TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TAREFA DE GOVERNANÇAS CORPORATIVOS

Por:   •  5/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 2

Governança Corporativa:

Políticas de governança da Companhia Siderúrgica Nacional

Karolina Boness de Vasconcellos

13101389

  1. Observações da Planilha Excel
  1.  Diretoria

Não há informações quanto ao Vice-Presidente, pois observando a estrutura da empresa.

Não há menção a duas diretorias com nomenclaturas em específico, que são as Diretorias Financeira, de Operações e de Controladoria.

A falta dessas nomenclaturas na estrutura da empresa, não evidencia a não existência das mesmas em sua estrutura, pois há como esses setores serem absorvidos por Diretorias existentes não prejudicando o exercício da governança na empresa.

  1. Relatório

  1.  Independência

Segundo o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa “os conselheiros, uma vez eleitos, têm responsabilidade para com a organização.

Ainda conforme consta no código “Os conselheiros devem atuar de forma técnica, com isenção emocional, financeira e sem a influência de quaisquer relacionamentos pessoais ou profissionais. Os conselheiros devem criar e preservar valor para a organização como um todo, observados os aspectos legais e éticos envolvidos”.

Ao analisarmos a independência no julgamento de todos os conselheiros e a integridade do sistema de governança da empresa, nota-se que alguns exercem mais de uma função, o que, a princípio não indica prejuízo em sua deliberação, mas é recomendado pelo código que “um dos conselheiros independentes assuma a responsabilidade de liderar discussões que envolvam conflitos para os papéis de diretor-presidente e presidente do conselho”

  1. Laços de Parentesco

Não foi constatado nenhum grau de parentesco com sócios fundadores da Companhia.

  1. Formação e Experiência

Ao que se refere ao Conselho de Administração, o código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, incentiva que haja diversidade de perfis para que haja uma pluralidade de argumentos para uma tomada de decisão com maior qualidade e segurança.

Ao que tange a Companhia Siderúrgica Nacional, percebemos que existe uma grande diversidade na formação e experiência dentre seus membros.

  1. Acúmulo de Funções

Foi identificado na companhia, que há um acúmulo de Diretorias por parte de alguns dirigentes, segundo o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, isso deverá ser evitado para que não haja concentração de poder e possa causar prejuízos futuros a companhia.

  1. Referências

CSN. Central de Resultados. 2019. Disponível em: <http://ri.csn.com.br/informacoes-financeiras/central-de-resultados/> Acesso em: 18 abr. 2020.

IBGC Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. (2015). Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa. 5º ed. São Paulo. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4382648/mod_resource/content/1/Livro_Codigo_Melhores_Praticas_GC.pdf> Acesso em: 18 abr. 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com