TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sentidos e concepções da constituição federal:

Por:   •  26/9/2018  •  Monografia  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 5

Sentidos e concepções da constituição federal:

Lassale - Sentido Sociológico: uma Constituição só seria legítima se representasse o efetivo poder social, refletindo as forças sociais que constituem o poder. Caso isso não ocorresse, ela seria ilegítima, caracterizando -se como uma simples “folha de papel”. A Constituição, segundo a conceituação de Lassale, seria, então, a somatória dos fatores reais do poder dentro de uma sociedade.

Carl Schimitt – Sentido Político: o pensamento de Schmitt, “... só se refere à decisão política fundamental (estrutura e órgãos do Estado, direitos individuais, vida democrática etc.); as leis constitucionais seriam os demais dispositivos inseridos no texto do documento constitucional, mas não contêm matéria de decisão política fundamental”.

Kelsen – Sentido Jurídico: “... Constituição é, então, considerada norma pura, puro dever -ser, sem qualquer pretensão a fundamentação sociológica, política ou filosófica.

Prova: Levando em consideração o art. 178 da Constituição Política do Império do Brasil, é correto afirmar que a primeira Constituição brasileira era uma constituição do tipo semirrígida, quanto à alterabilidade de suas normas, diferentemente da Constituição vigente, que, sob esse aspecto, é rígida.

Conceito de Constitucionalismo do Direito: Hierarquia entre as normas, limitação do poder. Canotilho: “técnica específica de limitação do poder com fins garantísticos”

Diferença de Constitucionalismo do Direito x Neo-constitucionalismo:

No Neo-constitucionalismo não mais se busca a limitação do poder político apenas, mas sim a eficácia da Constituição deixando de ter um texto de caráter meramente retórico passando a empresar efetividade, principalmente diante da concretização dos direitos fundamentais. Enfim, trata-se da concretização dos valores constitucionais e garantia de condições dignas: em determinados casos haverá conflito entre as próprias regras constitucionais (ex. direito à informação com direito à intimidade), nesse caso o conflito se resolve com o resguardo das condições de dignidade.

Neo-constitucionalismo

No neo-constitucionalismo, passou-se da supremacia da lei à supremacia da Constituição, com ênfase na força normativa do texto constitucional e na concretização das normas constitucionais trata-se, ainda, da concretização dos direitos fundamentais e da dignidade humana.

Neo-constitucionalismo reaproximou o direito da Ética, da Moral, da justiça e demais valores substantivos. Neo-constitucionalismo se trada de expressão doutrinária, que tem como marco histórico o direito constitucional europeu, com destaque para o alemão e o italiano, após o fim da Segunda Guerra mundial.

Características do neo-constitucionalismo: • Positivação e concretização de um catálogo de direitos fundamentais; • Onipresença dos princípios e das regras; • Inovações hermenêuticas; • Densificação da força normativa do Estado; • Desenvolvimento da justiça distributiva. • Conteúdo axiológico da constituição.

Hierarquia das leis.

Norma Constitucional – CF

Constituição Federal

Emendas Constitucionais

Tratados Internacionais de Direito Humanos (art. 5º § 3º CF)

Súmulas Vinculantes

Precedentes Vinculantes (representação legal e recurso repetitivo)

Tratados Internacionais de Direitos Humanos (considerados normas supralegais, não regulado pelo art. 5º...)

Leis

Lei ordinária, delegada e complementar

Tratados internacionais em geral

Precedentes vinculantes

Resoluções do Congresso Nacional (senado e câmara)

Decretos Legislativos

Dispositivos infralegais

Decretos do poder executivo (exclusivo do presidente da república)

Resoluções (ministro do estado ou conselho)

Portarias (quando um decreto permite)

Características da CF: Promulgada, escrita, analítica, formal, dogmática, rígida, codificada.

Elementos integrantes do estado: Soberania, finalidade, povo e território.

Direito de 1ª dimensão: Enfatiza o princípio da liberdade, representando de forma geral os direitos civis e políticos. Direitos individuais, ex. direito à vida, liberdade, liberdade de expressão, liberdade de religião, participação política, etc.

Direito de 2ª dimensão: Os direitos de segunda dimensão são aqueles que asseguram o princípio da igualdade material entre o ser humano. Onde se exige a atuação do estado para a criação de normas de ordem pública no intuito de possibilitar à população melhor qualidade de vida e um nível de dignidade, correspondendo aos direitos à saúde, educação, trabalho, habitação, previdência social, assistência social e etc.

Direito de 3ª dimensão: Consagram os princípios da solidariedade ou fraternidade, são aqueles direitos atribuídos de forma geral a todas as formações sociais, protegendo interesses de titularidade coletiva ou difusa. Ex. direito ao desenvolvimento ou progresso, ao meio ambiente, direito de comunicação.

Direito de 4ª dimensão: Os direitos de quarta dimensão caracterizam-se por consagrar os direitos que regulam a possível extinção da raça humana, como por exemplo, os direitos de utilização de células troncos para fins científicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (77.4 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com