TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Contabilidade Tributária e Fiscal

Por:   •  16/6/2016  •  Resenha  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  770 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha: contabilidade tributária e fiscal

Quando recebemos um produto em nossas mãos, não fazemos ideia por onde o mesmo passou até chegar no seu destino final, qual andamentos ele tomou para se tornar aquele produto utilizável, essa sequência de processos pelo qual um produto passa até chegar ao seu estado final é chamado de cadeia produtiva. Desta maneira quando adequemos um produto acabado, é comum nos perguntamos: qual sua cadeia produtiva? Onde ela começa e onde ela termina?

No vídeo é dado como exemplo, a cadeia produtiva da carne, que vai desde a criação do gado passando pelo frigorifico e abatimento e por fim chegando ao produto acabado que recebemos no comercio.

Outro aspecto exposto no vídeo, é que antigamente se tratando de conseguir carne para se alimentar, o homem tinha que caçar seu próprio alimento, diferente de hoje que compramos o produto pronto para o consumo. Sendo assim, o homem para facilitar a caça e garantir a sobrevivência, se reunia em grupo, com o tempo descobriu que era mais fácil criar animais para posteriormente se alimentar dele do que caçar.

Ainda merece destaque que com esse processo onde cada um criavam seus animais e plantavam e cultuavam seus produtos, houve a necessidade de serem realizadas trocas de produtos (escambo), para que todos os indevidos da comunidade, tivessem produtos variados para o consumo, porem essa pratica com o tempo ficou dificultosa, pois nem sempre o produtor queria o produto que o outro produtor produzia, devido esses acontecimentos começou a surgiu o dinheiro, que facilitou a troca.

Outro ponto que merece destaque são os tributos, que são cobrados desde muito tempo, desde quando foi criado governo, porem antes da revolução francesa só os pobres pagavam tributos, o que foi mudado posteriormente, pois além de só esta parcela da população pagar os tributos os mesmos eram usados indevidamente.

Com essas modificações que ocorreram ao passar dos anos e a mudança no modo de governar dos diversos estados, começaram a ser realizadas eleições, onde os cidadãos começaram a ter o direito de escolher seus governantes.

Com essas alterações, aconteceu a criação dos três poderes, facilitou a economia do pais, onde o legislativo é responsável pela criação e processamento dos orçamentos púbicos através da lei das diretrizes orçamentarias, já o judiciário é responsável pela fiscalização do orçamento público.

        Nos dias de hoje, os tributos são divididos em impostos, taxas, contribuições que são utilizados principalmente para custear os serviços públicos como saúde e educação e transporte tendo como principais impostos: ICMS, IPI, IPVA, IR e IPTU. E como principal taxa temos a de iluminação púbica.

        Um dos documentos utilizados para o recolhimento de alguns impostos é a nota fiscal, por meio da exigência da nota fiscal é que o cidadão garante o direito de receber esses impostos convertido em direitos públicos como educação e saúde etc. sendo assim, o cidadão ao exigir a nota fiscal está contribuindo para a sociedade e ajudando no combate à sonegação fiscal e fluindo a movimentação econômica do pais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (64.5 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com