TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC SPED FISCAL

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.142 Palavras (29 Páginas)  •  1.069 Visualizações

Página 1 de 29

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Habilitação Profissional em Contabilidade

Etec Astor de Mattos Carvalho

Extensão E.E. Christino Cabral

TEOBALDO DE LORENZO

EDUARDO T. DOS SANTOS FERREIRA

FELIPE DE OLIVEIRA

        

SPED

ANALISE DA OBRIGAÇÃO ACESSORIA EM EMPRESAS OPTANTES PELO LUCRO REAL

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

RESUMO

A sociedade vem sofrendo diversas transformações, principalmente no que tange a respeito sobre as tecnologias de informação e uma das áreas que acabou de se atualizar foi a contabilidade através da implementação do SPED. Ele se caracteriza por ser um novo sistema da Receita Federal, criado para facilitar a entrega das obrigações acessórias pelas empresas, como também modernizar e otimizar a fiscalização tributária. O SPED atualmente é formado pelo que se diz “família” ou seja grupos de apoio ao sistema como o SPED contábil, o fiscal, o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), a NF-e, o FCONT, NFS-e, EFD-PIS/Confins, tudo isso para facilitar a vida das empresas; porem cada um desses grupos tem uma finalidade, mas todos imbuídos num mesmo objetivo, facilitar o trabalho contábil e fiscal nas empresas. Esse trabalho tem por objetivo conhecer e compreender melhor o SPED dentro de uma empresa na tentativa de trazer soluções visíveis para esta problemática, através de conhecimento da área fiscal/contábil, procurando detalhamento das informações para os empresários realizarem o planejamento, auxiliando-os a solucionar problemas decorrentes da falta dele. Essas obrigações permitem o governo agir de forma mais rápida quanto à fiscalização, podendo autuar/notificar os contribuintes sem precisar da visita do fiscal a empresa. O SPED visa mostrar de forma transparente as movimentações das empresas através da NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), Escrituração Fiscal Digital ICMS/IPI, Escrituração Contábil Digital, Controle Fiscal e Contábil de Transição e Escrituração Fiscal Digital Contribuições (PIS/Cofins). Este trabalho utilizou o método quantitativo devido a necessidade de se mostrar resultados obtidos. Foram utilizados como ferramenta para esse método artigos, dissertações, bem como estudo de caso da analise dos custos/benefícios da implantação do SPED. Assim ao findar o trabalho pode-se perceber que é preciso estar atento as transformações, bem como se adequar às novas regras contábeis e fiscais impostas pelo governo federal.

Palavras Chave: 1.SPED; 2. Família SPED; 3. Vantagens e Desvantagens


                       SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

1.1        Problema        

1.2        Hipótese        

1.3. OBJETIVOS        

1.3.1 GERAL        

1.3.2         ESPECÍFICO        

1.4        JUSTIFICATIVA        

1.5        METODOLOGIA        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        SPED – Sistema Público de Escrituração Digital        

2.1.1        Composição do SPED e seus principais objetivos        

2.2        O SPED FISCAL        16

2.3        O SPED FISCAL        17

2.4        COMO FUNCIONA        17

2.5        ALGUNS EXEMPLOS DA FAMÍLIA SPED _        18

2.6        VANTAGENS E DESVANTAGENS DA IMPLENTAÇÃO DO SPED        21

2.6.1 ALGUMAS DESVANTAGENS        22

3        METODOLOGIA        4

3.1        ANÁLISE DOS DADOS        4

4    CONCLUSÃO        26

REFERÊNCIAS        29

ANEXOS        32



  1. INTRODUÇÃO

Atualmente as organizações estão cada dia mais vivenciando um ambiente globalizado como também competitivo em busca de resultados cada vez mais desafiadores. Contudo, é preciso estar atento às inovações que sociedade vem apresentando e procurar oferecer um serviço de qualidade e eficácia, tanto para as empresas, quem as dirige como também para os trabalhadores e a comunidade em geral. Assim propõe-se então um estudo sobre as inovações trazidas pelo SPED, como seu impacto para as empresas e sociedade.

O SPED surgiu juntamente com a revolução digital, que com certeza redefine padrões metodológicos relacionados ao trabalho diário na contabilidade. Assim entende-se que essa nova revolução tecnológica veio para trazer inovações aos escritórios contábeis, às repartições públicas e ao dia a dia do contabilista, as pilhas de papeis serão com certeza revertidas em documentos digitais; esta sendo criado o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que permitirá aos contribuintes e as administrações serem beneficiadas com informação mais ágeis e precisas trazidas de profissionais capacitados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47 Kb)   pdf (263.4 Kb)   docx (648.1 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com