TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Restaurante smak

Por:   •  19/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.395 Palavras (6 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Centro de Educação à distância

Pólo de Apoio Presencial de Osvaldo Cruz - SP

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Empreendedorismo

Comportamento Organizacional

Solange Brambilo – RA 2856152545

Rose Marcia Pereira Marani - RA 1709999331

Alicio Jorge - RA 1709996307

Roseli Carla dos Santos Jorge - RA 1709877590

Fabiana Rosa de França - RA 1709106847



PROJETO DE INOVAÇÃO PARA O RESTAURANTE SMACK


OSVALDO CRUZ/SP

ABRIL/2015

INDICE

Descrição

Pág.

01

Introdução

02

02

Publico Alvo

03

03

Comportamento dos Clientes

03

04

Analise do Restaurante Smack

04

05

Conclusão

05

06

Referências Bibliográficas

07

        

  1. INTRODUÇAO

Este trabalho tem por objetivo buscar ações concretas para auxiliar Dona Irena a manter o seu negócio junto ao Restaurante Smak, um desafio profissional muito grande, haja vista, que a mesma vem passando por diversas dificuldades desde que seu marido faleceu. O Restaurante Smak está localizado no município Vale da Felicidade, sendo povoada por descendentes de imigrantes poloneses com tradição em comidas típicas polonesas e visitada por turistas que querem desfrutar de suas belezas naturais com pequenas cachoeiras, a fauna e a flora que é amplamente preservada na região.

Assim é necessário a analise dos pontos fracos e fortes vendo as oportunidades e ameaças e dar uma solução aos problemas existentes.

Sabe-se que para todo e qualquer empreendimento é preciso a elaboração de um plano de negócios, o que se faz necessário no Restaurante Smak, já que Dora Irena deixou bem claro, que lhe falta planejamento. A busca por orientações através de consultorias e contatos com instituições como o SEBRAE para melhor analisar as oportunidades e a participação em cursos e oficinas de orientação é o primeiro passo para que esteja apta a prosseguir com mais habilidade e conhecimento, além de poder delegar responsabilidades nas áreas em que não tem o devido domínio. A contratação de um bom profissional na área contábil e jurídica para realizar uma assessoria continua e de qualidade é imprescindível, quanto aos seus colaboradores é primordial que tenha uma equipe treinada e motivada em todos os setores do restaurante.

Desta forma, é necessário uma analise através da ferramenta SWOT o ambiente interno e externo que poderá sofrer alterações e com isso obter o resultado tão esperado por Dona Irena. O sucesso em seu restaurante, com a valorização da culinária polonesa resgatando as tradições e oferecendo serviços gastronômicos de qualidade com rapidez e conforto e, ainda ser reconhecida regionalmente como o melhor restaurante fornecedor de comidas típicas, bem como ponto turístico e de informações da cultura local.

2.  PUBLICO ALVO

O público alvo é formado basicamente por pessoas de médio e alto poder aquisitivo, ou seja, aquelas que querem desfrutar do conforto e qualidade ali oferecidos. O consumidor tem um perfil bem definido, que aprecia a cultura regional e gosta de comidas típicas.

 Na primeira fase, o objetivo é atingir um público mais específico: os turistas, sendo estes presentes nos finais de semanas e feriados.  Já na segunda fase o atendimento estará voltado aos moradores da cidade, no dia a dia durante a semana.

3. COMPORTAMENTO DOS CLIENTES

          O consumidor de comida regional costuma planejar a ida ao restaurante, quando sente a necessidade ou desejo de ter refeições em outro ambiente; ele prefere fazer suas refeições em um ambiente agradável, aconchegante, requintado, com alto padrão de atendimento, higiene. Quando se trata de um turista, ele vai a um restaurante com o objetivo de saciar a fome, e de saborear um alimento típico de onde se encontra, e também conhecer um pouco da cultura desse local.

4.  ANALISE DO RESTAURANTE SMAK

Segue abaixo a analise dos aspectos favoráveis e desfavoráveis no restaurante com ajuda ferramenta Swot.

Forças (ambiente interno)

Fraquezas (ambiente Interno)

  • Excelente localização
  • Arquitetura típica polonesa
  • Cozinheiro com experiência
  • Tradição em comidas típicas
  • Falta de acessibilidade do cardápio (escrito à mão e em polonês)
  • Pouca mão de obra (ela se desdobra entre as atividades diversas, não tem tempo para planejar o melhor desempenho do restaurante).
  • Falta de organização (esquece-se de fazer pedidos e pagar contas)
  • Espaço físico pequeno
  • Colaboradores sem treinamentos

Oportunidades (ambiente externo)

Ameaças (ambiente externo)

  • Atividades turísticas e parceria com agencia de turismo
  • Maior fluxo de cliente no final de semana
  • Pontualidade no desembarque dos passageiros (turistas)
  • O único que oferece comida típica
  • Parceria com produtores da região

  • Concorrência (abertura de três novos restaurantes)
  • Menor fluxo na semana
  • Os restaurantes concorrentes servem maiores variedades de comida a quilo

DIAGNOSTICO – RESTAURANTE SMACK

Problemas identificados

Propostas de solução

Falta de planejamento

O planejamento é fundamental para o bom desempenho do restaurante. Inicia-se esse planejamento com a contratação de uma equipe de trabalho para cada departamento, auxiliares de cozinha, um número maior de garçons com disponibilidades nos finais de semana; atendentes de caixa e serviços de limpeza. Outro fator importante é o cardápio do dia, ficando esse sob a responsabilidade do cozinheiro sabendo-se que o mesmo tem uma vasta experiência no assunto. Abastecer o restaurante com as compras diárias exige tempo e dedicação, pois, a cotação de preços junto aos pequenos produtores rurais da região pode gerar uma economia ao adquirir os produtos. Controlar os pagamentos das despesas observando prazos e vencimentos para não ficar inadimplente junto aos fornecedores, apresentando a estes, um plano de negocio que demonstre a reestruturação da empresa e de sua gestão, com vistas a ganhar credibilidade, e priorizar o atendimento ao cliente fidelizando cada um deles.  

Despreparo da equipe

Uma equipe bem preparada pode fazer toda diferença em um estabelecimento comercial, para tanto, todos devem estar motivados a iniciar um curso para o desenvolvimento de habilidades técnicas, de gestão e de atendimento ao publico, a fim de desenvolverem um trabalho com ética, responsabilidade, dedicação aos propósitos e objetivos alinhados a visão da empresa.

Falta de inovação e investimento

O espaço físico do restaurante precisa ser mudado, para isso é preciso buscar junto aos profissionais da área de construção civil um planejamento para ampliação do mesmo, aproveitando toda área do fundo e criando um visual moderno com a proposta de manter e preservar as tradições polonesas, porém com posicionamento inovador.

Criação do cardápio com material e design diferenciado, impresso, com capa, contendo os dados do restaurante e o resumo de sua historia, fotografias que ilustrem e apresentem o nome dos pratos e uma descrição de todos os itens, estar escrito em polonês, mas também em outros idiomas, por exemplo: português, inglês e espanhol.

A confecção de uniformes para a equipe, toalhas de mesa e guardanapos entre outros itens padronizados para evidenciar uma maior organização do restaurante.

Oferecer uma boa musica ambiente com preferencia às típicas da região aos finais de semana para os turistas conhecerem melhor o universo polonês durante as refeições.

Durante os dias de menor fluxo oferecer uma proposta diferenciada para atrair a clientela transformando em um espaço de lazer para os moradores da região, com rodízio de piorogis, doces e salgados (pastel cozido original da Polônia) entre outros petiscos, assim como a pronta entrega de alguns pratos e delivery (entrega a domicilio).

Falta de divulgação

Buscar uma parceria com a agência de turismo que realiza os passeios para incluir uma refeição no pacote de serviço, fazer entregas de panfletos no decorrer da viagem e conseguir um espaço para anunciar o restaurante no ticket e no folheto explicativo da viagem se tornando o patrocinador da confecção destes, divulgar o restaurante através das rádios e jornais da região, montar uma breve degustação de piorogis na saída da estação férrea como forma de boas vindas aos turistas nos finais de semana e assim já apresentar uns dos pratos típicos servidos no restaurante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (113.9 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com