TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE GERENCIAL E O CONTROLE FINANCEIRO NAS EPP

Dissertações: A CONTABILIDADE GERENCIAL E O CONTROLE FINANCEIRO NAS EPP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  4.024 Palavras (17 Páginas)  •  697 Visualizações

Página 1 de 17

A CONTABILIDADE GERENCIAL E O CONTROLE FINANCEIRO NAS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

Camila Carvalho Motta – 61372400

Carlos Henrique Luques Ruiz – 61368042

Marli Olímpia Gomes Martins – 61369102

Miriam Aparecida Quintana – 61368251

Pedro Alves Cardoso – 61376312

Curso: Ciências Contábeis

Polo: Paraíso

Orientadora: Profª. Ana Cristina Calura Portugal

RESUMO

Este trabalho aborda a importância da Contabilidade Gerencial para as PMEs, ou seja, as Empresas de Pequeno e Médio Porte, especialmente no que tange ao controle financeiro nessas empresas. Há um certo desconhecimento ou desinteresse na contabilidade como instrumento gerencial, bem como certo descuido no controle das finanças das PMEs. Esse Trabalho traz reflexões quanto a esse tema na busca de oferecer informação no sentido de despertar o empresário para a necessidade de se ter uma contabilidade gerencial no intuito de se chegar a um bom controle financeiro na administração das empresas. O contador deve despertar os empresários para essa realidade. As Micros e Pequenas Empresas são de fundamentais importância no Brasil, especialmente no emprego da mão de obra, pois detém mais da metade dos empregos no país. A falta de cuidados quanto às áreas da contabilidade e das finanças tem levado grande porcentagem das PMEs a fecharem as portas em curto espaço de tempo. Nessas circunstâncias é necessário que o empresário brasileiro valorize a importância da Contabilidade Gerencial como instrumento que facilite o controle financeiro e as PMEs possam ter vida longa, mediante bom planejamento contábil e financeiro.

Palavras-chave: contabilidade gerencial; controle financeiro; empresa de pequeno porte;

INTRODUÇÃO

Nesse momento de crescimento e crise financeira mundial, com a globalização e as novas exigências da legislação, as empresas sofrem constantes mudanças, necessitando cada vez mais de controles precisos de seu negócio, para enfrentar as situações do mercado.

A contabilidade que, antes, não tinha muito valor porque era vista somente como um sistema de informações tributárias, atualmente passou a ser vista também como um importante instrumento gerencial para as organizações. Os relatórios contábeis fornecem relatórios contendo informações fundamentais para as tomadas de decisões, para a gestão, planejamento, execução e controle.

Com o aumento da concorrência, as organizações necessitam de maior volume de informações para controlar seu processo produtivo e tomar decisões pensando no futuro da organização e de seus objetivos.

Todo esse cenário revela a necessidade cada vez maior de uma contabilidade gerencial, para fornecer informações importantíssimas para o desenvolvimento da empresa. O contador passou a ser mais valorizado. Para o exercício da profissão o profissional precisa ter bons conhecimentos, estar em constante atualização e estar conectado com a situação atual do mercado e projeções futuras.

O médio e pequeno empresário precisa tomar consciência de que precisa compreender a contabilidade e o sistema financeiro para o exercício pleno de sua função e o desenvolvimento máximo de sua empresa. Para tanto é preciso se preparar ou ter alguém que exerça a função acadêmico-contábil para lhe assessorar nas questões fiscais, tributárias e financeiras. Isso tem sido muito incentivado pelo CFC, pelos CRC estaduais e pela própria CVM. Mudanças podem ser necessárias para a subsistência competitiva da organização, buscando sucesso através da valorização do ser humano como profissional para a construção do conhecimento e do desenvolvimento empresarial.

1. A IMPORTÂNCIA DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS NO BRASIL

As micro e pequenas empresas têm um papel fundamental na economia brasileira, pois contribuem para o crescimento nacional. Sua importância é muito grande para o desenvolvimento do país.

Apesar de serem pequenas empresas e não terem muita representação no total da economia no Brasil, as PMEs exercem um papel muito importante na contratação de empregados, fazendo, com isso, girar bem a economia e crescer os investimentos internos.

Outro fato importante é que as PMEs ajudam fortemente na redução das desigualdades sociais. Infelizmente ainda falta muita ajuda governamental para o crescimento econômico dessas pequenas e médias empresas, pois a expansão de crédito é pequena, apesar de estar em pauta abertura de crédito por meio do BNDES, CEF e Banco do Brasil. Normalmente a Micro e Pequena Empresa precisa muito de recursos para que possa expandir seu potencial. Daí a busca de liberação de recursos para o fomento das pequenas empresas e criação de mais empregos formais com a liberação desses financiamentos.

Segundo dados do SEBRAE, as micro e pequenas empresas são responsáveis por 52,3% do emprego formal em todo o país. De acordo com as informações do BNDES, isso equivale a 13.000.000 de empregos formais. O fato de haver tantos empregos, impulsiona a economia nacional pelo aumento do poder de compra do trabalhador brasileiro.

São consideradas PMEs as empresas com até 250 empregados. Em 2005, segundo dados do IBGE, 99% das empresas industriais brasileiras respondiam por 56% dos empregos e geravam, aproximadamente, 24% do valor bruto da produção industrial. Na União Europeia as PMEs respondem por 72% dos empregos formais, bem melhor em comparação com os números brasileiros. Maior a discrepância que existe entre a participação das PMEs em relação às demais empresas: enquanto que na União Europeia representam 61% das empresas, no Brasil representam apenas 24%.

Mesmo sendo menor a contribuição econômica das PMEs brasileiras, não se pode desprezar o grande potencial a ser explorado no caso de melhorar o seu número no mercado. Para isso é preciso incentivo através de financiamentos, na busca de inovação tecnológica para que sejam mais competitivas e produtivas.

É preciso levar os empresários a visualizarem a importância de investirem em busca de um melhor futuro para suas empresas e para a economia brasileira. Para isso é necessário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com