TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SALARIO MINIMO

Por:   •  19/10/2015  •  Dissertação  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 2

SALÁRIO MÍNIMO.

C.F, art. 7º. IV - salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim; (BRASIL, 1988)

É fixado por lei e deve ser periodicamente reajustado. É nula qualquer estipulação em contrário que determine remuneração inferior ao salário mínimo.

A Súmula vinculante nº4 veda a vinculação do salário mínimo para qualquer fim.

C.F, art. 7º. VII - garantia de salário, nunca inferior ao mínimo, para os que percebem remuneração variável;

Para os que recebem remuneração variável, preservado está a remuneração não inferior ao salário mínimo. O exemplo é o funcionário comissionado, que deverá receber o salário mínimo, sendo proibido o desconto em meses subsequentes.

C.F, art. 7º. X - proteção do salário na forma da lei, constituindo crime sua retenção dolosa;

Para proteção do salário, o Decreto-lei 368/1968 prevê em seu art. 2º, §1º como mora contumaz a retenção do salário por período superior a 3 meses, excluídas as causas pertinentes ao risco do negócio. O art. 4º da mesma Lei, determina que os responsáveis estarão sujeitos a pena de detenção de um mês a um ano, quando estes receberem lucros, pro labore, dividendos ou bonificações estando em mora contumaz como pagamento do salário de seus empregados.

Também importante notar que a proteção ao salário decorre da sua irredutibilidade, sua impenhorabilidade, intangibilidade.

5.1.1 Remuneração e salário.

A CLT prevê em seu artigo 457 o que vem a ser remuneração. É importante deixar claro que remuneração e salário não se confundem. Dessa forma, conforme a própria CLT, remuneração vem a ser o salário pago ao empregado, bem como as gorjetas que aquele receber.

Pode-se dizer que a remuneração seria a contraprestação paga diretamente pelo empregador, podendo ser em pecúnia e/ou em utilidades e também as gorjetas, estas pagas por terceiros.

Gorjeta: pagamento sempre em dinheiro e realizado por terceiros; ainda que a gorjeta seja maior que o salário mínimo, o empregador deverá pagar ao obreiro o salário da categoria. Esta não integra a base de cálculo do aviso prévio e o adicional noturno, horas extras, repouso semanal remunerado (Súmula 354, TST).

Salário: é a importância paga ao empregado pelo empregador, podendo ser em dinheiro ou em utilidades (habitação, alimentação etc.).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com