TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sped FIScal

Por:   •  27/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.788 Palavras (8 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 8

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO DO LONGO PRAZO E A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS DE ANÁLISE FINANCEIRA PARA A SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL.

Darlene Renata de Souza

RESUMO

        Este artigo destaca a importância do método de planejamento financeiro ao longo prazo para as empresas perante de um cenário econômico com várias mudanças. Sendo também colocados os métodos que influenciam o desempenho da estrutura de capital e financeiro das empresas que recebem como o início o indicador de sustentabilidade empresarial, colocando a informação sobre as companhias que buscam alinhar suas políticas de negócios, dando importância na “sustentabilidade empresarial”. O planejamento financeiro ao longo prazo apresenta-se como um instrumento importante para o planejamento empresarial e financeira, para dar apoio a política de crescimento e dar sustentação financeira de suas atividades, não colocando em risco as finanças empresariais, colaborando expressivamente para a continuidade da empresa.

Palavras Chaves: Planejamento Financeiro Longo Prazo; Método Financeiro; Sustentabilidade Empresarial.

 INTRODUÇÃO

A concorrência no mercado global faz com que as empresas aumentem estratégias cada vez mais elaboradas, através de ferramentas de gestão para ajustar, aplicar e aperfeiçoar os processos administrativos, sendo os objetivos e princípios da função do administrador o planejamento, a organização, a direção e o controle, essenciais para conservar e sustentar uma organização. O planejamento financeiro ao longo prazo é uma parte eficaz da estratégia financeira das organizações, é utilizado para orientar as empresas visando alcançar os objetivos propostos ao longo prazo.

O alvo do planejamento financeiro ao longo prazo é definir um conjunto de operações e aplicações financeiras que acarretem a um melhor resultado financeiro.

 O planejamento financeiro baseia-se em estabelecer com antecedência as atuações a serem efetuadas dentro de cenários e condições já estabelecidos, avaliando as soluções a serem utilizados e impondo as responsabilidades, para alcançar os objetivos fixados.

A sustentabilidade empresarial deve ser colocada como uma oportunidade de ótimos negócios para as empresas. Conciliar avanço econômico, igualdade social e preservação ambiental podem produzir bons lucros, imagem e reputação, colaborando também para o aumento dos negócios.

O conceito de desenvolvimento sustentável vem se virando um instrumento vastamente adotado em estratégias empresariais e de políticas públicas, muitas empresas têm se dedicado ao desafio de colocá-lo em prática, um desempenho ou desenvolvimento sustentável direcionado às empresas é tanto um objetivo pelo qual os administradores devem trabalhar como também o meio pelo qual eles devem planejar, executar e avaliar cada aspecto do seu próprio negócio.

 DESENVOLVIMENTO

Um planejamento financeiro eficaz deve prevenir o que ocorrerá caso o planejado não ocorra, movendo as probabilidades dos administradores e do mercado ou se o mercado não permanecer em alta o suficiente para dar a resposta o tanto esperado.

Planejamento financeiro é o método por meio do qual se avalia tudo que de financiamento é indispensável para se dar continuação às operações de uma empresa e se resolve quando e como a precisão de fundos será financiada.

Conforme Gitman, ele afirma que:

Os planos financeiros a longo prazo são ações projetadas para um futuro distante, acompanhado da previsão de seus reflexos financeiros. Tais planos tendem a cobrir um período de dois a dez anos, sendo comumente encontrados em planos quinquenais que são revistos periodicamente à luz de novas informações significativas. (GITMAN, 1997, p. 588).

As empresas utilizam uma linha de solução para administrar a empresa a conseguir seus alvos, estes são projetados através de um plano estratégico da empresa junto a ele, encontram-se os planos financeiros em longo prazo. E uma forma pelo qual notarem-se as precisões de capital ou financiamento para modificarem-se as o que a empresa precisa na realidade. O planejamento financeiro em longo prazo ajuda a ordenar as escolhas, dar prioridade a objetivos e dar uma direção a empresa.

Deve ser iniciado com a concepção de um planejamento de longo prazo, por se tratar de um conjunto de planejamentos e atuações que necessitam de um tempo grande para serem inseridos. Esse processo é parte complementar do planejamento estratégico da empresa e, logo, servirá para formá-la planos de curto prazo. A propósito os planos financeiros de longo prazo, explica Gitman (1997, p. 588), que: [...] são ações projetadas para um futuro distante, acompanhado da previsão de seus reflexos financeiros. Tais planos tendem a cobrir um período de dois a dez anos, sendo comumente encontrados em planos quinquenais que são revistos periodicamente à luz de novas informações significativas.

O planejamento ao longo prazo não se concretiza rapidamente, os resultados são posteriores. Sempre é indispensável se fazer apreciações desses planos, pois às aceleradas modificações no mercado podem induzir ou não no planejamento recomendado.

O Planejamento a longo prazo, segundo Gitman (1997, p. 588), “focalizam o dispêndio de capital, atividades de pesquisa e desenvolvimento, ações de marke- ting e de desenvolvimentos de produtos, estrutura de capital e importantes fontes de financiamentos”.

Os planos financeiros de longo prazo são alguma maneira, organizado e sistemático, pelo qual podem ocorrer as necessidades de capital ou financiamento para modificar-se a real necessidade da empresa. O planejamento financeiro de longo prazo auxilia a colocar em ordem as alternativas, dar prioridade a objetivos e dar uma direção a empresa.

Com o planejamento em longo prazo também pode ser aplicado para colocar padrões e objetivos de desempenho. A maioria das organizações tem como elemento básico de seu planejamento financeiro em longo prazo um percentual de crescimento global. Deste modo, há uma influência mútua direta entre o percentual de crescimento e sua política financeira. Com as taxas de crescimento planejadas devem resultar de um processo finalizado de planejamento. Com este exemplo de planejamento a aumento das variáveis de crescimento mais exato. No planejamento financeiro de longo prazo não se deve esquecer-se dos projetos existentes, ramos de mercados, pagamento de dívidas e quaisquer compras planejadas. Estes tendem a ser auxiliados pelos estimativos e planos de lucro anuais, dando a garantia para a sequência de planos sem equilíbrio financeiro da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (150 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com