TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo controladoria

Por:   •  6/7/2015  •  Resenha  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  1.809 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FACULDADE REGIONAL DE RIACHAO DO JACUÍPE

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONTROLADORIA.

Alice Carneiro da Silva

Riachão do Jacuípe

2014

 Alice Carneiro da Silva

CONTROLADORIA.

Trabalho solicitado pelo professor Abel Carneiro M. Lima, como parte da avaliação da disciplina  do semestre do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Regional de Riachão do Jacuípe-FARJ

Riachão do Jacuípe

2014

O mercado brasileiro em suas atividades econômicas nesses últimos anos, vem acompanhando os avanços tecnológicos, que geram cada vez mais, a necessidade de aperfeiçoamento, eficiência, eficácias, fazendo com que a contabilidade encarregue-se de criar mecanismos mais eficientes de apoio à gestão das empresas, pois, com essa evolução, o mercado vivi numa intensa competição, e para a sobrevivência das entidades é preciso acompanhar as mudanças tentando ser sempre o melhor na sociedade.

O papel da controladoria é fundamental na tomada de decisão das empresas, pois, fornecer informações contábeis necessárias e responsável pela modelagem, construção e manutenção de sistemas de comunicação para decisões dos gestores de cada entidade. Estas necessidades informativas são  a cada dia maiores, exigindo que a Controladoria deva agir de forma proativa em relação  as decisões a tomar pelos gestores, o que exige dos profissionais desta área  uma formação  bastante solida em termos de conhecimentos relativos ao processo de gestão organizacional das entidades.

De acordo com Moura e Beuren (2000), a controladoria é uma unidade de apoio administrativo no sistema de gestão empresarial e age também como gestora no processo de informação como provedora de esteio de comunicação  à gestão empresarial. Com isso, a controladoria é responsável em zelar, pelo o bom desempenho das empresas no processos de gestão, auxiliando seus gestores nas tomadas de decisões, garantindo informações adequadas para o desenvolvimento e crescimentos das organizações.

Segundo Caggiano (2004) a missão da controladoria é zelar pela continuidade da empresa, assegurando a otimização do resultado global. A controladoria é responsável por coordenar, fiscalizar e organizar a área econômicas das empresas, porém, não pode ser vista como um método que ensina como fazer, mas sim, como ramo do conhecimento responsável por estabelecer toda base conceitual e como um órgão administrativo que responde pela propagação de conhecimento, modelo e implantação de Sistemas de Informações e Modelo de Gestão Econômica que possam resolver as necessidades de informações dos gestores. Afim de contribuir com os mesmos durante o processo de gestão auxiliando a tomada de decisões corretas e eficientes.

Nos estudos de Catelli (2001) diz que, a controladoria é uma área coordenadora das informações sobre gestão econômica, no entanto, ela não altera a responsabilidade dos gestores por seus resultados alcançados, mas busca aconselha-los à agilização do resultado econômico.

Portanto, a controladoria é responsável pela coordenação, organização e fiscalização de sua área econômica, e cada gestor é responsável por seus resultados obtidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com