TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS COMO FERRAMENTA AUXILIAR AO GESTOR

Por:   •  22/11/2019  •  Artigo  •  6.158 Palavras (25 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 25

SISTEMA DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS COMO FERRAMENTA AUXILIAR AO GESTOR.[pic 1]

José Veras da Silva[1]*

Stefano Almeida Lopes[2]**

Stóthenes Cavalcante de Sousa[3]***

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo estudar o sistema de informações contábeis como ferramenta auxiliar ao gestor na tomada de decisão. Realizou-se este estudo com base numa pesquisa bibliográfica com intuito de demonstrar a necessidade de integração do subsistema contábil com os demais subsistemas, enfocando os benefícios trazidos com esta integração, à medida que o processo de gestão, reduz os custos das operações, permitindo melhorias no acesso as informações, rapidez na tomada de decisões, aumento da produtividade e eficiência das gestões, a tomada antecipada de decisões e a melhoria nos resultados econômicos.

Palavras-chave: Sistema. Informação. Integração. Decisão. Contábeis.


1. INTRODUÇÃO

No contexto mundial, em virtude da complexidade da economia, da expansão e competitividade dos mercados, verificou-se uma crescente necessidade das empresas em buscarem instrumentos que as auxiliem no planejamento e controle de seus recursos para que estes sejam usados de maneira adequada, a fim de salvaguardar a atividade empresarial e alcançar o objetivo almejado pela empresa. Exige-se cada vez mais que estas estejam supridas de informações de cunho externo e interno, as quais devem ter como características primordiais à qualidade relevância, confiança e tempestividade, suficientes o bastante para subsidiar a tomada de decisão. Por este motivo o sucesso empresarial demanda cada vez mais o uso de sistemas de informações contábeis apropriados, pois a realidade aponta para gestores sedentos por informações relevantes que auxiliem no processo decisório.

Este trabalho tem como objetivo justificar o uso do sistema de informação contábil como ferramenta auxiliar ao gestor, bem como, a importância da integralização dos subsistemas de informações de uma organização. Porque a integração dos subsistemas de informações contribui para que as informações tornem-se confiáveis, chegando ao gestor com um menor espaço de tempo, sendo de fácil compreensibilidade, evitando o retrabalho, agilizando seu tempo na tomada de decisão e valorizando o profissional contábil que passa a exercer uma função gerencial.

Após a revisão bibliográfica, definiu-se os conceitos e concepções que deram suporte às idéias defendidas no desenvolvimento da investigação, assim como verificou-se a necessidade e importância da integração dos subsistemas de informações que formam o sistema de informações contábeis, bem como sua estrutura dentro de uma organização, os principais problemas vividos pelo gestor da informação contábil e os benefícios de seu uso na tomada de decisão.

2. CONCEITO DE SISTEMA

Representa uma reunião de partes coordenadas, as quais concorrem para a realização de um conjunto de objetivos, sendo o seu funcionamento representado por um processamento de recursos (entradas) dos quais resultam as saídas, ou melhor, produtos do sistema que são os objetivos do mesmo.

Conforme Bio (1996, p. 18), “considera-se sistema um conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes que interagem formando um todo unitário e complexo”.

Já para Oliveira (1990, p. 31) “sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função”.

2.1 CLASSIFICAÇÃO DO SISTEMA

Quando os sistemas sofrem ou influenciam o ambiente interagindo com o mesmo, eles são chamados de sistemas abertos, quando eles não sofrem e nem influenciam o ambiente, eles são chamados de sistemas fechados.

 Exemplos:

  1. Aberto: o corpo humano, porque interage com o meio ambiente influenciando ou sofrendo influencia do mesmo;
  2. Fechado: o universo, pois só sabe-se da existência de um único.

Segundo Padoveze (2000, p. 27) “Os sistemas classificam-se em sistemas abertos e fechados”.

2.2 COMPONENTES DO SISTEMA

É tudo aquilo que formam o sistema, isto é, partes menores que interagem entre si formando um todo maior e complexo, conforme abaixo:

  1. Objetivos do sistema: são o ponto mais importante de um sistema, porque é justamente o que queremos que ele faça e estão relacionados diretamente com nossa responsabilidade ou missão dentro da organização;
  2. O ambiente do sistema: são os elementos que não estão dentro do mesmo, mas sim ao seu redor, podendo ou não alterar os elementos que o compõe e também poderão sofrer alterações deste. Ele está relacionado com os limites do sistema, evidenciando os que se situam fora dele;
  3. Os recursos do sistema: tudo que é utilizado durante o processo de transformação no sistema;
  4. Exemplo: recursos físicos, humanos, materiais, energia, tempo serviços, equipamentos, tecnologia dentre outros;
  5. Processo de transformação: é através do processamento que os elementos componentes interagem entre si produzindo as saídas desejadas. E um sistema pode ser composto de vários subsistemas que compõem um sistema maior, sendo que os subsistemas têm seus objetivos específicos, mas todos eles voltados para o objetivo final do sistema maior;
  6. São os resultados do processamento das entradas no sistema, isto é, são os produtos gerados que são os frutos dos objetivos do sistema.
  7. Exemplo: matérias primas adquiridas por uma indústria são processadas transformadas em produtos que serão vendidos ou consumidos por seus clientes;
  8. Controle, avaliação e retroalimentação: é através do controle e avaliação que se verifica se as saídas (produtos) estão de acordo com os objetivos estabelecidos pela organização, acompanhando o cronograma e padronizações, e, avaliando se todos os processos estão dentro do que foi estabelecido verificando possíveis divergências. Na retroalimentação ou feedback (retorno), temos um processo de comunicação entre os componentes do sistema que verifica se existem divergências visando reduzir distorções.

Figura 1 - Caracterização e o funcionamento básico do sistema empresa

[pic 2]

Fonte: Baseado em Oliveira (2002, p. 148)

3. EMPRESA COMO UM SISTEMA ABERTO

A empresa é um sistema composto de recursos econômicos, financeiros, humanos, materiais e tecnológicos que interagem com a sociedade através das variáveis exógenas (política, economia, tecnologia, concorrência entre outras.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.2 Kb)   pdf (251.9 Kb)   docx (64.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com