TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Como Ler Livros Alder

Por:   •  20/10/2019  •  Resenha  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS.

Resumo

Português Instrumental

Palmas-TO 14 de outubro de 2019

RESUMO

ADLER, Mortimer Jerome. A arte de ler. Rio de Janeiro: AGIR, 1954, 287 p. Universidade Federal do Tocantins

De escrita direta, simples e detalhista o livro propõe que o leitor aprenda a ler melhor ou diferentemente, é destinado para o leitor médio que deseja compreender melhor os livros de seu interesse. É em resumo “um ensaio que trata da leitura, relacionando-a com a vida, a liberdade e a procura da felicidade”. Importante destacar que uma boa leitura envolve esforço, pois é essa a sensação que se tem quando se passa a entender mais do que entendia antes, desafia nossa compreensão o que faz nos esforçar em compreender mais e melhor, é uma leitura ativa. A arte de ler requer agudeza de observação, memória pronta, fertilidade de imaginação e uma inteligência habituada à análise e reflexão, são essas habilidades que devem ser estimuladas e desenvolvidas no processo de desenvolvimento de uma boa leitura.

O livro apresenta três modos de leitura regidos por regras e para iniciantes a sugestão é que sejam feitos em três leituras distintas do livro, cabe ressaltar uma analogia com aprender a jogar tênis, separadamente se aprende as diferentes técnicas e regras e então somam-se todas para ter por fim a arte de jogar tênis que passa a ser executada de maneira natural, da mesma forma ocorre no uso dos três modos de leitura. Há um limite quanto ao emprego das regras, elas só podem ser usadas em uma leitura para aprender, em livros que pretendem ensinar algo, que transmitem conhecimento. Quanto ao limite, as regras visam principalmente trabalhos de história, ciência e filosofia, podendo não se relacionar bem em outros campos. São eles: leitura estrutural ou analítica, leitura interpretativa ou sintética e leitura crítica ou avaliadora.

A leitura analítica ou estrutural é feita para a compreensão. É ela que vai diminuir a lacuna de conhecimento entre o leitor e o autor, ao final do processo o leitor conseguira explicar o que o autor disse, o que ele quis dizer e por que disse. Consiste em quatro regras: classificar o livro de acordo com seu tipo e assunto; dizer, com a maior brevidade, em que consiste o livro todo; definir suas partes principais em ordem e relação e analisá-las; definir o problema ou problemas que o autor esta procurando resolver.

Complementar a analítica temos a leitura interpretativa ou sintética, assim como a escrita usa palavras para criar frases e parágrafos, a lógica usa termos para criar proposições e argumentos. O trabalho é realizar as tarefas e relacionar os resultados com a parte da leitura analítica. Consiste em quatro regras: concordar com o autor, pela interpretação de suas palavras básicas; apreender as principais proposições do autor, descobrindo suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (36.5 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com