TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEMINÁRIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS 3 SEMESTRE

Por:   •  27/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.163 Palavras (17 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

  [pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DIREITO EMPRESARIAL        4

2.1        INSTITUTO DA FALÊNCIA        5

3        MÉTODOS QUANTITATIVOS        8

   3.1         SALÁRIOS        8

3.1.1    TRANSPORTE        9

3.1.2     ENERGIA ELÉTRICA        9

3.1.3     ÁGUA        10

    3.2        MÉDIA ARITMÉTICA, MEDIANA E MODA        10

4        MODELO DE GESTÃO E TOMADA DE DECISÕES        12

4.1        LEAN MANUFACTURING E SUAS CARACTERÍSTICAS        12

4.2        ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA        13

5        RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL        15

5.1        DECLARAÇÃO DE MISSÃO, VISÃO E VALORES        15

5.2        GOVERNANÇA CORPORATIVA        16

6        LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA        19

7        CONCLUSÃO        20

8        REFERÊNCIAS        21

        



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo de um estudo de caso em análise do Frigorífico Vaca Viúva, um dos maiores frigoríficos do Brasil, baseando-se em artigos-científico e artigos literários para a sustentação argumentativa dos dados apresentados. A empresa é constituída por dois sócios o Marco e André que tem como seu maior objetivo manter a empresa funcionando perfeitamente priorizando os seus fornecedores e satisfação dos seus clientes. Oferecendo sempre a agilidade na entrega de seus produtos e uma ótima qualidade dos mesmos.

Porém, no decorrer da analise empresarial iremos deparar com uma situação um pouco desconfortante para resolvermos como uma ação trabalhista movida pelos empregados de um setor no qual foi fechado pelos colaboradores e uma ação ajuizada por seus reclamantes.

Portanto, este processo requer muita atenção e cautela para não haver novos conflitos entre as partes e assim solucionar com todo o conhecimento obtido os problemas existentes.


  1.  DIREITO EMPRESARIAL

A empresa Frigorifico Vaca Viúva, está passando por questões financeiras muito delicadas por razão de uma ação trabalhista promovida pelos seus funcionários e ação de falência ajuizada por seus reclamantes. Com isso é necessário utilizar conhecimentos empresariais baseadas no direito para melhor compreensão e resolução de tal pendencia.

Sabe- se que o princípio da separação entre a pessoa jurídica e os membros integrantes da sociedade é um dos mais importantes para se compreender o direito empresarial, em especial, o direito societário. Ou seja, será desconsiderado a personalidade da pessoa jurídica da pessoa física.

A pessoa jurídica é abstrato de existência, porem possui responsabilidade, direitos e obrigações. Então entra neste contexto o principio da autonomia, onde a natureza jurídica que é a responsabilidade, que irá responder por todos os atos. Assim, não comprometerá o patrimônio dos sócios, já que por sua vez foi separado.

                         Devido à proteção patrimonial que possui a pessoa jurídica, em muitas situações ela utiliza-se desse benefício para se desviar de seus princípios e fins, cometendo fraudes e abusos. Por este motivo, no intuito de coibir possíveis abusos e desvios que poderão ser cometidos pelas pessoas jurídicas em razão da autonomia e proteção patrimonial, foi criada a teoria da desconsideração da personalidade jurídica. A desconsideração da personalidade jurídica permite superar a separação entre os bens da empresa e dos seus sócios para efeito de determinar obrigações.

                         Na contabilidade de uma empresa, o princípio jurídico da separação entre a pessoa jurídica e os membros integrantes da sociedade (pessoas físicas) serve principalmente para que os patrimônios não sejam confundidos. A contabilidade da empresa deve registrar apenas as movimentações relacionadas ao patrimônio da própria empresa, que é a pessoa jurídica em questão. As que envolvem os patrimônios dos sócios ou proprietários devem ser ignoradas pela contabilidade. Ou seja, a empresa tem uma individualidade própria que faz com que ela não seja a soma de suas partes, e seu patrimônio é autônomo com relação aos vários patrimônios dos mesmos integrantes.

                        No entanto, existe a desconsideração da personalidade jurídica, medida punitiva que se aplica quando ocorrem fraudes ou abusos. Nesses casos, os membros integrantes da sociedade já não são mais protegidos pela separação entre eles e pessoa jurídica.

                        Sobre os impactos contábeis, a contabilidade fará os registros contábeis das movimentações para a empresa (pessoa jurídica), como foi dito é dela toda a responsabilidade contábil, até porque o patrimônio dos sócios não pode e nem deve ser confundido com o patrimônio empresarial, por isso não haverá impactos na contabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (354.6 Kb)   docx (134.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com