TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de Gestão de Custos: Dificuldades na Implantação

Por:   •  27/10/2018  •  Resenha  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal de Rondônia

Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas

Departamento de Ciências Contábeis

Disciplina: Custos, Análise e Gestão Estratégica

Docente: Gleice Lima

Discente: Tathiane Martines da S. P. Gregorini

Artigo: Sistemas de Gestão de custos: Dificuldades na Implantação

Autora: Cleonice Bastos Pompermayer

        O artigo traz uma analise a cerca das dificuldades encontradas na implantação adequada de sistemas de gestão de seus custos que ajude as organizações na competição do mercado. A Autora aposta três motivos para esses problemas: dificuldades conceituais, dificuldades na definição de objetivos e obstáculos internos.

        Nas dificuldades conceituais verifica-se uma divisão entre o conceito real de custos e “o habitual conceito utilizado para os custos sob a visão apenas monetária que elas representam” (p.22). Esta visão monetária faz com que organizações tomem decisões sem uma analise adequada. Outra questão é sobre a visão de custos sob a ótica de um sistema; através deste, é possível ter uma nova visão sobre custos, oferecendo “informações capazes de apoiar a tomada de decisões estratégicas da empresa” (p.22). Um terceiro ponto apresentado pela autora a respeito dos conceitos refere-se à compreensão “dos sistemas e métodos de custos disponíveis, o que poderá levá-las a escolhas impróprias ou inadequadas no momento da implantação” (p.23); uma análise desses métodos e a conformidade deles com as necessidades da empresa devera ser feita para a implantação.

        A definição de objetivos é um importante fator para o sucesso na implantação de um sistema de gestão de custos. Exigirá da empresa uma revisão da sua estratégia, de modo que as informações do sistema se conciliem com a estratégia competitiva adotada. A trajetória escolhida terá influencia na seleção do método de custeio que será implantado.

        E por último a autora apresenta as barreiras internas que o sistema pode sofrer, tais como: conscientização que o sistema precisa ser alimentado para gerar informações adequadas, falta de divulgação dos objetivos da implantação, a necessidade da introdução aos membros de novos conceitos, a tecnologia da informação resistindo a fazer adequações e reformulações, etc. Segundo a autora,é fundamental que a direção bem como a “equipe responsável pela implantação do sistema de gestão de custos estejam atentas e assumam uma postura pró-ativa até que a organização absorva convenientemente a nova tecnologia de gestão” (27).

        A autora considera que para que a empresa consiga ter uma posição competitiva no mercado, é necessário possuir ferramentas integradas de gestão que permitam conhecer seus custos. Ela pondera que essas dificuldades não são pra sempre e nem para todas organizações, elas variam de acordo com “o porte da empresa, a qualificação de seu quadro gerencial, o estagio de maturidade da organização, entre outras” (p. 27).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com