TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Artigo Contabilidade Ambiental

Por:   •  17/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 3

Segundo o artigo disponibilizado, a Contabilidade Ambiental surgiu através de uma necessidade de adaptação das empresas para com a sociedade, sendo uma ferramenta para auxiliar e gerenciar na melhoria continua para o bem comum da sociedade como um todo. A sociedade, atualmente, está voltada para a preservação ambiental, buscando meios de evitar ou reduzir a degradação do meio ambiente, a Contabilidade teve que buscar se especializar para acompanhar as mudanças econômico-financeiras que essa nova atitude de preservar o meio ambiente ocasionou. A Contabilidade é um instrumento de apoio às organizações e é uma área primordial nas mesmas, baseada em um sistema cujo objetivo é passar elementos de caráter quantitativos que auxiliam nas tomadas de decisões econômicas. O balanço patrimonial de uma empresa bem como as suas demonstrações de resultado do exercício (DRE), de fluxo de caixa e outros relatórios são informações geradas pela contabilidade da empresa.

No decorrer dos anos, foram criadas leis referentes a área ambiental e as empresas começaram a dar mais atenção as questões ambientais, bem como o impacto ambiental que sua atividade operacional causa. Algumas ferramentas contábeis podem ser utilizadas no processo de comunicação entre entidade e sociedade na defesa do meio ambiente. O objetivo da área contábil relacionada as questões ambientais, é o de coligar o sistema de informações já seguido pela contabilidade tradicional para a demonstração e verificação dos registros contábeis relacionados aos impactos ambientais das organizações. São as contas que devem ser apresentadas na Contabilidade Ambiental: ativos, passivos, custos, despesas e receitas ambientais, descrevendo o balanço patrimonial e a demonstração do resultado do exercício, ambos adaptados ao meio ambiente.

O ativo ambiental são todos os gastos da empresa que visam preservação, proteção e recuperação do meio ambiente, já o passivo é a exigibilidade, trata-se das obrigações da organização para com outras sociedades, de curto, médio ou longo prazo onde deverá ser liquidada. Os custos ambientais compreendem todos aqueles gastos relacionados direta e indiretamente com a proteção do meio ambiente e que serão ativados em função de sua vida útil, eles são o total de dispêndios identificados em uma organização. Despesas ambientais são todos os gastos envolvidos com o gerenciamento ambiental, consumidos no período e incorrido na área administrativa. Em relação a implantação das políticas ambientais, elas não têm o intuito de gerar receitas para a empresa, porém não a impede de buscar algum proveito econômico desde processo. Com a entrada de ativos ou redução da exigibilidade, tem-se uma forma de acrescentar benefícios econômicos.

As organizações utilizam instrumentos de demonstração contábil semelhantes, porém com um enfoque ambiental. Deve-se usar uma terminologia compatível com o objeto de estudo contábil, agregando com as demais demonstrações como uma informação adicional aos seus steakeholders na tomada de decisões, facilitando, assim, a compreensão do usuário e sua confiança nas informações aferidas. Pensando em valorizar a imagem da empresa junto à sociedade, investidores e clientes a evidenciação contábil permite que a organização torne publica sua preocupação com o meio ambiente em um todo.

Contudo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (30.9 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com