palavras-chave: Liderança. Tipos de Liderança. Características do líder.

1 Introdução e contextualização

Com o passar dos anos, as organizações têm vivenciado inúmeras modificações, desde a estrutura de seu capital econômico até as semelhanças existentes entre os indivíduos e a própria instituição. A diversidade de funcionários com suas culturas distintas se reúnem em empresas ou organizações a fim de exercerem seu crescimento no âmbito profissional. Neste contexto, onde organizações são criadas para atingir metas ou objetivos específicos, Robbins (2009, p. 154) descreve liderança como o mais importante fator singular para atingir soluções. Esta relação entre o líder e seus liderados e vice-versa é implícita, porém, nem sempre existe um convívio harmonioso, cuja causa pode ser atribuída ao tipo de liderança exercida, ao grupo ou à organização. Contudo, a falta de afinidades resulta em prejuízo para todas as partes, principalmente para a organização. Assim, fazer com que grupos e pessoas acompanhem estratégias, políticas e procedimentos são essenciais para o alcance dos resultados esperados. De acordo com BLANCHARD, ZIGARMI e ZIGARMI (1986) o indivíduo que exerce influência sobre outro, para alcançar os objetivos do grupo, bem como da empresa, deve possuir características de líder, a fim de, além de alcançar as metas propostas, utilizar os recursos existentes de forma racional para que o ganho seja sem dúvida maior.

Baseando-se em uma franquia de loja de roupas, os executores do serviços, os vendedores, estão presentes no momento em que os serviços são oferecidos e concluido, interagindo diretamente com os clientes. As partes integrantes do produto são essenciais da percepção do consumidor em relação ao produto. Nesse sentido, podem contribuir para a ampliação da qualidade e satisfação, ou ainda, prejudicar a execução do serviço.

Este estudo aborda a importância da atuação profissional do gestor, sua liderança, para o alcance das metas, assim como, qual estilo de liderança para o alcance do mesmo, tendo como objeto de estudo uma franquia de roupas, propõe-se analisar a influência do estilo de liderança sobre a eficiência de uma equipe de profissionais e o impacto sobre os resultados das vendas.

2 Situação-problema

Qual a relação em uma equipe entre o tipo de liderança e o resultado de vendas?

3 Objetivos geral e específicos

É objetivo geral deste trabalho analisar a relação em uma equipe entre o tipo de liderança e o resultado de vendas, tendo como objeto de estudo uma franquia. Os objetivos específicos são:

Levantar bibliografia sobre o tema liderança;

Verificar o tipo de liderança utilizado na franquia, objeto de estudo, no primeiro quadrimestre de 2012;

Verificar o resultado das vendas no primeiro quadrimestre de 2012.

4 Delimitação do estudo

A pesquisa está focada no tema Liderança, especialmente os tipos e seu impacto no resultado de vendas. Por algumas vezes, poderão aparecer citações acerca de: Motivação, Qualidade de Vida no Trabalho, Condições de Trabalho, porém não serão foco da análise.

O grupo irá consultar os resultados das vendas obtidos no primeiro quadrimestre de 2012, pela empresa Hering, em duas lojas no Rio de Janeiro, uma no Centro e outra na Tijuca, administradas pela mesma franquia e comparar as Lideranças desenvolvidas em cada uma delas, de modo que o presente estudo será embasado, pelo relato dos colaboradores, por meio de pesquisa de campo e o resultado das vendas será obtido com a gerência de cada loja.

5 Relevância

De acordo com o Souza (2004), colunista do site “O Gerente”, os lideres tem que se responsabilizar pelos resultados da sua equipe e para alcançar os resultados, o lider tem que ser participativo, agregador, motivador e treinador. Levando assim a organização a excelência. Com isso, no ponto de vista acadêmico será possível distinguir qual o tipo de liderança mais eficaz em uma loja de venda de roupas e qual o impacto que ela tem sobre o resultado de sua equipe, consequentemente, da empresa, o que pode servir de exemplo para outras organizações na busca incessante pela postura mais adequada e que traga resultados.

Com esta pesquisa, no âmbito profissional, o funcionário da equipe de vendas saberá a sua importância dentro da empresa, colocando-se em análise para assim poder se posicionar diante da equipe de forma mais próxima ao estudo. Ademais, Chowdhury (2003, p. 3)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com