TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Restaurante Smak

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.997 Palavras (8 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Universidade Anhanguera – Uniderp

Curso de Ciências Contábeis

Tutor EAD:

Profª Tutora Anália Pereira Barbosa Jubanski

Disciplina – Empreendedorismo e Comportamento Organizacional

LEANDRO LOPES BATISTA

RA - 2846253731

16 04 2015 - São José dos Campos

Relatório apresentado como desafio proposto sobre as disciplinas de Empreendedorismo e Comportamento Organizacional do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera – Uniderp.

SUMÁRIO

1.Introdução        04

2.Pesquisa (Passo 01)        05

3.Plano de Negócios (Passo 02)        07

4.Sumário Executivo        08

5.Descrição da Empresa        09

6.Swot (Passo 03)        11

7.Diagnóstico (Passo 04)        12

8.Considerações Finais        13

9.Referências Bibliográficas        14

  1. INTRODUÇÃO

Através deste desafio profissional, temos como objetivo auxiliar a Sra. Irena à administrar da melhor forma possível seu negócio, um restaurante especializado em comidas tipicamente polonesas, denominado Restaurante Smak, que atualmente não está muito competitivo perante aos novos restaurantes que surgiram na região.

Será utilizado Análise da matriz SWOT, que é uma ferramenta para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente de operação. Permite efetuar uma resenha das análises internas e externas, identificar elementos chave para a gestão da empresa e estabelecer prioridades, analisar os riscos e os problemas, revisando conceitos direcionados a história da manutenção do restaurante e o planejamento estratégico para implantação das organizações. Após o conceito apresentado pelo planejamento estratégico, é realizado uma analogia entre a importância que se deve dar na implantação do restaurante.

Na análise da matriz SWOT é apontado as oportunidades. Entre as  mais fortes avaliadas, está a identificação de recursos e atividades relacionadas com as competências tal como a necessidade de reforçar  a equipe com a contratação de novos funcionários e renovar  a capacidade de seus recursos com o objetivo de acompanhar a evolução do mercado no ramo. Como ameaça cita-se a falta de mão de obra especializada na região e o desconhecimento profissional. Dentre as forças identificadas, destaca-se o  interesse pelo planejamento estratégico na referida empresa e a qualificação contínua dos colaboradores, como fraqueza mais relevante está a dificuldade de encontrar profissional especializado no mercado. Para minimizar as dificuldades encontradas,  o uso de ferramentas como a análise SWOT se faz necessário, possibilitando maior controle das variáveis envolvidas no ambiente da organização, mapeando e descrevendo o cenário na qual a mesma está inserida, proporcionando um direcionamento na elaboração de estratégias e melhoria.

Com a identificação dos problemas enfrentados pelo Restaurante Smak que estão atrapalhando seu desenvolvimento, descrevemos as possíveis medidas a serem tomadas como possíveis soluções para cada problema identificado. O propósito é, a um médio prazo, aumentar sua competitividade deste negócio, para assim torna-lo o melhor restaurante da região.

Passo 01

Pesquisa

              No Brasil, cerca de 1,2 milhão de empreendimentos são criados durante todo o ano, sendo grande parte deles micro e pequenas empresas de acordo com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

           Porém, um em cada quatro negócios novos não chegam a completar dois anos de atividade.    

           Sabendo que os erros que as empresas comentem são resumidos em: Plano de negócios, Capital de giro, Marketing, Controle das finanças, funcionários e sua concorrência. Algumas idéias para fugir dessa estatística:

  • Plano de Negócios: A primeira coisa que a empresa deve se preocupar, é com o seu plano de negócios, ele proporciona ao empreendedor verificar se o investimento é realmente interessante.

  • Capital de Giro: Na abertura da empresa, é importante temos em mente que o lucro pode não vir imediatamente, alias, na maioria dos casos existe o tempo de maturação do negócio, sendo assim, o empresário deve ter o capital para ser utilizado nos primeiros meses, gastos como: aluguel e salário de funcionários. Além de não misturar despesas de casa, com as despesas da empresa.
  • Divulgação: O Marketing promocional é muito importante no inicio. Tem que ser feito uma divulgação antecipada em mídias sociais, não se esquecendo do seu próprio site. E decida o local do seu estabelecimento com atenção, levando sempre como prioridade a localização e visibilidade.
  • Controle das finanças: É necessário ter controle do caixa, não fazer retiradas precipitadas e saber no que irá investir. Toda empresa paga certa quantia de impostos durante o ano, e é preciso saber poupar e guardar para não haver problemas futuros.
  • Funcionários: Precisamos procurar uma equipe qualificada para representar nossa empresa. O funcionário pode garantir o sucesso ou o fracasso do seu negócio. É necessário ter um treinamento adequado, e sempre avalia-lo.

 

  • Concorrência: O empresário deve procurar conhecer sua concorrência, o mercado em geral, trocar experiências com outros empreendedores do ramo, buscar capacitação, buscar intensamente informações, para maiores chances de sucesso.

Passo 02

Plano de negócio

Restaurante Smak

[pic 2]

Irena Partala, Proprietária.

Rua Felicidade, 110

(47) 30711520

Bairro Distante - Vale da Felicidade – SC

Plano de Negocio elaborado em Abril de 2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (180.3 Kb)   docx (53.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com