TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEMA: O CONTEXTO EMPRESARIAL

Por:   •  11/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.906 Palavras (8 Páginas)  •  738 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

 

Ipirá/Ba.

2013

TEMA: O CONTEXTO EMPRESARIAL

Produção textual interdisciplinar individual apresentada ao Curso de Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito avaliativo nas disciplinas do 1.º Semestre.

 

Ipirá/Ba.

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ......................................................................................................... 04

DESENVOLVIMENTO .............................................................................................. 05

CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................................... 10

REFERÊNCIAS ........................................................................................................ 11

04

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido através de leitura e pesquisa para atender o tema proposto “O contexto empresarial”, e para isso questionou as funções administrativas; o conceito de patrimônio; o capital social e o capital de terceiros; análise de mercado; demanda, oferta e equilíbrio de mercado; estrutura de mercado e por fim a contabialidade social como ferramenta de informação para a responsabialidde social .

Entretanto, esta pesquisa tem o seu papel no processo de comunicação das informações econômicas e financeiras que serão úteis para tomada de decisões dentro da contabilidade de uma empresa.

Enfim, acreditando que conduziu-se uma proposta que pudesse envolver a todos aqueles que queiram compartilhar o conteúdo deste trabalho que sevirá também para enriquecer o profissional acadêmico.

05

O CONTEXTO EMPRESARIAL

A função administrativa divide-se em cinco processos: Planejamento, Organização, Direção e Controle sem estas ações fica muito difícil as empresas se estruturarem no mercado. O processo administrativo é bastante direto ele é planejado para estabelecer seus objetivos, obtém e organiza os recursos necessários para transformar os planos em realidade.

Entre uma decisão e uma ação deve haver planejamento; o sucesso de uma ação irá depender de seu planejamento. Assim, essa função é considerada a principal a ser realizada dentro do processo administrativo. Por meio do planejamento a empresa irá se preparar, estabelecer metas e realizando previsões futuras. “Planejamento é definido como a atividade pela qual administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado” (KAWASNICKA, 1995, p. 169).

O planejamento deve se fundamentar nos objetivos definidos pela organização e que estão de acordo com as metas e valores. O planejamento envolve três níveis: estratégico, tático e operacional.

No planejamento estratégico são tomadas decisões de acordo com os objetivos da empresa e com uma visão de longo prazo. O planejamento tático vai transformar as estratégias em planos mais específicos, que deverão ser executadas pelas várias áreas da organização. No planejamento operacional serão definidos os procedimentos específicos para os níveis mais inferiores da orgnaização e com prazos mais curtos. Todos os níveis do planejamento devem se apoiar.

A organização é uma das funções administrativas que conceitua organizar envolvendo reunir e coordenar os recursos necessários para atingir um objetivo, ou seja, como a empresa irá se estruturar para atingir seus objetivos. A estrutura deve estar de acordo com a estratégia e irá refletir como ocorrem as relações funcionais e pessoais da empresa.

No entanto a forma de visualizar-se essas relações é através do organograma, que é a representação gráfica de uma organização, é através dele que é possível estabelecer as responsabilidades para a execução das funções e os canais de comunicação necessários para o bom relacionamento de um todo. Ele reflete as relações formais existentes na empresa.

A Direção também é uma função administrativa que dentro das empresas, estabelecida o planejamento e a organização os recursos dentro de uma estrutura compatível com a estratégia da empresa, será necessário tomar a direção para que o objetivo seja atingido. Nesse sentido a direção está relacionada em como as pessoas serão guiadas, ou seja, como elas serão influenciadas para que suas atividades sejam executadas de acordo com o esperado. Aqui entra o papel da liderança que deverá motivar os indivíduos e grupos através da comunicação, do envolvimento e orientação.

06

O Controle está diretamente relacionado com o planejamento, pois ele assegura que o objetivo seja alcançado, nesse sentido o controle  também é uma função da administração que está diretamente relacionada com o planejamento, pois ele irá assegurar que o objetivo planejado seja atingido a partir do desempenho desejado onde deverá ser feita sua observação, comparando o planejado com o que está sendo realizado. A partir da observação, as variações ou desvios poderão ser corrigidos. Essa função administrativa envolve ainda, o processo de monitoriamento das atividades para ter certeza de que elas estão sento como planejada e para corrigir qualquer significado.

O controle também é um elo final na cadeia funcional de administração. No entanto, o valor da função de controle está predominantemente na sua relação com o planejamento e a delegação das atividades.

As principais mudanças ao longo do tempo é a globalização e o avanço tecnológico que desempenha um registro em menor lapso de tempo possível na função contábil.

Patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculadas à entidade (empresas, organizações, poder público), e constitui um meio (recursos) necessário para a realização dos objetivos das entidades. ”A parte jurídica e material da azienda” (FERREIRA, 1994, p. 488). Segundo Padoveze (2000, p. 36) “é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém [...]”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (151.4 Kb)   docx (128.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com