TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo, Paráfrase e Resenha de texto de Contabilidade

Por:   •  17/6/2016  •  Resenha  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  740 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]


[pic 6]A Contabilidade e o avanço da Tecnologia [pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24][pic 25][pic 26][pic 27]

Paráfrase

Com a necessidade das empresas e também do governo em receber informações cada vez mais detalhadas de departamentos administrativos e financeiros, a contabilidade vem sofrendo muitas mudanças legais e técnicas ao mesmo tempo.

Se a ciência contábil evolui rápido, o profissional contábil também precisa acompanhar essa evolução, eles devem se atualizar sempre sobre o mercado financeiro, tributação (que se modifica constantemente) e a tecnologia que sempre se renova para facilitar o trabalho do contador.

Júlio Cesar Zanluca afirma em seu artigo que o contábil precisa estar preparado para enfrentar desafios de uma profissão na qual a competição e as exigências vem crescendo cada dia mais. Por isso precisa se atualizar de alterações, ser flexível e preparado.

Com o uso da internet, tudo se tornou mais prático, as obrigações de assessoria, rotinas fiscais, trabalhistas e tributária devem ser compridas com programas de processamento de dados, que mandam as informações aos órgãos públicos e competentes, com isso a fiscalização do governo também ficou mais ágil.

O modelo de nota fiscal adotado pelo governo brasileiro, o SPED- Sistema Público de Escrituração Digital, foi um passo importante que teve grande atenção dos contabilistas. Outra alteração de escrituração contábil digital é a inclusão do E-social.

As empresas também aderiram a essa mudança para tomar decisões, o Sistema Integrado de Gestão empresarial- ERP, cruza dados gerando relatórios detalhados.

O avanço tecnológico dificulta o crescimento da corrupção e o uso da contabilidade para fins ilícitos. Já que a contabilidade hoje tem a obrigação de informar hoje dados fiscais, aspectos econômicos com exatidão e clareza, valorizando ainda mais o trabalho do contador.


Resenha

O autor do artigo é Reinaldo Luiz Lunelli, contabilista, auditor, consultor de empresas, professor universitário, autor de diversos livros de matéria contábil e tributaria e membro da redação dos sites Portal Tributário e Portal Contabilidade.

A obra trata-se do avanço da tecnologia gerando mudanças no trabalho do contador, que para acompanhar essa evolução, precisa estar sempre atualizado.

Através de uma linguagem muito clara e acessível, Reinaldo comenta sobre questões importantes, as mudanças constantes de assuntos correlatos da contabilidade, do mercado financeiro e o sistema de tributação e de que o profissional contábil deve estar atento e preparado para enfrentar desafios, competição e exigências. Também comenta como os processos se tornaram mais práticos e ágil por conta da internet e programas. Vários temas são abordados, como o avanço da tecnologia, que foi uma das armas usadas contra o agigantamento da corrupção e o uso ilícito da contabilidade.

Reinaldo conseguiu alcançar seu objetivo de mostrar como foi grande as mudanças ocorridas e que vão continuar ocorrendo na contabilidade por conta da tecnologia. A base de toda argumentação de Lunelli, é seu amplo conhecimento na contabilidade e sempre procurando se atualizar através de estudos e seu empreendedorismo. Baseado em fatos concretos de modo em que nos leva a uma reflexão, o contabilista, está de fato atualizado em deus conhecimentos profissionais?

Outro ponto positivo da obra, é que Lunelli nos fornece exemplo de programas usados para uso empresarial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (191.2 Kb)   docx (219.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com